Header
Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Reputação 7
Crachá +6

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da App NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na App NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da App NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da App NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou App NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.


298 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
@Luisa Freitas mas já tens o cartão na NOS? Se tiveres é só pedir para juntar ao pacote.

No site, carrega em quer aderir para eles te ligarem e tratarem disso.
Boa noite.
Hoje, via telefónica, solicitei a portabilidade de um número da vodafone para a nos. A assistente que me atendeu enviou-me por e-mail os documentos do pedido que, após assinar, terei de remeter novamente à nos num prazo de 3 dias. No entanto, não percebi se o prazo de 3 dias começa hoje ou quando rececionar os novos cartões em casa. Solicito assim um esclarecimento.

Muito obrigada.
Reputação 7
Crachá +2
O formulário que recebeste tem os números dos SIMs preenchidos?
Sim, o formulário já está preenchido. Só é necessário mesmo assinar.
Reputação 7
Crachá +2
Então os 3 dias começaram quando te enviaram os impressos.
Reputação 1
Eu aderi recentemente ao pacote NOS 4 Uma 2 cartões 6 GB. Adicionei 2 cartões de familiares à minha conta mas usam pouco a Internet.
O meu número está associado à Vodafone mas o contrato Red só termina em Junho. Também tenho uma banda larga móvel da Vodafone 16€ 30 GB e termina em Fevereiro a fidelização. O consumo não chega os 10 GB por mês.
Eu posso adicionar um cartão NOS em Março a finalidade neste momento vai para substituir a banda larga móvel. Pois vou ficar com 18Gb e vou colocar num tablet 4g. Mas quando terminar a minha fidelização do Red posso pedir a portabilidade? Neste caso o número vai substituir o cartão que vou pedir à Nos em Fevereiro .
É possível pedir a portabilidade para o número da NOS com o cartão ativo alguns meses?
Reputação 7
Crachá +1
@PEDRO82 sim é possível adicionares um número ao teu pacote. depois quando já puderes fazer a portabilidade podes tirar o numero que nao queres e colocar o portado.
Bom dia,

Pedi um cartão de telemovel, e já o recebi. No entanto, pedi a portabilidade do cartão, para o numero anterior, e ainda não foi feito essa portabilidade.

Aguardo por resposta

Obrigado

Miguel Diogo
Reputação 7
Crachá +2
Preencheste algum formulário para a portabilidade?
Não!

Por telefone, disseram-me que não era necessário!

Faziam a alteração de imediato.
Reputação 6
Crachá +1
A informação que consta aqui: https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/portabilidade-mude-para-a-nos-mantendo-o-seu-numero-de-sempre-7136

É de que será necessário enviar o formulário preenchido com a documentação. Basta enviar através de e-mail para manter@nos.pt
ok ,muito obrigado.
Reputação 6
Crachá +1
Quando estiver resolvido, escreva aqui como procedeu.
Boa noite,

Eu sou cliente particular da nos e tenho um pedido de portabilidade pendente para a minha irmã há já algum tempo e quero cancelar esse mesmo pedido. Como é que faço isso? Visto que não consigo entrar em contato com o apoio ao cliente.

Agradecia resposta
Sem mais nada a acrescentar,
Hugo Fernandes
Reputação 7
Crachá +5
Boa noite,

Eu sou cliente particular da nos e tenho um pedido de portabilidade pendente para a minha irmã há já algum tempo e quero cancelar esse mesmo pedido. Como é que faço isso? Visto que não consigo entrar em contato com o apoio ao cliente.

Agradecia resposta
Sem mais nada a acrescentar,
Hugo Fernandes
Boa noite, pode contactar por email neste link http://www.nos.pt/particulares/contactos/Pages/contacte-nos.aspx?utm_source=help&utm_medium=cta&utm_campaign=007110417help2contacts
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @HugooFernandes.

Para o conseguirmos ajudar, uma vez que se trata de um assunto específico do serviço, pedimos que nos ligue, por favor. Conheça aqui as linhas de apoio disponíveis.
Pedi a migração de 3 números e portabilidade de 1 no dia 23 de Janeiro hoje são 28 de Janeiro e continua por fazer a migração quando fiz o contrato foi com a condição de fazerem a migração e portabilidade. Como não estão a comprir com o contrato tenho direito de rescindir de imediato?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @CarlosCosta 🙂

Queremos ajudá-lo.
O formulário de portabilidade foi entregue no acto do pedido que fez no dia 23?

O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos o seu comentário ao tópico já existente e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade.
Sim foi tudo feito no dia 23 pela segunda vez que a primeira vez foi a 10 de Janeiro quando instalaram o serviço
Reputação 7
Crachá +6
Olá @CarlosCosta,

Esta questão está associada apenas ao seu serviço, por isso, para podermos perceber o que se passa, e porque o queremos ajudar, precisamos que nos ligue.
Saiba como aqui.
Fiz o pedido de portabilidade na sexta feira. Será que ainda demora muito a mudar de operadora?
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Tanisabel :D

Queremos ajudá-lá.

Assim que o seu pedido for aceite, irá receber uma comunicação a notificar a data e hora em que a mesma será realizada. Na data e hora indicada, o cartão da antiga operadora deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará activo com o seu número de telemóvel.

O prazo da portabilidade, caso não seja solicitado um período superior, a portabilidade de números móveis ocorrerá no prazo máximo de 1 dia útil a contar da apresentação do pedido.
Eu sei disso tudo. Mas hoje eu tinha de carregar o telemóvel da outra operadora e não vou carregar se estou à espera da dita mensagem. Já lá vão 3dias. Agora estou sem telemóvel
Reputação 6
Crachá +1
Deverá junto de uma loja apresentar reclamação e pedir para ser ressarcida pelos dias sem serviço.
Encaminhe também com conhecimento à ANACOM a situação explicada em detalhe.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Tanisabel :)

Para a podermos ajudar sugerimos que entre em contacto connosco e que solicite informações sobre o estado da portabilidade.

Saiba como entrar em contacto connosco aqui.

Comentário