Skip to main content
Header

Reclamação sobre divergência de informações e condições do meu tarifário

• January 21, 2025
  • 6 comentários
  • 62 visualizações

Venho por meio desta manifestar minha insatisfação e solicitar a revisão de uma série de ocorrências relacionadas ao tarifário dum membro da minha familia e serviços prestados para ele,

Peço ter em atenção, que segundo ao seu agente automático e assistentes telefónicos fui informado e aceitei a gravação das chamadas.

No dia 16/12/2024, por volta das 18:57, entrei em contato com o serviço de atendimento para esclarecer dúvidas sobre a quantidade de GB disponíveis no meu tarifário e os planos oferecidos pela sua empresa. Fui informado que, como parte de uma oferta especial de entrada em vigor do Regulamento (UE) nº 2015/2120 sobre a neutralidade da rede, meu plano incluía 100 GB para uso nacional, 100 GB em roaming, 1000 min/SMS, e que eu poderia usar esses dados móveis em toda a Europa.

Ou seja, quando o regulamento mencionado entrou em vigor, tinha app´s com acesso ilimitado aos dados moveis – passei a ter 50 GB para tudo.

Poderia usá-los em todo o espaço Europeu. A posteriori, usufrui de um aumento para 100 GB no nacional e internacional + 1000 min/SMS por 12.72€ mensais.

Ontem, dia 20/01/2025 as 20:21 fiz uma chamada para esclarecer a minha pergunta porque é que fiquei sem minutos disponíveis para as chamadas.

Depois de confirmaçao manual o seu assistente informou que foram gastos 930 min e que realmente aconteceu algum erro de desaparecerem os 70 min disponíveis.
Ele procedeu a recompensação das mesmas. A seguir, eu fiz a pergunta se não existe alguns ofertas disponíveis para este contacto.
O assistente indicou que existe uma oferta de 150 GB de dados moveis + 5000 min/SMS por 12€ mensais, mas fico com obrigação de ter o contrato de fidelização de 24 meses e deixar de precisar de carregar o número.
Eu expliquei que para mim é muito importante que se mantei a oferta que já tinha e poderei usufrui os 150 GB de dados moveis em roaming tambem. Pedi para verificar.
O assistente – confirmou-me que manterei essa oferta. Eu perguntei se ele tem a certeza – a resposta foi afirmativa.
Nós procedemos à renovação do contrato.

Hoje, 21/01/2025 de manhã, recebi uma mensagem com link pelo que poderei consultar o meu novo contrato (tenho o guardado caso seja necessario comprovar).

Nesse documento foram escritas condições diferentes dos quais nos falamos com o assistente ontem.
Eu procedi com mais uma chamada as 10:23(21/01/25). Depois de explicar a situação toda descrita antes eu solicitei ajuda ao seu colega.
A mesma, indicou que nenhuma das alterações solicitadas não foram feitas ainda. Disse que eu mantive o meu tarifário atual que tinha 100 GB – no nacional, 15,91 GB em roaming + 1000 min/SMS.
Eu contestei, pois que sabia da oferta, mas a colega indicou que quando houve a mudança – as condições alteraram-se.
Ou seja, a informaçao dela provava que os 2 colegas com que falei no dia 16/12/24 e 20/01/2025 estavam a mentir. Ou ela não tem histórico todo de número associado.
Disse me que houve um lapso qualquer e que o tarifário de 150 GB + 5000 min/SMS, só tem 15 GB em roaming.
Eu expliquei, que ontem foi me fornecida outra informação e que eu não tenho como comprovar para a senhora no momento exato.

Gostaria de solicitar que a empresa revise as gravações das chamadas feitas nos dias 16/12/2024, 20/01/2025 e 21/01/2025 para verificar a veracidade das informações fornecidas pelos assistentes.

Na chamada de hoje, encontramos um intermedio para o mim, mas fui obrigado de o escolher por não terem possibilidade de voltar as condições que tinha anteriormente.

Estou completamente insatisfeito pois que sou o cliente da NOS WTF já a volta de 10 anos. Acho que tenho direito de usufruir as ofertas especiais, ainda por cima que foram acordados a algum tempo atras.
Tenho compreensao que as coisas podem mudar-se, mas estava com credibilidade que me fornecerão a informaçao verdadeira e não enganam.
Compreendo que podem existir erros informáticos, mas acho que a empresa devia ao menos dar oportunidade de analisar a situação e não verificar apenas o estado atual através do sistema.

Sempre estava contente com o serviço fornecido e com ofertas que surgiam ao longo deste tempo todo. Nunca tinha ideia de que irei pensar em mudar de operadora deste caminho…

Já não falo que na chamada de 21/01/2025 solicitei a devolução do dinheiro gasto pelas chamadas que estava a fazer, quando “supostamente” fiquei sem minutos disponíveis.
A colega precedeu com devolução, mas neste momento foi creditado apenas 11.11€ em quando por mim no dia 20/01/2025 foram carregadas 13€.

Solicito uma solução para essa situação, com a explicação da diferença no montante devolvido.

6 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 21, 2025

Mas o roaming tem uma política de utilização responsável, por isso, não pode consumir durante muito tempo em roaming.

mas ficou ou não com aquilo que aceitou? 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 21, 2025

Tenho ideia que no dia 16 já lhe prestaram informação errada. Os GBs para roaming não vão para os valores de 100gbs. Normalmente é entre 15gb e 20gb. Por isso mesmo que volte para atrás não vai ter melhores condições parece

Não acredito que existiam 2 pessoas que disseram a mesma coisa nos dias diferentes. Para isso devia haver um bug no sistema que lhes indicava "regras antigas".

Pois que, quando o Regulamento entrou em vigor os tarifários deixaram de ter "apps ilimitados" e passaram a ter 50GB que, pela sua vezes, poderiam ser usados em todo espaço Europeu. 

Ali as, um dos membros de família renovou a condições dele a pouco tempo e na APP WTF aparecem dados sobre a quantidade dos GB em roaming a parte.Em quando no número em questão - nao.

Não sei porque, mas a NOS mudou a sua política. Deve ser porque tráfego em roaming tornou-se mais caro e eles começaram separar-lo dos dados móveis nacionais, mas estes alterações só poderiam ser aplicadas quando a pessoa mudava o contrato.

Como tinha dito - eu não importo que isto aconteça, a situação económica explica isso, mas, por amor da Santa, ao menos sejam honestos. Se iria ter outras condições - diziam a verdade.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 22, 2025

Boa tarde, ​@Maksyim Myroniuk. Seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Lamentamos a situação que descreve. O ​@Olaf e o ​@Guimas partilharam uma boa ajuda.

Para melhor compreendermos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de contribuinte, por favor.

Obrigado,

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente ao contacto comercial efetuado no dia de hoje, pelas 13:39, através do número 930497442 (Sr. de Nacionalidade Brasileira), com destino ao meu número 91985XXXXX(chamada que, conforme indicado pelo operador, terá sido gravada).

Durante o referido contacto, o operador apresentou uma proposta de alteração contratual que implicaria uma redução do valor mensal de 44,87€ para 43,49€, associada a uma alegada melhoria do serviço. No entanto, foi deliberadamente omitido que tal proposta implicaria uma renovação do período de fidelização por mais 24 meses.

Importa ainda referir que apenas me foi possível tomar conhecimento desta condição através de um SMS recebido às 13:49, no qual era solicitada a validação da proposta mediante resposta "sim", conforme indicado pelo próprio operador. Considero esta prática particularmente grave, na medida em que uma condição contratual crítica foi comunicada apenas posteriormente e de forma indireta.

Considero esta prática inaceitável e pouco transparente, uma vez que a informação relativa à fidelização é essencial para qualquer decisão informada por parte do cliente.

Adicionalmente, manifesto o meu desagrado relativamente à postura do operador, que, depois de confrontado, interrompeu constantemente a minha intervenção e, após ter sido solicitado que me permitisse expor o meu ponto de vista, acabou por desligar a chamada de forma abrupta.

Enquanto cliente, considero que este tipo de abordagem comercial e comportamento não são compatíveis com o nível de serviço e respeito que espero de uma empresa como a NOS.

Face ao exposto, solicito:

O esclarecimento formal desta situação;

A confirmação de que nenhuma alteração contratual foi efetuada sem o meu consentimento explícito;

A revisão dos procedimentos comerciais e de atendimento ao cliente, de forma a evitar a repetição de situações semelhantes.

Pedido de esclarecimento e/ou confirmação se este é ou se a NOS se revê neste "modus operandis" comercial.

Fico a aguardar o vosso contacto com a devida brevidade.

Depois de contactado o provedor da NOS, tendo este ignorado o email que foi enviado, informo que já fiz o seguimento deste assunto noutras plataformas normalmente usadas para o efeito (e.g. Anacom, Livro de Reclamações digital, etc...)

Next steps will follow...

Com os melhores cumprimentos,

Vasco Peao

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 24, 2026

Boa tarde ​@Vasco Emanuel Resende Peão,

Comentários seus sobre o mesmo tema foram eliminados por motivos de spam.

Agradecemos a sua mensagem. Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que lamentamos sinceramente esta situação.

Qualquer alteração ao contrato renova o período de fidelização por mais de 24 meses e pode consultar as alterações efetuadas na sua my NOS, assim como no SMS recebido após a renovação.

Sobre os contactos comerciais que refere, e caso não pretenda recebê-los, pode também gerir as suas autorização para o efeito na my NOS.

Ainda assim, e pelo que compreendemos do que nos indicou, esta situação foi já reportada às equipas NOS responsáveis, pelo que vai ser contactado o mais breve possível.

Partilhe com a comunica se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada