Skip to main content
Header

Reativação urgente de linha / eSIM no estrangeiro (Autenticação bancária e apps)

Olá a todos,

Estou a residir no Brasil e o meu número de telefone da NOS acabou por ser desativado.

Esta situação está a causar-me um transtorno enorme, pois todos os meus acessos a aplicações portuguesas (bancos, Chave Movel Digital, serviços públicos) dependem da autenticação por SMS enviada para este número. Neste momento, estou completamente bloqueado(a) e impossibilitado(a) de realizar qualquer transação ou gestão da minha vida em Portugal.

Preciso urgentemente de saber qual é o procedimento para conseguir reativar esta linha à distância (seja através de reativação do cartão SIM, conversão para eSIM ou emissão de segunda via digital com envio de documentação de identificação).

Agradeço desde já o apoio dos moderadores para analisar a minha situação e indicar como posso resolver isto o mais rápido possível.

Muito obrigado(a)!

11 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 19, 2026

Boa tarde ​@Velosoj18, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar com a reativação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número em causa, número de série do SIM e o NIF associado.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • August 19, 2026

Oi, obrigado pelo retorno 

vou enviar. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 19, 2026

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais, ​@Velosoj18.
Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Envie-nos, por favor, a informação solicitada por mensagem privada para o perfil @Fórum.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • August 19, 2026

@Rafaela F. ok, enviado privado. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 19, 2026

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responde-lhe o mais rápido que nos for possível, ​@Velosoj18.

Muito obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • August 19, 2026

Ok, fico no aguardo. Obrigado 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 21, 2026

Ao Atendimento WTF / NOS,

Gostaria de expor uma clara incoerência na informação prestada pelo vosso suporte, a qual resultou num transtorno e num custo desnecessário.

Desde a minha primeira mensagem, deixei bem claro que me encontro no Brasil, que necessito de utilizar o serviço em formato digital (eSIM) e perguntei expressamente como deveria proceder para que os meus pais pedissem a 2via numa loja NOS. Na vossa resposta inicial, fui instruído a pedir-lhes que fizessem o processo em Portugal, ativassem num equipamento local, o removessem e me enviassem o QR Code.

Com base estritamente na orientação dada pela vossa equipa, a minha mãe deslocou-se à loja e pagou o valor solicitado. Em momento algum fui alertado previamente de que o procedimento informado geraria a emissão de um SIM físico incompatível com o envio do QR Code, nem de que seria necessário especificar algo diferente do que já tínhamos alinhado nesta conversa.

Assumir agora que "não houve qualquer erro" e sugerir que os meus pais se deslocem novamente a uma loja para pagar outros 10 € por uma nova 2via em eSIM é uma falha clara de apoio ao cliente. A informação prestada inicialmente foi incompleta e induziu o cliente em erro.

Solicito, por favor, a resolução desta situação com a disponibilização do QR Code do eSIM associado à 2. via já paga, sem a necessidade de um novo pagamento ou de nova deslocação à loja.

Fico a aguardar a vossa breve resposta e solução.

Com os melhores cumprimentos,

João

• Autor
  • Kilobyte
  • August 21, 2026

A demais*

A minha mãe dirigiu-se propositadamente à loja NOS de Famalicão e solicitou expressamente a 2.via em formato eSIM, reforçando com o colaborador em loja que o titular se encontrava no Brasil e necessitava do formato digital. Inicialmente, o funcionário indicou que não era possível, mas após a minha mãe insistir e referir o meu contacto prévio com o suporte online, o colaborador consultou o sistema e acabou por efetuar a venda da 2.via.

A minha mãe pagou os 10 € na convicção de ter adquirido o eSIM solicitado. No entanto, foi-lhe entregue um cartão SIM físico, tornando impossível a minha ativação no Brasil.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 21, 2026

Agora já ativada a linha, não estou a receber os SMS do meu banco. Poderia me ajudar 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 21, 2026

Não estou a receber SMS de autenticação de meu banco e segundo eles a operadora bloqueou para que recebesse, preciso de ajuda urgentemente 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 21, 2026

Boa tarde ​@Velosoj18,

Para organização da informação, movemos os seus comentários para o tópico onde este tema já está em acompanhamento.

Uma vez que a funcionalidade para gestão do eSIM se encontra indisponível temporariamente para números não incluídos num pacote NOS, para obter a 2.ª via do eSIM do cartão WTF é necessário ir a uma Loja NOS. Lamentamos o incómodo causado. Contamos resolver a situação o quanto antes.

Pelo que compreendemos do que nos indica, foi já possível obter a 2.ª via do eSIM, correto? 🤗
Por questões de segurança, a receção de comunicações provenientes de short numbers é disponibilizada no prazo de 48 horas após a ativação.

Partilhe connosco o seu testemunho. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada