sou motorista e estou constantemente no estrangeiro em viagem mas todos os fins de semana estou em Portugal, ja desde 2022 sempre usei os dados moveis e efetuei chamadas sem ser cobrada por isso, e agora estao me a cobrar uma taxa de roaming. Como faço para não ser cobrado roaming uma vez que nao tenho outra alternativa e porquê que só agora estou a ser cobrada?
Melhor resposta por Olaf
Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:
Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.
O meu namorado está exatamente o mesmo tempo que eu no estrangeiro e em portugal, usa mais dados e efetua mais chamadas e nao lhe é cobrada taxa nenhuma, só que é a da meo. A lei é diferente para as diferentes operadoras?
Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:
Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido
Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.
Atendendo ao regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente.
O que não entendo é que se essa lei esta em vigor desde 2017 porquê q em 3 anos so agora é que esta a ser cobrada essa taxa tendo em conta que sempre usei os dados de forma igual
Desde 5 de junho de 2023 que se aplica a sobretaxa de roaming aos clientes cujo consumo (volume de comunicações) em roaming e presença (dias de comunicações) no Espaço Economico Europeu (EEE) e Reino Unido sejam superiores (>50%) a Portugal, nos últimos 4 meses (120 dias).
A política de utilização responsável tem por objetivo evitar uma utilização abusiva ou anómala pelos clientes, nomeadamente a utilização de tais serviços para outros fins que não as viagens periódicas, por exemplo, a sua utilização a título permanente.
Estou há 28 dias no Reiko Unido e acabo se receber uma msg a informar que face à utilização maioritariamente em roaming no EEE ou RU, pode trazer custos adicionais.
Segundo o que li neste fórum, a situação verifica-se quando esta utilização for >50% do tempo nos últimos 120 dias. Ora, pelas minhas contas, ainda não atingi sequer os 25% do tempo, pelo que, não percebo o envio desta msg por parte da NOS.
De forma a evitar o uso abusivo dos serviços de roaming a nossa política de roaming aplica uma sobretaxa aos clientes que utilizam os serviços fora de Portugal por longos períodos.
Será considerado um "Roamer Permanente" se, nos últimos 120 dias:
Fizer mais de 50% das suas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;
Passar mais de 50% dos dias em que realiza comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrãnia.
Muito agradeço o seu esclarecimento mas, não acrescentou nada àquilo já já estava explanando neste fórum.
Eu só pretendia saber porque è que recebi a msg informando que estava a abusar de utilização de roaming, quando ainda não estou no RU sequer a 25% dos 120 dias estipulado.
Conforme partilhado acima, esta politica não se aplica apenas pelo tempo em que se encontra no estrangeiro, mas também pelo consumo praticado no período estipulado:
Fizer mais de 50% das suas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;
Ou seja, se no decorrer dos últimos 120 dias tiver praticado mais de 50% dos consumos fora de território nacional, aplica-se a sobretaxa. Saiba mais através do Site NOS.
Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.
Isso eu tinha percebido, no entanto, se eu estiver no estrangeiro, mesmo por pouco tempo, se fizer duas chamadas já fico com 100% se utilização do serviço em Roaming, pelo que, para para ultrapassar essa situação, ao fazer uma chamada em Roaming, terei de ir a correr a Portugal, fazer uma ou duas chamadas para depois voltar a fazer outra em Roaming.
Se verificar, nas comunicações que fiz pela NOS, apenas gastei 3 minutos dos 3500 disponibilizados.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.