Header
Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Reputação 7
Crachá +6

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da App NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na App NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da App NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da App NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou App NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.


298 Comentários

@Adnelzy Rita,

Agora colocas o cartão SIM da NOS e usas :)

O cartão da Nos não está a funcionar também.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Adnelzy Rita,

Para a podermos ajudar, pedimos que nos diga qual a mensagem que apresenta quando tenta utilizar o cartão, por favor.
Olá @Mário P.

Aparece- me apenas isso quando tento usar o cartão.
Reputação 7
Crachá +2
Olá @Mário P.

Aparece- me apenas isso quando tento usar o cartão.


o teu telemovel é desbloqueado à rede NOS? se tentares procurar uma rede manualmente consegues?
@Olaf

Fui fazer o que me sugeriste. O meu telemóvel é um Dual sim. E no Sim 1 eu consigo fazer a pesquisa para procurar redes. Mas no Sim2 o que não está registado na rede ñ me deixa fazer essa pesquisa.
Estou preocupada pk o Sim 1 pode tbm deixar de funcionar assim k eles me enviarem a mensagem que conseguiram concluir o processo de portabilidade. Aí estarei mesmo sem telemóvel.
Reputação 7
Crachá +2
@Olaf

Fui fazer o que me sugeriste. O meu telemóvel é um Dual sim. E no Sim 1 eu consigo fazer a pesquisa para procurar redes. Mas no Sim2 o que não está registado na rede ñ me deixa fazer essa pesquisa.
Estou preocupada pk o Sim 1 pode tbm deixar de funcionar assim k eles me enviarem a mensagem que conseguiram concluir o processo de portabilidade. Aí estarei mesmo sem telemóvel.


Mas tens de fazer a pesquisa naquele que não dá.
@Olaf
Naquele ñ aceita fzr a pesquisa.
Reputação 7
Crachá +6
@Adnelzy Rita, :)

Como é do nosso interesse resolver a sua situação, pedimos que se desloque a uma das nossas lojas, veja aqui onde nos pode encontra, por favor.

Lamentamos não a conseguir ajudar por este meio. 😞

Bom dia

Já solicitei portabilidade de nº de telemóvel da UZO e remeti o respetivo CVP para a NOS por email conforme solicitado, faz amanhã uma semana e continua tudo na mesma.

Situação essa que já me está causar alguns transtornos pessoais!

Cumprimentos,

CQ

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Carlos Queiroz.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu NIF e número de telemóvel que vai portar. 

Boa noite.

Aderi hoje a um pacote Nos 4 com 2 cartões. Ambos os cartões que quero agregar ao pacote já são da nos… 

É na mesma necessário preencher o formulário de portabilidade? O que devo fazer então?

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @David Raposo.

Como os cartões já são NOS, não precisa pedir portabilidade. Basta indicar que são esses os números que quer juntar ao pacote. 

Preenchi o formulário de portabilidade mas o documento .PDF descarregado tem 0 Bytes, ou seja, o download do formulário está com problemas. Há 1 ano atrás consegui fazer este processo corretamente com outro nº de telemóvel. Há alguma forma alternativa de obter o formulário para o poder imprimir e assinar, sem ser a deslocação a uma loja? Por exemplo, podem-me enviar o .PDF correto para o email?

 

Também posso editar o formulário em .PDF usado há um ano atrás e colocar lá os novos dados do outro nº cuja portabilidade quero fazer agora. Aceitam?

Reputação 7
Crachá +5

Parece-me que tudo está a funcionar, está a usar o google chrome ? Veja neste link:https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx#!#formulario

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jorge.Alves,

O @Jose Rodrigues deu uma boa sugestão. Já experimentou através de outro browser? 

Peço desculpa, mas eu não tenho que mudar de browser (muito menos para um da NSA Google) só para um botão de um site funcionar e fazer um download corretamente. Se o site estivesse bem feito, até num browser desatualizado dos anos 90 dava para fazer o download. Mais competência se fazem favor. Corrijam o problema se quiserem, se não quiserem faço a portabilidade noutro lado. Cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jorge.Alves,

Em anexo encontra o formulário para portabilidade móvel. 

Olá @Jorge.Alves,

Em anexo encontra o formulário para portabilidade móvel. 

Isto sim, teria sido uma resposta aceitável e útil, em vez da treta sobre o “browser adequado”. Obrigado, mas é tarde, pois já fiz a portabilidade para outra operadora. Cumprimentos.

Recebi este sms a confirmar a portabilidade concluida mas o que é certo é que nao foi efetuada,

Algo se passou a portabilidade não está feita no numero em questão.

 

“Já concluimos a portabilidade do seu numero de telemovel xxxxxxxxxxx. Já pode usar este numero”

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @JOSÉ MANUEL ROSA MATOS.

Está a utilizar o novo cartão? O cartão tem rede? 

Penso que está resolvido, as mensagens de confirmação de portabilidade concluida dos numeros de telemovel não estava a bater certo, dizia que certo numero ja tiinha portabilidde feita mas a que estava realmente feita era de outro numero

Mas agora acontece o seguinte, na area de cliente na area de telemoveis ainda aparece os numeros originais dos cartoes e nao consigo ver os saldos aparece sempre a mensagem "O serviço selecionado não tem informação de saldos”

 

Antes de se fazer a portabilidade consegui consultar os saldos em minutos e GB de internet

Reputação 7
Crachá +2

Faz logout e login na area de cliente. Se não atualizar remove e volta a associar os serviços. 

Voltei a entra e agora parece estar bem, obg

Reputação 7
Crachá +6

Olá  @JOSÉ MANUEL ROSA MATOS , :slight_smile:

 

Agradecemos o seu feedback. 

 

Qualquer questão ou sugestão que tenha, não hesite. Estamos ao seu dispor. :sunglasses:

Comentário