Skip to main content
Header
Joao F.
Moderador
January 20, 2017
Destaque

Preciso ativar o roaming? Qual a rede que devo escolher no estrangeiro?

Se tem um tarifário com fatura, o serviço de roaming está pronto a ser usado em todos os países do Mundo com quem a NOS tem acordo (consulte aqui a lista de países). Nesta modalidade (roaming contratual), o valor das suas comunicações em roaming vai aparecer na sua fatura.
Se tem um tarifário por carregamento, o serviço de roaming está pronto a ser utilizado na maioria dos países da Europa e principais destinos mundiais (consulte aqui aqui a lista de países). Nesta modalidade (roaming automático), o custo das comunicações em roaming será descontado automaticamente do seu saldo. Assim, antes de viajar verifique o saldo disponível e se for preciso, faça um reforço através de um carregamento.

Se tem um tarifário por carregamento e prefere uma estadia sem preocupações com o saldo, ou vai viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático, ative o roaming contratual. Neste caso, o custo das comunicações em roaming será descontado da sua conta bancária através da sua autorização de débito direto em conta.

Para ativar o roaming contratual, tem as seguintes alternativas:

• Lojas NOS: precisa de levar consigo o seu BI/cartão de cidadão;
  • Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível aqui e enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.

A ativação do serviço de Roaming Contratual é feita dentro de 24 horas após o recebimento de toda a documentação necessária.
Pode comprar serviços de roaming separadamente.

Como posso escolher uma rede quando estou no estrangeiro?
Em roaming, o seu telemóvel vai registar-se automaticamente num dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se isto não resultar, selecione manualmente a rede, acedendo ao menu de “Definições/Rede” e escolha o operador que quer.

Se tiver alguma dificuldade na utilização do seu telemóvel no estrangeiro, sugerimos que veja este tópico.

53 Comentários

juli89
Megabyte
June 27, 2017
Chn, queres usá-lo no estrangeiro, é isso? Vê esta página: http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/servicos/Paginas/roaming.aspx
Kilobyte
July 26, 2017
Boa tarde
Encontro me em Cuba por motivos de trabalho e não consigo registar me na unica rede disponivel (CUBACEL), necessito urgentemente de me manter contactavel via telemovel.

Eu tenho o mesmo problema. Sou residente em Cuba e desde Janeiro deste ano de 2017 não consigo registar-me na unica operadora CUBACEL. Até então não tinha problema com o roaming. Estando agora em Portugal de férias em qualquer loja da NOS ou no site, a informação é que a NOS tem acordo de roaming em Cuba mas com a operadora C_COM. Esta operadora já não existe pois desde 2004 que se fundiu com Cubacel e só existe esta. Resultado: não consigo entender que ocorre: Há acordo de roaming em Cuba ou não? Se há, porque é que eu não consigo registar-me em Cubacel? Outra coisa que me estranha é o seguinte: entre tantas pessoas que viajam de Portugal a Cuba e têm cartão da NOS, será que também não conseguem comunicar por roaming?

Agradeço qualquer ajuda

mariag
Carolina V.
Moderador
July 28, 2017
Olá, @mariag, bem-vinda ao Fórum NOS. :)

Agradecemos o alerta e confirmamos que a NOS tem acordo, contratual e automático, com a operadora ETECSA / CUBACEL.
Caso o roaming automático não esteja ativo ou se voltar a ter alguma dificuldade, sugerimos que nos ligue:
  • Em Portugal: 16993
  • A partir do estrangeiro: +351 931 699 300

Consulte a lista de Acordos de Roaming da NOS aqui.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 28, 2017
Olá Carolina V. NOS Moderadora

Obrigada pela resposta. Para eu ficar mais descansada, porque parto para Cuba em breve, confirma que anteriormente não se podia registar em Cubacell e que agora já se pode? Ou será que o problema existia só comigo? Se isso corria só comigo ainda fico preocupada. Apesar do poder contactar a NOS a partir do estrangeiro, caso tenha dificuldade, a verdade é que uma chamada feita para Portugal aí fica cara.
Tiago C.
Moderador
July 31, 2017
Olá mariag,

O acesso à rede Cubacel estava disponível. Antes de regressar a Cuba, pedimos-lhe que confirme se tem o Roaming ativo no seu cartão. Pode confirmar o estado do serviço através das nossas Linhas de Apoio ou numa Loja NOS.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 17, 2017
Ola Tiago C. Moderador

Agradeco a informacao mas devo dizer que, ao contactar o servico tecnico pelo numero 16990, opcao 3, foi_me garantido que o meu cartao ja tem o roaming activo.
Se e assim, porque razao eu nao consegui registar o meu telemovel na rede de Cubalcel, desde janeiro ate junho deste ano 2017. Voltaram-me a dizer que caso tivesse problema agora novamente em Cuba ligasse para +351 931 699 300 .
Vou partir para Cuba com a incerteza de poder comunicar por roaming atraves da NOS, pois nenhuma alteracao foi feita no meu telemovel.
Nao sera possivel de forma alguma comunicar com a NOS por email desde o estrangeiro?
juli89
Megabyte
August 17, 2017
@mariag a única maneira é mesmo por telefone. assim também resolves logo o problema, escusas de esperar por resposta escrita. 😕
Kilobyte
August 18, 2017
Pois, juli89...
A questão é que um telefonema internacional não fica propriamente barato...
August 18, 2017
Exponha o caso no site da Provedoria NOS
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
August 18, 2017
Sabem de onde foi obtida esta imagem?

Exatamente! É apenas uma parte das opçoes disponiveis na secçao "Serviços" da Area de Cliente de uma concorrente... e como podem ver, o cliente pode consultar/ativar/desativar a opçao Roaming Automatico, entre outras que a NOS nem nos lembra...
Nao esquecendo o facto de esta Area de Cliente ser fornecida "as is"... ou seja, nao é o cliente que adiciona serviços.
Os serviços sao adicionados pelo operador!
O cliente consulta e CONFIGURA serviços!
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)