Header
Respondido

REDE MÓVEL - à procura de sinal GPS


Reputação 1
Desde que associei os telemóveis da família (3 ) tenho tido problemas de GPS sempre que utilizo o Google Maps recebo a mensagem ( " à procura de sinal GPS ")
Este problema acontece nos 3 equipamentos e só começou a acontecer desde que mudei os telemóveis para a NOS , anteriormente os mesmos equipamentos com cartões de outra rede funcionavam muito bem .
Um dos equipamentos chegou a ir para assistência técnica da marca por causa deste problema, pensava eu que era algum problema de hardware e ou software do próprio equipamento mas não é.
Fiz um teste , como tenho um outro cartão profissional de outra rede que não é a NOS, se colocar esse cartão em cada um dos 3 equipamentos o Google Maps funciona bem sem a indicação ( " à procura de sinal GPS ").

Em tempos reportei esta situação à NOS através do numero 16990 mas até hoje...continuo com esse problema.

Já aconteceu a alguém?
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 25 August 2017, 05:09

Ver pergunta inicial

18 Comentários

Esta a referir-se a "problemas de localizaçao" quando usa para esse efeito a informaçao disponibilizada pelas redes (movel ou wi-fi), certo?
Convem esclarecer para que as respostas sejam adequadas ao real problema...
Porque GPS é apenas um dos sistemas usados para localizaçao... em caso de necessidade, falhando os sistemas de localizaçao das redes, pode sempre optar por ligar o GPS do equipamento, se disponivel,e obviamente com maior consumo da energia da bateria.

Quanto as falhas dos serviços de localizaçao atraves da rede movel NOS, podera tratar-se de um problema da célula que serve uma determinada zona. Ja testou em outros locais afastados? Sabe se mais clientes NOS teem tambem o mesmo problema nessa zona?
Se for o caso, sera necessario informar os serviços tecnicos de qual a zona onde se verifica a dificuldade com os serviços de localizaçao
Por aqui nao detecto problema algum.
Crachá
Vamos la a ver, o GPS não tem nada que ver com a rede movel da NOS, a rede móvel apenas te fornece Dados Móveis, Chamadas, SMS, MMS o GPS é uma funcionalidade do equipamento exprimenta a fazer um reboot ao smartphone e se ainda assim nao funcionar vai a loja onde o compraste, garantidamente a rede da NOS é igual a MEO e a Vodafone presta exatamente os mesmos serviços!!!
Quando a aplicaçao referida (Google Maps) nao obtem da rede (dados moveis ou wi-fi) a informaçao necessaria aos serviços de localizaçao, tentara obte-la a partir do GPS do equipamento. Se tambem atravez deste nao a conseguir (avariado / desligado / sem cobertura satelite / etc) o reporte sera exatamente o referido "à procura de sinal GPS "...
Reputação 1
Antes de mais obrigado a todos pelas vossas respostas.
Sim possivelmente não seleccionei a melhor descrição ao escrever REDE MÓVEL, peço desculpa por isso.
Acontece sempre pelos dados moveis , e quando utilizo o MAPS tenho sempre o GPS ligado.

Não consigo precisar uma localização exacta onde esta situação acontece , mas ainda hoje fiz um teste , com os 3 telemóveis cá da casa todos rede NOS , um percurso de cerca de 120km , os 3 equipamentos tiveram a mensagem "à procura de sinal GPS " , vária vezes durante esse percurso e nunca ao mesmo tempo, sinceramente não consigo entender ...

Rafael Piedade, os telemóveis foram reiniciados inúmeras vezes , conforme mencionei anteriormente um dos equipamentos foi para a Samsung para reparar e verificaram que o problema não era de Hardware / Software .

Apenas mencionei a possibilidade de ser um problema da NOS , porque estes mesmos 3 equipamentos funcionavam sem qualquer problema ( Maps ) muito recentemente a única diferença é que estavam com cartões de outra operadora.
@Vitor Martins, um dos seus equipamentos nao é por acaso da Huawei?
É que a Huawei ultimamente, anda com problemas nas "deslocações".:D

http://www.dn.pt/dinheiro/interior/nos-confirma-pagamento-de-viagens-a-china-de-5-colaboradores-e-9-convidados-8733781.html
Existem vários métodos de localização através das redes móveis, como por exemplo:
  • Cell-ID; Identificação da célula (erro elevado)
  • E-OTD / OTDoA; Trilateração hiperbólica com medidas de tempo no terminal
  • U-TDoA; Trilateração hiperbólica com medidas de tempo na rede

Desconheço qual o método usado por qualquer das redes nacionais e também quais os requisitos mínimos da App Google Maps.

Qualquer método de geolocalização para ser minimamente credível (erros baixos) necessita de pelo menos 3 referências (Trilateração).
Fora dos grandes aglomerados habitacionais e em especial no interior, por vezes acontece-nos ficarmos sem rede (nem uma célula).
Uma única célula seria suficiente para nos dar uma localização, ainda que com um erro do tamanho da área de cobertura dessa celula 😉 nao sera bem assim, mas quase… e nao sei se tal erro será ou não admissível pelo Google Maps que o possa levar a procurar por uma fonte mais precisa (GPS).

Portanto, podem existir razões (método usado, cobertura, avaria, etc) que justifiquem comportamentos diferenciados consoante a rede.

Porque nao seleccionar apenas GPS como método de localização (já que diz tê-lo sempre ativo)?
Reputação 4
Crachá
já que está aqui esta discussão.. é possivel que a captação do sinal gps seja melhor nuns equipamentos que noutros?
tenho um iphone 5s da NOS e funciona corretamente o gps, mas no meu samsung A3 funciona mesmo muito mal ao ponto de desistir de usar. o sinal anda sempre perdido e a maior parte das vezes duas ruas ao lado, ao contrario do outro telemóvel.

tambem já ouvi casos a queixarem se do gps em samsung J5. Julgo que estes equipamentos, mesmo sendo mais baratos, deviam na mesma ter um bom comportamento em gps.

Alguem sabe se pode ser do modelo de telemovel?
Reputação 1
HASPT , os equipamentos em causa são : Samsung S3 mini , Samsung J1 e Wiko Pure, nenhum deles é da Huawei até porque não tive essa sorte de me pagarem viagens 😃 se assim fosse seguramente não me queixava... :)
C24XXXX201, independentemente do método utilizado mesmo só com GPS o problema continua , numa viagem o MAPS para deixa de dar o percurso e dá a mesma mensagem e depois recupera e volta ao mesmo ....
O que me deixa "passado" é que já fiz vários testes , já enviei um dos equipamentos para a Samsung, já entrei em contacto com a Wiko , já falei com a NOS e não consigo encontrar um padrão.Os equipamentos são de marca diferente , e sem querer ser chato mas vou-me voltar a repetir os mesmos equipamentos (3 ) , com outra operadora , e pelo menos 2 ou 3 percursos o MAPS / GPS estavam a funcionam sem qualquer problema.
Conforme já tinha dito no meu primeiro comentário , tenho um cartão profissional de outra operadora e nestes mesmos equipamentos o MAPS / GPS funciona bem... daí eu estar a desconfiar que seja algo relacionado com a NOS.
Entretanto , ontem descarreguei a app GPS TEST num dos equipamentos e hoje vou testar , depois digo alguma coisa.
Entretanto não posso deixar de vos agradecer a atenção que me disponibilizaram para este problema .
Se o problema subsiste utilizando apenas a localização por GPS, deduzo então que não estará relacionado com a informação de localização (seja ela do GPS ou da rede), mas sim com os dados móveis.

Apesar das últimas versões do Google Maps já permitirem o download de mapas para uso off-line (embora muito limitado), o seu normal funcionamento é on-line. Requer portanto ligação de dados para downloads de mapas e outros conteúdos por 3G ou 4G.
Quando o utilizador não pretende consumir dados móveis, pode ativar a função “Apenas Wi-Fi”, passando a App a exibir mapas online apenas quando ligada a uma rede Wi-Fi, caso contrário, irá mostrar apenas mapas guardados para visualização off-line.

Acredito que a origem do problema seja de facto a rede NOS, conhecidas que sao as suas performances no que a dados móveis diz respeito.
Reputação 1
Desculpem voltar ao mesmo assunto , mas a titulo informativo adquiri recentemente um WIKO UPulse Lite para substituir o anterior Samsung J1 ( acima mencionado ) e o problema continua também neste novo equipamento .
Continuo a utilizar a rede NOS, tenho de tentar arranjar um cartão de outra rede para testar nos 3 equipamentos.
Agradeço os vossos comentários.
Um abraço e BOM 2018
Reputação 7
Crachá +2
@Vitor Martins tens o modo de alta precisão ativo? Esse modo também usa o Wi-Fi para captar sinal.
Reputação 1
@Oscar7 - sim tenho , isso foi umas das minhas preocupações.

Bom dia,

sou cliente Nos desde sempre porque na minha zona a Optimus era na altura a única operadora com melhor sinal, só que de uns tempos para cá 

a coisa tem piorado bastante.
A rede do telemóvel é fraquíssima, corta a chamada ou nem sequer dá para efetuar ou receber. A internet igual, agora pergunto para que é que estou a pagar 55€ por mês por um serviço assim?

se não conseguem garantir a qualidade do serviço não o tenham.

Márcia Ribeiro 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Gr.arminda.

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS e a morada onde está a utilizar o serviço.

Boa noite, 

Esta situação cada vez é pior, estou a tentar ligar quer para o fixo quer para o telemóvel e simplesmente não dá, a pessoa fica isolada... Isto do apoio técnico à vários dias é até agora nada é bem provável que tenham tentado ligar e não consigam falar porque não há rede. Só o marketing é que consegue falar tentam inpigir uns canais em troca de redução de 5€ para me tentar fidelizar, coisa que não quero !!!! 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Gr.arminda

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS e a morada onde está a utilizar o serviço, por favor. 

Obrigada 

Pela segunda vez respondi por mensagem privada...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Gr.arminda

Agradecemos a sua mensagem. Iremos responder-lhe o mais breve possível. 

Obrigada 

Comentário