Skip to main content
Header
Joao F.
Moderador
January 20, 2017
Destaque

Preciso ativar o roaming? Qual a rede que devo escolher no estrangeiro?

Se tem um tarifário com fatura, o serviço de roaming está pronto a ser usado em todos os países do Mundo com quem a NOS tem acordo (consulte aqui a lista de países). Nesta modalidade (roaming contratual), o valor das suas comunicações em roaming vai aparecer na sua fatura.
Se tem um tarifário por carregamento, o serviço de roaming está pronto a ser utilizado na maioria dos países da Europa e principais destinos mundiais (consulte aqui aqui a lista de países). Nesta modalidade (roaming automático), o custo das comunicações em roaming será descontado automaticamente do seu saldo. Assim, antes de viajar verifique o saldo disponível e se for preciso, faça um reforço através de um carregamento.

Se tem um tarifário por carregamento e prefere uma estadia sem preocupações com o saldo, ou vai viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático, ative o roaming contratual. Neste caso, o custo das comunicações em roaming será descontado da sua conta bancária através da sua autorização de débito direto em conta.

Para ativar o roaming contratual, tem as seguintes alternativas:

• Lojas NOS: precisa de levar consigo o seu BI/cartão de cidadão;
  • Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível aqui e enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.

A ativação do serviço de Roaming Contratual é feita dentro de 24 horas após o recebimento de toda a documentação necessária.
Pode comprar serviços de roaming separadamente.

Como posso escolher uma rede quando estou no estrangeiro?
Em roaming, o seu telemóvel vai registar-se automaticamente num dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se isto não resultar, selecione manualmente a rede, acedendo ao menu de “Definições/Rede” e escolha o operador que quer.

Se tiver alguma dificuldade na utilização do seu telemóvel no estrangeiro, sugerimos que veja este tópico.

53 Comentários

Kilobyte
August 19, 2017
Seria muito bom que a NOS tambem fornecesse esta possibilidade aos seus clientes.
Carolina V.
Moderador
August 21, 2017
Olá, @C24XXXX201 e @mariag. :)

Agradecemos a ótima sugestão. De momento, não temos previsão para a integração desta funcionalidade na Área de Cliente. Caso surjam novidades sobre este tema, comunicamos nos canais habituais. 🙂
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 28, 2017
Devo dizer que já me encontro em Havana, CUBA, há uma semana. Continuo com o mesmo problema , isto é, sem roaming. o meu cartão da NOS não consegue ligar-se à operadora de Cuba, CUBACELL. Com dois cartões de outras duas concorrentes do meu marido não há nenhum problema: conseguem ligar-se e ele tem roaming. Já experimentei várias coisas: pus o meu cartão da NOS no telefone do meu marido e continuo sem roaming; ele pôs os cartões dele no meu telemóvel e os dois têm roaming.
Isto significa que o problema não é do meu telemóvel mas sim do cartão da NOS. Já telefonei para Cubacell aqui e foi-me informado que têm acordo com a operadora OPTIMUS que já não existe pois integrou a NOS. Eu pergunto: o acordo entre CUBACELL e NOS já foi actualizado depois que se fundiram a OPTIMUS e a ZON.? Tenho este cartão há muito tempo e pertencia à ZON. De forma nenhuma gostaria de pedir a portabilidade do meu número para outra operadora que tenha possibilidade de roaming aqui em Cuba. Mas se não tiver outra alternativa terei que o fazer apenas por esta situação que me custa porque sempre me satizfez a operadora NOS.
Vou deixar passar três dias, aproximadamente, para dar tempo a que um moderador/a deste forum veja esta mensagem para, finalmente, fazer uma chamada telefonica para o número de ligação desde o estrangeiro, a qual me vai ficar cara; nesse momento vou pedir que me seja devolvida a chamada pela NOS e oxalá seja merecedora dessa atenção. Neste momento estou a escrever de um ponto de ligação a internet (a qual também não me sai barata) pois não tenho internet em casa.
Obrigada pela vossa atenção.
August 28, 2017
@mariag, teve azar, se em vez de ter ido a Cuba tivesse ido à China, de certeza que o seu cartao funcionava.:(
August 28, 2017
Exponha o caso no site da Provedoria NOS
Volto a insistir, reporte a situaçao a Provedoria NOS!
Pelo forum nao recebera respostas oficiais, apenas ajudas de outros utilizadores.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Carolina V.
Moderador
August 30, 2017
Olá, @mariag.

Pode confirmar-nos que a operadora que lhe aparece na pesquisa de rede é a ETECSA / CUBACEL? Já voltou a tentar ligar-se a esta rede? Aparece alguma mensagem de erro no seu telemóvel?
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 30, 2017
Uma vezes aparece cubacell e ao tentar registar diz IMPOSSIVEL TENTE MAIS TARDE. Outras vezes dia ERRO NA PROCURA DE REDE.
Outra coisa: eu ainda em Portugal contactei com os numeros de atendimento a clientes, com os numeros de assistencia tecnica, os quais me indicavam o procedimento a executar para procurar as redes e registar, que coicide com o que eu faco e nao resulta (mas resulta com cartoes de outras operadoras), com diferentes lojas da NOS e confirmei, inclusive, que o roaming ja estava activo no meu cartao.
Ou seja, nada cxonsigo resolver aqui.
Estou convencida que o problema se encontra no acordo entre a NOS e cubacell.
Gostava que se algum funcionario da NOs viesse a CUBA de ferias trouxesse o seu cartao e verificasse se tem roaming ou nao.

Estou quase a seguir a sugestao de um participante deste forum e entyrar em contacto com a PROVEDORIA NOS.
Kilobyte
August 30, 2017
ASPT , o problema nao está em CUBA, pois aqui o roaming funciona com outras operadoras.
juli89
Megabyte
September 5, 2017
@mariag como está a tua situação? já conseguiste ligar-te à operadora?
Kilobyte
October 2, 2017
Ja tenho roaming. Aleluia!!
Ja ha algum tempo, talvez ha uns 45 dias mas pelo furacao e problemas de saude nao tinha podido vir a net para mandar esta mensagem. Ainda bem, mas sempre me ficara a duvida: Por que razao nao tinha roaming antes e agora sim. Que aconteceu? Que diligencias realizou a NOS para resolver o problema? O acordo de roaming entre os as duas operadoras NOs e CUBACELL funcionava mesmo antes?

Obrigada pela atencao que me dispensaram e dersculkpem a minha insistencia.