Skip to main content
Header
Respondido

Reparação de telemóvel em garantia

No dia 01 de julho de 2025, adquirimos um telemóvel (marca Xiaomi) para a nossa filha na loja NOS do Fórum Montijo, tendo sido igualmente celebrado um seguro associado ao equipamento.

A mesma, de forma inadvertida, alterou o padrão de desbloqueio do aparelho, ficando o mesmo bloqueado e impossibilitado o acesso.

Com o objetivo de resolver a situação, contactámos o apoio ao cliente da Xiaomi, que em resposta datada de 02 de fevereiro de 2026 indicou que, tratando-se de um equipamento dentro do período de garantia, deveríamos dirigir-nos à loja onde o produto foi adquirido ou, em alternativa, contactar a reparadora oficial da marca.

Por uma questão de conveniência, no dia 28 de fevereiro de 2026, deslocámo-nos à loja NOS do Montijo para solicitar a intervenção ao abrigo da garantia.

Numa primeira abordagem, fomos atendidos por um colaborador que, de forma atenciosa, explicou que o envio para a reparadora oficial poderia demorar algum tempo, sugerindo como alternativa tentar uma resolução mais rápida na “Worten Resolve”. Informou que, caso não fosse possível resolver ou se o custo fosse elevado, poderíamos posteriormente acionar a garantia na loja.

Aceitei a sugestão e, apesar do custo apresentado ser aceitável, foi-nos comunicado naquele estabelecimento que não seria possível efetuar o hard reset necessário para resolver o problema.

Regressámos então à loja NOS do Montijo para proceder ao envio do equipamento para a reparadora oficial, mas desta vez fomos informados por outro colaborador que não poderia aceitar o equipamento para envio, alegando que, por se encontrar com bloqueio por padrão ativo, a reparadora o devolveria sem intervenção.

Saliento que o problema a resolver é precisamente esse bloqueio, sendo expectável que a reparação consista na reposição das definições de fábrica.

O colaborador consultou outro colega, mas a posição manteve-se, referindo que o envio violaria procedimentos internos e poderia originar avaliação negativa, pelo que me foi indicado que deveria ser eu próprio a tratar do envio para a reparadora, solução que considero desadequada face ao papel do vendedor e ao dever de apoio ao cliente durante o período de garantia.

Foi ainda sugerido o contacto com o seguro para eventual substituição do equipamento, solução que não se revelou viável no momento (atendimento apenas em dias úteis) e que implicaria o pagamento de franquia, o que só faria sentido, se se verificasse uma recusa da reparação ao abrigo da garantia.

Importa ainda referir que esta situação me causou alguns prejuízos e inconvenientes:

• Deslocação considerável desde a minha residência;
  • Ausência de resolução por parte do vendedor;
  • Possibilidade de ter de suportar custos de envio ou nova deslocação para entrega direta à reparadora, encargos que não existiriam caso a loja tivesse assumido o encaminhamento do equipamento.

Face ao exposto, considero que não foi prestado o apoio devido enquanto consumidor.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@PedromdPinto,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Confirmamos que nos casos em que o equipamento chega ao centro técnico com bloqueio de segurança ativo pode ser devolvido sem reparação ou emitido orçamento para desbloqueio. Nesse sentido, o equipamento pode ser entregue no âmbito de reparação pós-venda, numa Loja NOS, mesmo com o bloqueio de segurança.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

2 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • March 2, 2026

Boa tarde ​@PedromdPinto,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Confirmamos que nos casos em que o equipamento chega ao centro técnico com bloqueio de segurança ativo pode ser devolvido sem reparação ou emitido orçamento para desbloqueio. Nesse sentido, o equipamento pode ser entregue no âmbito de reparação pós-venda, numa Loja NOS, mesmo com o bloqueio de segurança.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Agradeço a pronta resposta e o esclarecimento prestado.

No entanto, terei de me deslocar novamente a uma loja NOS, o que implica percorrer cerca de 100 km (um custo da escolha de viver no interior) por uma situação que, em condições normais, deveria ter ficado resolvida no momento da primeira deslocação.

Compreendo que possa tratar-se de uma situação menos comum, mas agradeço que me indiquem como posso garantir que, desta vez, o equipamento será efetivamente aceite para reparação em loja. Devo apresentar esta vossa resposta como comprovativo?

Grato pela atenção e disponibilidade.