Header
Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Reputação 7
Crachá +6

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da App NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na App NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da App NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da App NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou App NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.


298 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Nazário Ribeiro

Lamentamos a demora na resposta. Entretanto, não recebeu os cartões em questão?

Obrigada 

Bom dia!

Eu enviei um mail para manter@nos.pt, no dia 4 de Maio, mas ainda não me disseram nada. Liguei para os vossos serviços e disseram-me que não tinham pedido nenhum. Tornei a encaminhar o mail para efetivar a portabilidade. Fiz o pedido no dia 4 para que no máximo amanhã ficasse ativo para não continuar a pagar às outras operadoras. Conseguem-me ajudar a saber se o mail entrou em sistema e se vai ficar resolvido esta semana?

Cumprimentos,

Adriana Silva

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Dri Silva,

Lamentamos a situação.

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum.

Obrigada

Olá @Dri Silva,

Lamentamos a situação.

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum.

Obrigada

Boa tarde!

Enviei logo a seguir a fazer o comentário, com o meu número de cliente.

Cumprimentos,

Adriana Silva

Reputação 7
Crachá +6

@Dri Silva

Vamos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada 

Bom dia.

Quarta-Feira, dia 07/07, pedi numa loja, a portabilidade de um numero meo para a nos.

Esse pedido foi para hoje, dia 12/07.

Já não deveria estar cancelado o cartão meo?

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Nuno Cabral Pereira,

Lamentamos a demora pela resposta. 
Entretanto, a portabilidade ficou concluída? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 

Boa tarde, enviou o formulário ?

Tem várias formas de fazer o seu pedido: por email, por correio ou numa Loja NOS. Basta preencher o formulário que disponibilizamos nesta página, imprimir e juntar uma cópia do seu documento de identificação ou assinatura reconhecida, e enviar para um dos seguintes canais:

  • Email: manter@nos.pt;
  • Correio: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA;
  • Entrega numa loja NOS

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx

Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 

Boa tarde, enviou o formulário ?

Tem várias formas de fazer o seu pedido: por email, por correio ou numa Loja NOS. Basta preencher o formulário que disponibilizamos nesta página, imprimir e juntar uma cópia do seu documento de identificação ou assinatura reconhecida, e enviar para um dos seguintes canais:

  • Email: manter@nos.pt;
  • Correio: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA;
  • Entrega numa loja NOS

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx

Boa tarde. Sim, enviei formulário no dia 13.10. Até agora sem resposta. 

Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 

Boa tarde, enviou o formulário ?

Tem várias formas de fazer o seu pedido: por email, por correio ou numa Loja NOS. Basta preencher o formulário que disponibilizamos nesta página, imprimir e juntar uma cópia do seu documento de identificação ou assinatura reconhecida, e enviar para um dos seguintes canais:

  • Email: manter@nos.pt;
  • Correio: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA;
  • Entrega numa loja NOS

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx

Boa tarde. Sim, enviei formulário no dia 13.10. Até agora sem resposta. 

Enviei para manter@nos.pt.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @CATIA SUSANA RIBEIRO ALVES. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @CATIA SUSANA RIBEIRO ALVES. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Obrigada! Entretanto já me contactaram ontem e o processo está a avançar. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @CATIA SUSANA RIBEIRO ALVES,

Obrigada pelo seu feedback.🙂

Estamos disponíveis para qualquer questão adicional.

 

Olá,

Estou há quase dois meses há espera da portabilidade, o pedido foi feito inicialmente por mail através de um comercial da nos, mais tarde renovei o pedido em loja, já foram feitos inúmeros telefonemas para a assistência, com respostas diferentes de cada vez que se liga. Já foram feitas reclamações tanto no portal da queixa como com a Anacom com envio novamente dos pedidos de portabilidade mas a portabilidade não é realizada.

O que é que se passa? O que é que se pode fazer mais?

Muito obrigado.

eu sou da MEO, mas quero alterar para a wtf , ao fazer isso deixarei de ser da MEO e passarei a ser da NOS? porque a operadora que tenho é  MEO isso muda alguma coisa?

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Diogo Rafael Soares ribeiro,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, a sua questão. 

Obrigado 

Crachá

Boa noite.

Ainda a tes da data agendada para a portabilidade é possível utilizar já o cartão NOS e, depois, nessa data ficará então o número da NOS desativado e o meu serviço com o número portado do outro operador? 

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Pjsimoes222,

Sim, pode utilizar o cartão SIM da NOS mesmo antes da portabilidade ser concluída, uma vez que o cartão já está ativo com um número provisório.

Obrigada

Boa tarde 

Queria regressar a NOS 

Alguém me poderia informar do melhor plano para telemóvel?

Boa tarde 

Queria regressar a NOS 

Alguém me poderia informar do melhor plano para telemóvel?

Alguém que me possa ajudar??

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Nuno OA,

Conheça os tarifários NOS a que pode aderir, aqui e escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

Se tiver questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Boa noite. Pedi um cartão wtf mas queria manter o mesmo numero. Já pedi a portabilidade do mesmo. Mas agora estou na dúvida se tenho que ativar já o cartão wtf ou não.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @filipe soares1022

Se pretender, pode começar já a utilizar os benefícios associados ao cartão WTF, no entanto, encontrar-se-á com um número provisório até ser agendada a portabilidade ou pode aguardar e apenas ativar quando tiver conhecimento da data da portabilidade :)

Obrigado

Muito obrigado

Comentário