Skip to main content
Header
Zettabyte
September 20, 2024

Problema Chamada em Espera - iPhone

Fazendo quote de um post de outro membro, deparei-me com o mesmo problema.

Solicitamos que esta situação seja analisada uma vez que não é caso isolado mas sim comum aos clientes com iPhone, e naturalmente inadmissível!

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

25 Comentários

Tiago Ferreira
Gigabyte
November 2, 2024

Não temos a confirmação da versão iOS, @Tiago Ferreira 

No entanto, assim que tenhamos confirmação partilharemos.

Obrigado

Quando recebeste a informação poderias ter questionado e terias partilhado a informação com mais detalhes, do que agora responder que não sabes em qual versão. Se for só na versão iOS 19 seria a maior vergonha para a NOS adiar mais 1 ano um problema, quando estão com esta anomalia desde 2021.

Tiago F.
Mário P.
Gestor da comunidade
November 2, 2024

Agradecemos a sua sugestão, @Tiago Ferreira
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Tiago Ferreira
Gigabyte
November 20, 2024

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. Estamos a trabalhar juntamente com a Apple para resolver a situação para que esta limitação seja corrigida na próxima atualização do iPhone. 

Saiu uma nova atualização hoje iOS 18.1.1 mas infelizmente continua tudo igual. Espero que a NOS corrija este problema que existe desde 2021 na próxima versão 18.2 que sairá 9 de Dezembro.

Tiago F.
Tiago Ferreira
Gigabyte
December 11, 2024

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. Estamos a trabalhar juntamente com a Apple para resolver a situação para que esta limitação seja corrigida na próxima atualização do iPhone. 
Obrigado, 

Saiu uma nova atualização hoje iOS 18.2 mas infelizmente continua tudo igual.

Tiago F.
Tiago Ferreira
Gigabyte
February 10, 2025

Uma vergonha, a NOS diz que está a trabalhar em conjunto com a Apple para resolver esta situação, mas já saíram as versões 18.2.1, 18.3, e hoje saiu a 18.3.1 e continuamos na mesma situação.

Tiago F.
Mário P.
Gestor da comunidade
February 11, 2025

Boa noite, ​@Tiago Ferreira 

Estamos a verificar a situação e assim que tenhamos mais informações partilharemos. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
João H.
Gestor da comunidade
March 10, 2025

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Apos analise detalhada sobre o comportamento dos Iphones na gestão de chamadas em espera verificamos que de facto, após updates, os equipamentos terminais não estão a ter o comportamento esperado.
Já endereçamos o tema junto da APPLE para tentar obter esclarecimentos e possível correção, sendo que este se encontra em análise por ambas as partes.

De momento a gestão do serviço poderá ser feita do por USSD, digitando *43# para ativar,  #43# para desativar e *#43# para consulta, no próprio terminal.

Assim que tenhamos mais informações do lado do fornecedor sobre a resolução, partilhamos com todos através desta via.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Tiago Ferreira
Gigabyte
March 10, 2025

Apos analise detalhada sobre o comportamento dos Iphones na gestão de chamadas em espera verificamos que de facto, após updates, os equipamentos terminais não estão a ter o comportamento esperado.
Já endereçamos o tema junto da APPLE para tentar obter esclarecimentos e possível correção, sendo que este se encontra em análise por ambas as partes.

De momento a gestão do serviço poderá ser feita do por USSD, digitando *43# para ativar,  #43# para desativar e *#43# para consulta, no próprio terminal.

Assim que tenhamos mais informações do lado do fornecedor sobre a resolução, partilhamos com todos através desta via.

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

Você levou tantos dias para me responder uma coisa dessas? Enfim.

Você sugere a gestão do serviço através de comandos GSM que também não funcionam? É que caso você não esteja informado, eu já testei todas as possíveis hipóteses de ativação/desativação do serviço de chamada em espera na rede NOS e nenhuma delas funciona.

Desde 2021 que eu reporto e reclamo junto da NOS, Provedoria e Departamento Técnico esta avaria, e até hoje NADA…

Caso você não tenha testado corretamente essa sua sugestão, eu dou-lhe uma dica. Faça num equipamento o comando #43# para desativar o serviço, e você irá obter a confirmação de que o serviço foi desativo com sucesso, mas logo a seguir você faça o comando *#43# para consultar o estado do serviço de chamada em espera, e você irá confirmar que o estado é ATIVO. Portanto a desativação é meramente falsa.

Contudo, é de lamentar que a NOS seja o único operador nacional que tenha este problema com equipamentos Apple, já que nas restantes operadoras incluindo a DIGI que têm a mesma tecnologia VoLTE atualmente, este problema não se verifica.

Em resumo, a NOS nada fez para resolver este assunto, pois desde 2022 depois de muita insistência minha a NOS reconheceu o problema e disse aquilo que você me está a responder hoje dia 10 de março de 2025, que já endereçaram o tema junto da Apple para tentar resolver o problema e 3 anos se passaram e até hoje NADA e os moderadores da NOS, em vez de terem se certificado se as sugestões aqui deixadas realmente funcionam, preferem as sugerir sem as testar se forma intensa.

Lamentável a vossa resposta, mas infelizmente a sua sugestão também não funciona na rede da NOS, portanto o problema não é dos equipamentos da Apple, mas sim da rede da NOS, se não, não funcionaria na Vodafone, na DIGI e na MEO.

Tiago F.
João H.
Gestor da comunidade
March 10, 2025

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos a partilhar feedback sobre o acompanhamento do tema e agradecemos novamente a sua partilha.

Pela informação que temos, a gestão através de USSD encontra-se a funcionar, pelo que agradecemos o seu testemunho.

Conforme partilhado, estamos a acompanhar este tema junto da APPLE para tentar obter esclarecimentos e possível correção, sendo que este se encontra em análise por ambas as partes.

Logo que tenhamos mais informações, serão partilhadas através desta via.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Tiago Ferreira
Gigabyte
March 11, 2025

[RESOLVIDO]

Boa tarde a todos.

Informo que depois muita luta a reclamar junto da NOS desde 2021 este problema que existia na rede NOS, mas que a operadora só reconheceu em 2022, eu com muita insistência, muita dor de cabeça, muitas reclamações e aberturas de INC’s junto do departamento técnico, departamento de engenharia e provedoria, onde tantos funcionários me diziam que a culpa era dos meus iPhones e que deveria entrar em contacto com a Apple, me terem feito troca do meu cartão nanoSIM e nunca havia solução, finalmente hoje com o lançamento da atualização iOS 18.3.2 a impossibilidade de ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera na NOS ficou finalmente resolvido.

Neste momento já é possível ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera da seguinte forma:

Por USSD, basta digitar *43# para ativar, #43# para desativar e *#43# para consulta, no próprio terminal.

ou através do próprio equipamento:

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

Tiago F.