Header
Respondido

Roaming


Boa tarde,
A minha esposa foi a Barcelona o mês passado, agora recebi a factura de mais 18 euros que o costume.
Já em tempos me aconteceu ter de pagar roaming na União europeia pelo que no último contracto que fiz com a NOS pedi (várias vezes) especificamente para ter roaming sem pagar, o que me asseguraram que fazia parte do meu pacote.
Queria saber o que pode ter acontecido e como podem resolver esta situação. Certamente é um engano.
Muito obrigado.
Rui

icon

Melhor resposta por Mário P. 28 July 2023, 21:11

Ver pergunta inicial

22 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

De certeza que estará correto. Foram valores cobrados em roaming.

Veja pela area de cliente ou se tiver duvidas ligue á parte da faturação para lhe poderem elucidar -» 16990 ou 931699000 opção 2.

Sim, na area de cliente diz que foi roaming mas como me disseram que fazia parte do meu contrato ter roaming na UE só pode ser algum erro, ou falta de atualização.

Reputação 7

Boa tarde @RuiPereira1,

Depende do seu contrato, por exemplo, se não incluir dados e os usar será taxado.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @RuiPereira1

Queremos ajudar. 

Diga-nos, consegue, por favor, ao consultar o detalhe da fatura, se existe alguma taxa de utilização do Roaming?

Obrigado

VIva Mário,
Sim, diz na fatura que é de roaming. A Questão é que me disseram que teria roaming na EU sem custos adicionais com o último contrato que fiz com a NOS.
Se não for solucionada esta situação vou sair da NOS porque me sinto/fui enganado.
Isto aconteceu-me em tempos e por isso ao fazer o último contrato disseram-me que o roaming já fazia parte, atenção que fiz a pergunta várias vezes para ter a certeza.
Das 3 televisões que tenho, duas deixaram de funcionar, a internet ao fim de semana é muito má, fiz o último contrato com a NOS onde pagaria 54,90/mês, estou a pagar muito mais desde Fevereiro/Março com as novas tarifas de comunicações (não concordo, fiz um contrato mas tenho que aceitar) e portanto não tenho andado satisfeito, nem um bocadinho, com a NOS mas se não me resolverem isto do roaming, não continuarei com a NOS. Já sou cliente ainda era uma empresa chamada Bragatel que terá sido comprada pela NOS há muitos anos.
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @RuiPereira1

Compreendemos e, por isso, queremos ajudar. 
Apenas temos conhecimento de que o Roaming é cobrado em países pertencentes à União Europeia quando: 

  1. há um consumo maioritário do serviço em Roaming ou; 
  2. nos caso indicado pelo @Jorge C

Confirme-nos, por favor, o número da fatura em questão.

Quanto ao serviço de televisão, refere-se às televisões sem box, certo? Se sim, já confirmou se estas são ou não compatíveis com a tecnologia DVB-C?

Obrigado

 

Aqui vai Mário

N.º cliente C8xxxxxxx4
Fatura n.º FT 202392/1665963

As televisões, uma é CRT e outra um plasma, com já alguns anos.
Sem box.

Espero sim a vossa ajuda, já me solucionaram problemas por duas vezes por isso aqui estou.

Roaming (minutos) 0:06:00 €18,000
segundo a fatura, não me parece um consumo assim tão grande

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela confirmação, @RuiPereira1
No entanto, suprimimos o número de cliente, por ser um dado pessoal, sugerimos que estes não sejam partilhados publicamente para os proteger. 

Quanto aos valores em Roaming, sim, estes são devidos uma vez que têm que ver com chamadas para números internacionais, ou seja, há comunicações para números estrangeiros e não números Portugueses. Isto é, o Roaming permite utilizar o serviço de telemóvel como se estivesse em Portugal e as chamadas para números especiais/internacionais são cobrados.  Confirme a informação em nos.pt

Sugerimos que verifique o detalhe de comunicações do número em questão, por favor, apenas as chamadas com números internacionais foram cobradas. Saiba também como consultar o detalhe de comunicações em: 

Relativamente ao serviço de televisão, consegue indicar-nos a marca e o modelo das televisões para verificarmos se tem ou não norma DVB-C?

Obrigado

Obrigado Mário,

Para ver se entendi, com exemplos concretos:
Eu se estiver em Espanha e ligar para cá, não pago nada. (?)
Se estiver em Portugal e ligar para um número de Espanha pago por 4 minutos - 0,93€
Mas se ligar de Espanha para números de espanha pago 18€ por 6 minutos de conversa.
Acho o último preço brutal mas são os casos reais da fatura em questão e não estou a tentar ser sarcástico. É mesmo para entender. São esses os preços?

Todo este acréscimo na fatura são comunicações de voz? Não se paga dados em roaming, certo (Na EU)?


Quanto às televisões peço-lhe ajuda quando estiver em casa. 
Mas uma delas é mesmo antiga, acho que já era da minha esposa antes de ser esposa e já o é há mais de 20 anos. Está na cozinha, onde ela quer que funcione quando está a cozinhar para ver as notícias e tenho que a ouvir...

Quanto à internet. 500Mbps, isto não devia ser o suficiente para não ter que ouvir a minha filha queixar-se que não consegues ver videos ao fim de semana? É que realmente é um desespero.

Obrigado
 

Reputação 7
Crachá +6

@RuiPereira1

Sim, se estiver em Espanha e ligar para qualquer número Português não paga nada (exceto se este número estiver ligado a uma rede, por exemplo, dos Estado Unidos ou caso aplicada a politica de utilização responsável do serviço em Roaming)

Quanto aos custos de chamadas internacionais, pode confirmar o preçário em nos.pt

Todo o valor tem que ver com 10 minutos de comunicações. Infelizmente, devido ao RGPD não conseguimos ter acesso a toda a informação, no entanto, no dia 20 de junho às 13h09 houve uma chamada para um número que não tem o indicativo Espanhol, pode, por favor, confirmar?

Quanto à televisão, se pretender, podemos oferecer um desconto no descodificador para ligar à televisão da cozinha, com o desconto de €1.51/mês, ou seja, ficaria a €0,49/mês. 

Relativamente à internet, apenas ao fim-de-semana? Durante a semana, a sua filha não nota dificuldades? 
Obrigado


Não vejo nada no dia 20
Mas vejo no dia 21, 3 chamadas para o Djibouti, com o total de 18 euros.
Deverá ser isso de que fala, uma rede ligada à empresa onde a minha esposa foi.
Isto resolve a minha questão inicial.
Mas como conseguimos controlar isso? Se estou em Barcelona e ligo para uma empresa de Barcelona a perguntar informações como lá chego (um exemplo) e tenho que pagar 18 euros porque está ligada uma rede de um país de áfrica ou médio oriente.
Não é disto que estavamos a falar mas não deixa de ser um problema!

Sim, raramente se queixa durante a semana. Ao fim de semana é uma chatice.

 

A minha televisão
LG 37LG2000

Reputação 7

Boa tarde @RuiPereira1,

A TV LG 37LG2000 parece ser compatível apenas com DVB-T. Por favor confirme no manual.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @RuiPereira1

Quanto à televisão, sugerimos que faça uma sintonia de canais digitais mas escolha outra região como Austrália ou Reino Unido, antes de executar uma nova pesquisa de canais. 

Sim, sempre que contactar um número internacional seja em Roaming ou Portugal tem custos associados. 😥 

Quanto à internet, realizámos algumas alterações às configurações do Router, pelo que este reiniciar-se-á automaticamente. Pedimos que peça a sua filha para testar o serviço de internet. Se se mantiver, por favor, alerte-nos. 
Obrigado

Viva
Já tentei mudar para Austria e UK (Não tenho opção Austrália) mas quando faço search não me aparece nada de digital (Aparece DTV, poderia ser que o D fosse de digital mas não encontra nenhum canal), depois só encontra canais da NOS a explicar o que fazer para encontrar os canais. Não entendi foi que quando diz que se não apanhar mais que 23 canais tenho que comprar um descodificador, a televisão não apanha nenhum, quanto mais 23 :)
Não sei o que estou a fazer de errado mas parece-me que estou a fazer alguma coisa errada.

Mário,
Falei com a minha esposa e ela disse-me que às horas que pagou os 18 euros apenas ligou para Portugal para a Top Atlântico.  De facto estou a ver na fatura 8:19h, 9:37h e 10:08h são chamadas para o número da Top Atlântico de Braga e não para o Djinouti como diz na fatura.
O Número é 253200615, 3 chamadas, duas de um minuto e um de 4 minutos. Já fui confirmar o número.
Estas são as únicas chamadas com custos de todas as que fez nos dias 20 e 21 de Julho em Barcelona, segundo a fatura.
É certamente um erro.
Consegue-me resolver isso?

Reputação 7
Crachá +6

@RuiPereira1, bom dia. 
Agradecemos o seu feedback. 

A totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras e pelo que verificamos há comunicações para números internacionais diversas vezes, pelo que o valor é devido. 
No entanto, e para ajudar, endereçámos internamente o pedido à equipa de faturação que entrará em contacto consigo. O pedido encontra-se registado com o número 000137091201. 
Obrigado

Não concordo. É certamente um erro, se não não aparecia o Djibouti…
Fico a aguardar o contacto.
Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RuiPereira1,

Estamos a acompanhar a situação e brevemente receberá o contacto.

Se tiver mais alguma questão, por favor, fale connosco. Temos todo o gosto em ajudar. 🙂

Obrigado

Muito obrigado a todos pela ajuda
está resolvido (acho) :)

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós, @RuiPereira1
Agradecemos o seu feedback. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
 

Comentário