Skip to main content
Header
Pergunta

Portabilidade para cartão que nunca recebi — chamadas atendidas por outra pessoa

• March 9, 2026
  • 1 comentário
  • 14 visualizações

Boa tarde,

Recentemente pedi a 2.ª via de um cartão SIM, que anteriormente teria sido adicionada ao meu contrato, mas que não recebi inicialmente.

Quando esta 2.ª via chegou, contactei o apoio ao cliente para proceder à ativação. Durante o contacto, confirmei os dados da conta e do cartão SIM que tinha em mãos e solicitei também a portabilidade de um número de outra operadora para esse cartão.

Neste momento, o cartão SIM que tenho está completamente inoperacional. Para agravar a situação, quando alguém liga para o número que portei, as chamadas estão a ser atendidas por outra pessoa. Presumo que essa pessoa esteja na posse do cartão que eu deveria ter recebido inicialmente.

Esta situação é bastante preocupante, pois envolve um número que me pertence e que utilizo para vários serviços pessoais, incluindo serviços bancários e governamentais, e que aparentemente está ativo na posse de terceiros.

Adicionalmente, tentei contactar o apoio ao cliente sem sucesso desde que identifiquei o problema.

Tentei fazê-lo durante o fim de semana (tenho noção de que os serviços de atendimento estão limitados a avarias técnicas. Contudo, considero que isto o seja), e, novamente, ao longo do dia de hoje. Em todas as tentativas fiquei preso em longos períodos de espera. Mesmo quando selecionei a opção para ser contactado mais tarde, quando recebo a chamada sou novamente colocado em fila de espera, sem conseguir resolver a situação.

Desta forma, e não tendo identificado outro meio de o fazer por escrito, venho solicitar:

Verificação urgente da situação do cartão SIM associado ao meu número

Bloqueio imediato do cartão atualmente ativo, caso esteja a ser utilizado por outra pessoa

Emissão de um novo cartão SIM corretamente associado ao meu contrato

Esclarecimento de como foi possível o número ficar ativo sem que eu tivesse recebido o cartão

Agradeço uma resolução urgente, dado tratar-se também de uma potencial questão de segurança e privacidade.

Cumprimentos,
Leandro Ribeiro.

1 Comentário

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 10, 2026

Boa tarde ​@Leandro Silva Ribeiro, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Estamos aqui para ajudar. Atualmente o cartão SIM da 2.ª via é o que está em utilização no seu equipamento? A dificuldade que experiencia ocorre apenas em chamadas recebidas?

Sugerimos que, por favor, verifique se tem ativo o reencaminhamento de chamadas neste número. Saiba como em: 

Partilhe connosco o seu feedback.

Obrigada