Header
Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Reputação 7
Crachá +6

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da App NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na App NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da App NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da App NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou App NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.


298 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @bro

Sim, o email manter@nos.pt manter-se-á ativo.

No entanto, querendo, tem a possibilidade de realizar diretamente na App NOS. 

Se precisar de ajuda, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigado

É a 5ª tentativa que faço para que cumpram o que me foi indicado na renovação de contrato.

  • Já fui a uma loja
  • já liguei para a linha que indicaram
  • já aguardei o contacto que me agendaram para há 2 dias atrás e não realizaram, fechando o pedido na app de cliente sem estar realmente fechado
  • já liquei novamente para linha de apoio e encaminhou-me para a linha de portabilidade 1242, e ao escolher a opção que pretendo inidicaram-me que tenho que ligar para a linha de apoio onde nao me ajudaram e me encaminharam para esta ….. em resumo a NOS não está a dar resposta!

 

Na renovação de contrato propuseram-me adicionar um 3º cartão, sobre o qual perguntei se poderia utilizar um cartão que já tenho da NOS de um familiar→ ou seja, pretendo que o cartão que adicionaram ao meu pacote de casa seja um numero já existente. a resposta foi sim!!!! Até agora não consegui que me fizessem a inclusão do numero já existente no 3º cartão incluido no pacote de dados!

 

Não têm dado resposta e neste momento estou a pagar 4 cartões em vez dos 3 que me foram propostos na renovação do contrato. Se a situação não ficar resolvida até à proxima semana creio que existe motivo para denuncia de contrato por não cumprimento da vossa parte. 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @DianaAlmeida
Vamos ajudar. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado 

Boa noite, 

Aderi à Nos e anteontem vieram instalar a box em casa. Infelizmente não trouxeram o cartão sim e disseram que seria entregue por estafeta, o que não aconteceu. Ontem à noite recebi um SMS da nos a informar que a portabilidade do número de tlm ia ocorrer hoje entre as 20h e as 23h. Como não tinha recebido o cartão sim liguei para a nos a perguntar. Disseram-me que o técnico devia ter entregue o cartão sim aquando da instalação e que para ser a linha de apoio a pedir iria demorar 5 dias até receber o cartão, pelo que o melhor seria ir a uma loja da nos pedir uma segunda via do cartão. Hoje fui a uma loja nos pedir a segunda via do cartão e tive de pagar 7,5 euros. Na loja colocaram logo o cartão no tlm. Hoje às 20h recebi um SMS da nos a dizer que a portabilidade estava concluída. No entanto são quase 23h e não consigo fazer nem receber chamadas, porque diz que o número não está registado na rede. Podem p.f. ajudar-me? E o que devo fazer para ser reembolsada dos 7,5 euros? Obrigada.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @IdG, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pedimos desculpa pela situação. 

Vamos creditar o valor da 2.ª via do cartão. Confirme-nos, por favor, o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Bom dia, não estou a conseguir avançar no formulario de portabilidade.

Basicamente tenho um serviço movel que está a ser utilizado pelo meu filho, mas está em meu nome na Vodafone e pretendo ativar um serviço WTF, para ficar no nome dele. 

O formulario não deixa avançar quando estou a preencher os dados de cliente na NOS, sendo que não consigo preencher a data da validade do cartão de cidadão.

Conseguem ajudar?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Nuno Correia Silva

Lamentamos a situação. 
Por favor, experimente novamente o acesso ao formulário para fazer o pedido de portabilidade. 
Não verificamos, de momento, dificuldades na criação do pedido. Mas se a dificuldade se mantiver avise-nos para sermos nós a preencher e enviá-lo por email para que assine. 
Obrigado

Bom dia @Nuno Correia Silva

Lamentamos a situação. 
Por favor, experimente novamente o acesso ao formulário para fazer o pedido de portabilidade. 
Não verificamos, de momento, dificuldades na criação do pedido. Mas se a dificuldade se mantiver avise-nos para sermos nós a preencher e enviá-lo por email para que assine. 
Obrigado

Entretanto preenchi à mão em papel e enviei para manter@nos.pt, mas não obtive qualquer resposta.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Nuno Correia Silva,

Agradecemos a usa mensagem.

Indique-nos, por favor, qual a data em que efetuou o envio da documentação.

Saiba ainda como fazer a portabilidade de um número da App NOS.

Para que possamos ajudar a acompanhar este tema envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Olá

Os 2 contratos foram feitos com nomes diferentes. Finalmente procedi ao envio do documento por correio electrónico com os documentos comprovativos.

 

Obrigado

 

Olá,

1 mês mais tarde, não recebi qualquer feedback da NOS.
O e-mail foi recebido e aberto, mas nada mais.

O meu problema era o seguinte:

Olá,

Assinei há 2 meses um contrato de NOS com uma vendedora porta-a-porta. Eu tinha-lhe pedido portabilidade.

Estou há alguns dias à espera que isto seja feito (2 mês), mas não foi feito. Resta-me agora 2 contratos e 2 números de telefone...

Posso fazer o pedido de portabilidade online? E recuperar o número do meu antigo operador? Isto significaria que o número que me foi atribuído pelo NOS seria eliminado.

Se alguém me puder guiar, obrigado.

Estou realmente desapontado

Reputação 7
Crachá +2

Tente fazer o pedido de portabilidade na app nos

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JoaoFernandespt

O @Olaf deu uma excelente ajuda. 
A App NOS assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido de portabilidade. Saiba como o fazer em:

Se precisar de ajuda, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Boa tarde @JoaoFernandespt

@Olaf deu uma excelente ajuda. 
A App NOS assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido de portabilidade. Saiba como o fazer em:

Se precisar de ajuda, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Olá,

No meu caso, os 2 contratos foram feitos com nomes diferentes. Assim, seguindo o procedimento, tenho de ir por e-mail.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos, @JoaoFernandespt
Sim, infelizmente, e como há dois titulares, é necessário que ambos assinem o documento. 

Se surgirem questões adicionais, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

olá,

tenho uma dúvida que não consigo encontrar resposta nos detalhes do Tarifária Mundo,

Ele tem um bónus de €15 em saldo: bónus de €5 em cada um dos 3 primeiros carregamentos,

o que precisava de saber é se esse bónus depois de recebido, se tem um período de validade para ser consumido?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

O bónus €15 (€5 em cada um dos 3 primeiros carregamentos de valor igual ou superior a €7,50) são atribuídos em  saldo, não tendo uma validade para utilização.

A oferta em saldo (15€) não contempla minutos/SMS para números considerados de valor acrescentado ou números especiais.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

bom dia fiz instalação do serviço no dia 6. agora quanto tempo tenho que esperar pela portabilidade ?

Desde já obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tiago bruno moreira neves,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Entregou os formulários de portabilidade numa loja NOS ou através do email manter@nos.pt?

Obrigado 

Foi numa loja nos

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @tiago bruno moreira neves,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirme-nos, por favor, se tem os seus serviços registados na Área de Cliente NOS.

Através da Área de Cliente pode acompanhar o estado dos seus pedidos, como é o caso do pedido de portabilidade.

Aguardamos o seu testemunho.

Obrigado 

Está tudo normal a perece os serviços tudo correto telemovveis e tudo. Na.loja disseram me que iria receber uma mensagem com a data e a hora e até agora nada 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia,

Agradecemos o seu testemunho @tiago bruno moreira neves. Vamos ajudar a analisar. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

O bónus €15 (€5 em cada um dos 3 primeiros carregamentos de valor igual ou superior a €7,50) são atribuídos em  saldo, não tendo uma validade para utilização.

A oferta em saldo (15€) não contempla minutos/SMS para números considerados de valor acrescentado ou números especiais.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia,

Com uma portabilidade, também é oferecido o bónus de €15 ?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

A oferta está disponível para novas adesões. Saiba mais aqui.

Ao fazer a adesão e pedido de portabilidade, terá acesso a esta oferta.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

A oferta está disponível para novas adesões. Saiba mais aqui.

Ao fazer a adesão e pedido de portabilidade, terá acesso a esta oferta.

Obrigado 

Como funciona a portabilidade na NOS,? mando vir o cartão com o tarifario e depois eu mando pedido de portabilidade ou preencho primeiro um formulário de portabilidade?

Comentário