Header
Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Reputação 7
Crachá +6

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da App NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na App NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da App NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da App NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou App NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua Área de Cliente ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.


298 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

@Paulouser

Agradecemos o seu feedback. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Boa tarde, 

 

O formulário de portabilidade no site não funciona, alguém sabe onde posso encontrar o PDF ? 

Só encontro da Madeira e Empresas, no site ando a tentar há tres dias e depois de preencher os dados não avança.

 

Obrigado pela atenção

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Diogo Filipe Esteves.

Colocamos em anexo o formulário de portabilidade. :grinning:

Obrigado pela ajuda Tiago

Reputação 5
Crachá +2

63155b8b-1e0c-46f8-93b8-c04997355930.png


Reparámos que a Portabilidade traz algumas questões e dúvidas à nossa comunidade, e, por isso, decidimos dar uma ajuda. :)

O que é a Portabilidade?
É uma opção, gratuita, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo ou telemóvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.

O que preciso para pedir a Portabilidade?

  • preencher um formulário, anexar cópia do seu documento de identificação e enviar para a NOS
  • ter adquirido um novo cartão NOS para colocar no seu telemóvel. O novo cartão pode ser pedido através de qualquer loja NOS, nas nossas linhas (consulte aqui), ou pedindo no nosso site (aqui).


Onde posso encontrar o formulário?

  • no site da NOS há um widget que o ajuda a preencher o formulário 🙂 Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir e assinar
  • no momento da adesão aos nossos serviços, com o um comercial NOS
  • numa loja NOS


E como faço para enviar o pedido?
Pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA, usando o envelope RSF que lhe enviamos, ou num envelope normal (não precisa de selo :)).
  • entregar numa loja NOS


E depois?
Assim que o seu pedido for aceite, irá receber uma comunicação (email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário) a informar a data e hora em que a mesma será realizada. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.
Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

Antes de pedir a portabilidade, não se esqueça de confirmar alguns pontos:

  • se os dados pessoais (nome, número de identificação e número de contribuinte) com que registou o cartão da outra operadora são os mesmos que tem na NOS. É frequente um processo de portabilidade ser rejeitado por dados incorretos
  • se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador
  • se assinou o formulário como assina o seu documento de identificação
  • se utilizou o número no outro operador, até há, pelo menos, três meses

Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco. 🙂


  Boa tarde, é necessário mudar cartão SIM? O vosso formulário pede número do cartão NOS!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Anil
Sim, deverá ter um cartão NOS e colocar o número de série no mesmo para que o número que pretender portar seja associado ao cartão NOS que tem. 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco.

Muito obrigado,

Reputação 5
Crachá +2

Olá @Anil
Sim, deverá ter um cartão NOS e colocar o número de série no mesmo para que o número que pretender portar seja associado ao cartão NOS que tem. 
Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco.

Muito obrigado,


Ah… ok, é que faz alguns anos fiz portabilidade TMN (MEO) para Vodafone e mantive o mesmo SIM.

E isso têm custo certo? Ou seja, pagasse o cartão? É que eu fiz - sem querer - uma associação de um cartão ao meu pacote tv e esse assumiu um custo de €8, se não estou em erro!

@Mário P. hoje em dia os SIM já dão em todos os equipamentos? Mesmo que seja de outra operadora?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Anil:grinning:
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved:
Relativamente aos €8, teremos de verificar com maior detalhe para percebermos a que se refere. 

O primeiro cartão, na NOS, é gratuito e, assim, só será devida a mensalidade do tarifário que contratou. 

De momento, por exemplo, a NOS desde 4 de julho de 2016, todos os telemóveis vendidos pela NOS são desbloqueados ou podem ser desbloqueados gratuitamente a qualquer momento. 

O equipamento foi adquirido numa outra operadora? Se sim, sugerimos que consulte as condições de compra do equipamento que tem. Existem excepções que podem fazer com que tenha custo para o desbloqueio.  
Muito obrigado

 

Tendo eu adquirido um cartão NOS e pretendendo fazer a portabilidade, ao preencher o formulário e após escolher o documento Cartão de Cidadão e inserir o Numero (8 digitos) a validação efectuada no formulário indica que o numero está incorrecto.

O numero começa por “0”, já tentei com o “0”, sem o “0” e nunca passa a validação.

Por outro lado se eu escolher Bilhete de Identidade a validação é efectuada com sucesso…

Como ultrapassar esta situação sem ter recorrer a uma loja?  

Obg

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Filipe M Oliveira:grinning:

Lamentamos a situação. 

Para podermos ajudar, precisamos de alterar o tipo de documento escolhido no ato da criação da sua conta de cliente. 
Deste modo, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

 

Boa tarde,

Gostaria de anular o pedido de portabilidade, como poderei fazê-lo?obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Gostaria de anular o pedido de portabilidade, como poderei fazê-lo?obrigada

Boa noite, remeta por MENSAGEM PRIVADA o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum para que os moderadores possam dar a sua ajuda nessa questão.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Candoca e @Jose Rodrigues

@Candoca, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! 

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Alguém me pode ajudar por favor?

 

O meu telemóvel desapareceu, literalmente.

 

Tive de comprar um Alcatel 2019G.

 

Preciso de manter o meu número 9xxxxxxx, por causa do SMS Token.

 

Algué me pode ajudar?. Tenho de fazer eu?

 

Podem-me resolver o assunto e o novo telemóvel ir para o site da NOS?

 

Muito obrigado.

 

 

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @cpnm65

Já respondemos à sua mensagem aqui

Obrigada 

Boa noite.

Já enviei o formulário para pedido de portabilidade há mais de uma semana, juntamente com respectiva identificação.

Ainda não foi recebida qualquer mensagem a confirmar se o serviço está activo.

É Preciso mesmo manter o nº de telefone por questões de saúde.

O valor da mensalidade já está a ser debitado.

 

Obrigada a quem puder esclarecer.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @c_gomes

Vamos ajudar! Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Iremos consultar o estado da portabilidade. :slight_smile:

Obrigado 

63155b8b-1e0c-46f8-93b8-c04997355930.png


Reparámos que a Portabilidade traz algumas questões e dúvidas à nossa comunidade, e, por isso, decidimos dar uma ajuda. :)

O que é a Portabilidade?
É uma opção, gratuita, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo ou telemóvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.

O que preciso para pedir a Portabilidade?

  • preencher um formulário, anexar cópia do seu documento de identificação e enviar para a NOS
  • ter adquirido um novo cartão NOS para colocar no seu telemóvel. O novo cartão pode ser pedido através de qualquer loja NOS, nas nossas linhas (consulte aqui), ou pedindo no nosso site (aqui).


Onde posso encontrar o formulário?

  • no site da NOS há um widget que o ajuda a preencher o formulário 🙂 Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir e assinar
  • no momento da adesão aos nossos serviços, com o um comercial NOS
  • numa loja NOS


E como faço para enviar o pedido?
Pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA, usando o envelope RSF que lhe enviamos, ou num envelope normal (não precisa de selo :)).
  • entregar numa loja NOS


E depois?
Assim que o seu pedido for aceite, irá receber uma comunicação (email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário) a informar a data e hora em que a mesma será realizada. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.
Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

Antes de pedir a portabilidade, não se esqueça de confirmar alguns pontos:

  • se os dados pessoais (nome, número de identificação e número de contribuinte) com que registou o cartão da outra operadora são os mesmos que tem na NOS. É frequente um processo de portabilidade ser rejeitado por dados incorretos
  • se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador
  • se assinou o formulário como assina o seu documento de identificação
  • se utilizou o número no outro operador, até há, pelo menos, três meses

Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco. 🙂

Bom dia. 

Podem por favor indicar se apos a portabilidade ter sido acionada o numero antigo passa a ser o actual na área de cliente da NOS? É que fiz  o processo de portabilidade muito recente e os números que aparecem na plataforma NOS são os números novos da NOS e não os que tinha (e tenho) da antiga operadora. 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Fernando Moreira Teixeira,

A atualização é feita automaticamente na sua Área de Cliente. 

Pode confirmar novamente, por favor? Poderá estar a demorar um pouco mais que o habitual.

Obrigada

Boa noite, enviei o pedido de portabilidade por e-mail para o endereço manter@nos.pt, já passaram 2dias depois do envio ainda não recebi nenhuma informação sobre o pedido, demora quanto tempo até haver um feed back em relação ao pedido de portabilidade???

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, enviei o pedido de portabilidade por e-mail para o endereço manter@nos.pt, já passaram 2dias depois do envio ainda não recebi nenhuma informação sobre o pedido, demora quanto tempo até haver um feed back em relação ao pedido de portabilidade???

Bom dia, para que a moderação do Fórum possa ajudar, envie por P/M o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Alfredo Martinho,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Envie-nos uma mensagem privada com os seus dados de cliente através do perfil @Fórum, para podermos ajudar.

Obrigada

Boa tarde,

Fiz a portabilidade, de Vodafone para NOS, mas agora não consigo receber sms’s de operadores Meo e Nos.

O telemóvel era bloqueado à Vodafone, mas foi desbloqueado com código fornecido pela Vodafone.

O que fazer?

O cartão fornecido pela NOS (novos cartões 5g) não recebe 3g/4g.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá @RaulGoncalves,

Lamentamos a demora na resposta.

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Boa noite,

Tenho a portabilidade de 3 tlm para a nós , marcada para dia 19 abril das 12h as 15h e ainda não recebi os cartões sim da nos , ao que sei foram enviados na terça dia 13 , agora corro o de ficar rede móvel, como faço para contornar isso ?

Não poderei ir a uma loja nos pedir novos cartões , levando os pedidos de portabilidade ?

 

Comentário