Header
Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Reputação 7
Crachá +6

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da App NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na App NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da App NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da App NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou App NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.


298 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Saiba mais sobre o processo de portabilidade aqui.

Recomendamos que, para maior rapidez e comodidade, visite uma loja NOS perto de si.

Obrigado

 

Boa tarde, sou Vodafone yorn 10gb, ao passar para wtf 10gb, com o mesmo número eu fico com o meu saldo actual ou fica a zero? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Toz,

Agradecemos a sua mensagem.

O saldo que possui com o seu atual operador, fica retido no mesmo ao fazer a portabilidade do número para a NOS.

O saldo não não é portado juntamente com o seu número.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Tenho então de gastar o soldo primeiro

Reputação 7
Crachá +6

Sim, @Toz

Para que não perca o saldo, sim. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. 
Obrigado

Mas a passar o meu numero para wtf, vou ter que fazer o carregamento para este mês?

Reputação 7
Crachá +6

Já ativou o WTF, @Toz
Se sim, sim, é necessário carregar para que exista renovação de benefícios. 

Obrigado

Si carregamento sei que tem, mas qual passe para wtf tenho de carregar logo ou só no fim do mes

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, 

O ciclo WTF, @Toz, ou seja, a data de renovação de benefícios, depende do dia de ativação. 

Por exemplo, se ativarmos um tarifário WTF no dia 2 de março de 2023, o mesmo renova a dia 2 de cada mês. Neste exemplo, é necessário que tenha o valor da mensalidade em saldo no dia 2 para que seja debitado. 

Obrigado
 

Bom dia, sim eu sei, já activei o meu cartão wtf, mas esse é que vai levar a portabilidade para o meu 91 yorn passar para wtf. A pergunta é,  eu quando tiver pronto e passado o meu 91 para 93, eu vou ter a promoção de 6 meses a 10€ já que é numero novo na wtf?

Reputação 7
Crachá +6

A promoção inicia a partir do momento em que ativou o cartão e carregou o telemóvel, @Toz
Obrigado

Não rive a promoção,  pois o meu 93 já tinha que era do meu trabalho,  não me deram a promoção por isso penso, mas esse meu 93 é que vai levar a portabilidade para passar 93 para o meu 91, que era o meu yorn

E que ele está a pedir me o 21,80

Reputação 7
Crachá +6

Se ainda não ativou o tarifário no cartão SIM que vai receber o número 91, não se preocupe, @Toz
Obrigado

Sim já está activo 

Reputação 7
Crachá +6

@Toz, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cartão para o perfil @Fórum

Vamos verificar exatamente em que estado e que tarifário tem associado ao número 93. 😊
Obrigado 

Eu já liguei para vos, e vou esperar que seja feita a troca do número, para depois. Activar o tarifário por factura o de 40gb 

Reputação 7
Crachá +6

Ficamos contentes que tenha conseguido esclarecer a situação, @Toz
Muito obrigado pelo seu feedback.

Bom dia.

Pedi o cartão WTF numa promo 50GB por 12,50€.

Chegou o cartão, pedi a portabilidade e carreguei os 12,50€.

A portabilidade foi feita ontem, não tenho o saldo e diz-me que o tarifário é agora 14€.

Começamos mal, nem dinheiro nem tarifário que era.

Alguém me ajuda sff?

 

Bom dia.

Pedi o cartão WTF numa promo 50GB por 12,50€.

Chegou o cartão, pedi a portabilidade e carreguei os 12,50€.

A portabilidade foi feita ontem, não tenho o saldo e diz-me que o tarifário é agora 14€.

Começamos mal, nem dinheiro nem tarifário que era.

Agradeço a vossa ajuda visto que não há suporte ao fim de semana para estas situações.

 

Pois Rubén  Borges,  a mim correu bem, mas a senhora explicou me que era tarifário 20 mais 20, e afinal era o 20, por factura. Mas prontos, tá bom na mesma

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Ruben Borges e @Toz

Lamentamos a situação. 😥

Infelizmente, devido à atualização dos tarifários WTF, já não é possível ativar a campanha que viu quando fez o pedido do seu cartão.
Assim, caso queira ativar o seu WTF, terá de escolher uma das novas campanhas em vigor.
Pode consultar os tarifários e campanhas disponíveis em
https://www.wtf.pt/tarifarios

Qualquer questão, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Bom dia.

Realmente é de lamentar, pois mudei de operadora pelo preço acima referido.

A única ajuda que me pode dar é onde fazer reclamação, pois "contratei" um serviço por um preço, e depois de todo o processo de mudança de operadora sou presenteado com outro.

Agradecido

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos, @Ruben Borges

No decurso da comunicação da ANACOM tivemos de proceder à alteração de oferta. 

Agradecemos a compreensão.

Obrigado

Então ajude-me a esclarecer onde estão os 12,50€ que carreguei e como escolho o tarifário pois dá-me sempre erro como segue imagem em anexo.

 

Comentário