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Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


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Reparámos que a Portabilidade traz algumas questões e dúvidas à nossa comunidade, e, por isso, decidimos dar uma ajuda. :)

O que é a Portabilidade?
É uma opção, gratuita, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo ou telemóvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.

O que preciso para pedir a Portabilidade?
  • preencher um formulário, anexar cópia do seu documento de identificação e enviar para a NOS
  • ter adquirido um novo cartão NOS para colocar no seu telemóvel. O novo cartão pode ser pedido através de qualquer loja NOS, nas nossas linhas (consulte aqui), ou pedindo no nosso site (aqui).

Onde posso encontrar o formulário?
  • no site da NOS há um widget que o ajuda a preencher o formulário 🙂 Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir e assinar
  • no momento da adesão aos nossos serviços, com o um comercial NOS
  • numa loja NOS

E como faço para enviar o pedido?
Pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:
  • por email, para manter@nos.pt
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA, usando o envelope RSF que lhe enviamos, ou num envelope normal (não precisa de selo :)).
  • entregar numa loja NOS

E depois?
Assim que o seu pedido for aceite, irá receber uma comunicação (email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário) a informar a data e hora em que a mesma será realizada. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.
Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

Antes de pedir a portabilidade, não se esqueça de confirmar alguns pontos:
  • se os dados pessoais (nome, número de identificação e número de contribuinte) com que registou o cartão da outra operadora são os mesmos que tem na NOS. É frequente um processo de portabilidade ser rejeitado por dados incorretos
  • se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador
  • se assinou o formulário como assina o seu documento de identificação
  • se utilizou o número no outro operador, até há, pelo menos, três meses
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco. 🙂

246 Comentários

Boa noite,

Sou vosso cliente particular mas tenho o meu numero móvel em contrato empresarial na vodafone. Não encontro no vosso site um formulário para o efeito.

Podem ajudar a saber quais os documentos necessários para fazer o pedido e portabilidade?

Obrigado
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Crachá
Aqui nesta página encontra tudo o que pode fazer. Não se esqueça de ver as condições da Vodafone pois vai portar o número para outra operadora.

http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx

Não esquecer que se é cliente particular com tv + net + tlf fixo (e ainda não comunicou com a NOS sobre esta possibilidade) pode atualizar o pacote e acrescentar um número de telemóvel. Aconselho a ligar sinceramente para a linha de apoio ao cliente, 16990, tecla 4 e depois tecla 1.
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Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro C..

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar toda a informação necessária para portar o seu cartão de telemóvel para a NOS. :)

Conseguiu preencher o impresso de portabilidade?
Ola.
Nao consigo avançar no formulário porque como referi o numero na vodafone esta em nome empresarial e nao tem bi.
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Olá, @Pedro C..

De maneira a conseguirmos ajudá-lo, uma questão que se trata de uma questão individual, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Bom dia,
Fiz um pedido de portabilidade há 8 dias e continuo sem rede.
Isto é normal?
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Bom dia,
Fiz um pedido de portabilidade há 8 dias e continuo sem rede.
Isto é normal?
recebeu uma mensagem ou outra forma de contacto com a data e hora que ia ser feito a portabilidade?
inseriu o novo cartão SIM no telemóvel só depois da data indicada ? Se sim e continuava sem rede, devia ter logo contactado a NOS.
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Crachá +1
@Syndia Rogão já ligaste para o apoio para saber o que se passa?
Segundo a ANACOM

https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=324335

Quanto tempo tenho de esperar pela portabilidade do número?

O prazo para a transferência efetiva do número é de 1 dia útil, contado desde a apresentação do pedido de portabilidade ao novo prestador, devidamente acompanhado dos elementos necessários. Este prazo tem as seguintes exceções:

1. quando tenha solicitado ou acordado um prazo superior;

2. quando se trate da portabilidade de MSN (números múltiplos RDIS) e DDI (blocos de extensões de PPCA), que implique a necessidade de pedido de configuração e números ativos do novo ao antigo operador;

3. sempre que a mudança de prestador a que a portabilidade está associada implique uma intervenção física na rede que suporta o serviço a prestar ou não exista disponibilidade de acesso a essa rede;

4. quando a comercialização dos serviços relativamente aos quais a portabilidade foi solicitada seja efetuada através de contratos à distância ou vendas "porta-a-porta".

Nos casos 2 e 4, a portabilidade deve ter lugar no prazo máximo de 3 dias úteis, e na hipótese 3 deve ser feita no mais curto prazo possível.

Caso o prazo definido anteriormente não seja cumprido, o novo prestador tem de compensá-lo no valor de 2,5 euros, por número, por cada dia útil completo de atraso, salvo no caso de assinantes que não sejam consumidores cujos contratos estabeleçam outras compensações. Este valor devido pelo novo prestador não carece de pedido prévio e deverá ser, desde logo, creditado na fatura seguinte a emitir ou por qualquer meio direto, designadamente transferência bancária ou envio de cheque, no prazo máximo de 30 dias após o facto que deu origem à compensação.

Após a concretização da portabilidade, o serviço deve ficar operacional. Se, na sequência de um pedido de portabilidade, houver interrupção do serviço (exceto um período máximo de 3 horas, designado por janela de portabilidade, durante o qual pode acontecer interrupção de serviço), o prestador para o qual mudou o número fica obrigado a pagar-lhe uma compensação no valor de 20 euros, por número, por cada dia de interrupção, até ao máximo de 5000 euros por pedido de portabilidade, salvo no caso de assinantes que não sejam consumidores cujos contratos estabeleçam outras compensações.
é mesmo necessário o numero que tem no cartão SIM para portabilidade do mesmo?
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Olá @Nuno1980, bem-vindo ao Fórum NOS.

Sim, o número do cartão SIM é obrigatório num pedido de portabilidade. Pode confirmar este número no verso do cartão. 🙂
Bom dia, Tenho a Nos4 com 1 cartão de telemóvel e gostava de saber quem é que tem de assinar o formulário de portabilidade uma vez que não sou eu o titular da conta.

Cumprimentos
Bom dia, Eu pedi a portabilidade acerca de uma semana ou um pouco mais e ainda estou a espera que me seja enviada uma mensagem em como a situação esta encaminhada. De momento encontro-me sem telemóvel pois o tarifário que tinha acabo e a portabilidade não é realizada.
Aguardo por uma resposta e pela portabilidade dos números que se encontram no contrato.
Obrigada.
Mais alguém se encontra com o mesmo problema?
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Olá @AlexandraCostelha,

O formulário de portabilidade deve ser assinado obrigatoriamente pelo titular do cartão no operador de origem. Caso esta pessoa não seja a titular do serviço NOS, o formulário também deve ser assinado pelo titular do serviço NOS.
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Crachá +6
Olá @CARLA SOFIA BELOTO, bem-vinda ao Fórum NOS.

Esta questão está associada apenas ao seu serviço, por isso, para podermos perceber o que se passa, e porque a queremos ajudar, precisamos que nos ligue.
Saiba como aqui.
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Crachá
Uma sugestão já apresentada e que julgo ser interessante seria a promoção da portabilidade para NOS associada a uma "oferta" limitada.
Por exemplo um pacote de dados adicional sem custos... sem possibilidade de repetir para evitar abusos.
Promovem a adesão à operadora mantendo o número e ainda com a adição de uma oferta que incentive o cliente a manter-se como cliente ou que pelo menos seja fator de diferenciação face ao mercado para optar pela NOS.
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Crachá +6
Olá @DanielS,

Agradecemos a sua sugestão. 🙂 Fique atento à nossa oferta.
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Crachá +6
Olá a todos,

A partir de 13 de setembro o comportamento do aviso de portabilidade vai ser alterado. Saibam mais sobre a alteração neste tópico.
Reputação 6
Crachá
Olá @DanielS,

Agradecemos a sua sugestão. 🙂 Fique atento à nossa oferta.

Bla bla bla
Isso serve para "novos" clientes, para quem já conhece a casa desde setembro de 1998 nem precisa de dar resposta.
boa tarde alguem me sabe dizer para que email devo mandar a fotocopia da portabilidade para a nos obrigada
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde, na área de cliente em Os Meus Serviços, entre em Contacte-nos / Sou um cliente particular / Telemóvel / Gerir os meus serviços / manter o mesmo numero. Ou pode utilizar o endereço E-Mail manter@nos.pt
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @ANTONIO DELGADINHO, bem-vindo ao Fórum NOS.

O @Jose Rodrigues deu uma ótima ajuda. 🙂 Aproveitámos para mover a sua publicação para este tópico onde pode encontrar toda a informação sobre como pedir a Portabilidade. 🙂
Olá,
Resolvi solicitar a portabilidade de um número 91xxxx pra a NOS.
Ontem, pelas 14:30 recebi a mensagem para substituir os cartões SIM.
Assim procedi... Pensava que tudo estava tratado. Mas,
Resulta que recebo chamadas da rede fixa, NOS e MEO sem problemas, mas não recebo da rede Vodafone!!!!! Quem liga, receba a mensagem "Não é possível completar a sua chamada"!!!
Já contactei a linha de apoio da NOS 2 vezes e a situação mantêm-se - com graves prejuízos, como podem imaginar.
Agradeço um esclarecimento e o que devo esperar, para além de me dizerem que abriram um processo internos para aferir o problema!!!
Não posso estar tanto tempo sem acesso à rede Vodafone que (goste-se ou não) é significativa, principalmente na minha utilização.
Grato,
FR
Bom dia quero associar o meu cartao do telemovel ao pacote da Nos
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Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Family Rodrigues.

Lamentamos a situação que nos conta. 😞

Uma vez que nos indica que a situação já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto, por favor.

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