Skip to main content
Header
Respondido

Porque razão a NOS bloqueia propositadamente números de telefone PÚBLICOS e úteis?

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
Mostre a primeira mensagem

32 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30261 comentários
  • 28 de março de 2024

Boa tarde @marcolopes

Aparentemente, e pelo que indica, parece-nos ser uma restrição ao receber chamadas em anónimo, podendo tratar-se de uma configuração dos números. 

Para afirmar que há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso (...)” deduzimos que se ligar de um número de outro operador, em anónimo, não apresenta a mesma dificuldade, é isso?  

Obrigado,  

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • 2531 comentários
  • 1 de abril de 2024
Olaf escreveu:

Se bem entendi, quando está com o número em anónimo/privado e tenta ligar para esses números não dá!?

Mas se fizer as chamadas para os mesmos números com o número visível dá. É isso?

Sim… mas não sou apenas EU!

É geral!

É um PROBLEMA da NOS.

Afecta as redes FIXA e MÓVEL.

Eu tinha sugerido ao suporte que poderia ter a ver com o CALLER ID… o estranho é tinha feito um teste com o CALLER ID ligado e não obtive resultados diferentes… uns dias depois, voltei a efectuar testes e os resultados são os que apresentei na resposta anterior. Voltei a fazer testes com o SUPORTE ESPECIALIZADO, e, os mesmos resultados. Também fizeram testes do “lado da NOS”.

Em RESUMO: Existe um problema no sistema de “RELAY” de chamadas da NOS, que não permite estabelecer as chamadas para ALGUNS números 308, seja a partir da rede FIXA ou da rede MÓVEL, caso a chamada seja efectuada SEM CALLER ID (ou com CALLER ID desligado)

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • 2531 comentários
  • 1 de abril de 2024
Mário P. escreveu:

Boa tarde @marcolopes

Aparentemente, e pelo que indica, parece-nos ser uma restrição ao receber chamadas em anónimo, podendo tratar-se de uma configuração dos números. 

Para afirmar que há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso (...)” deduzimos que se ligar de um número de outro operador, em anónimo, não apresenta a mesma dificuldade, é isso!?  

Obrigado

Caro @Mário P. 

Não disponho de um telefone de outras redes a partir do qual possa efectuar os testes, como tal não posso descartar que seja um problema que envolve mais entidades que NÃO a NOS!

O que eu SEI, e ficou PROVADO com todos os testes que fiz, incluindo os testes que foram feitos pelo departamento especializado da NOS, é que, é GERAL e transversal ao serviço de TELEFONE FIXO e MÓVEL da NOS.

Existe um PROBLEMA constatado, que não permite o estabelecimento de chamadas para “alguns” números (até agora apenas detectei números começados por 308) efectuadas a partir das redes FIXAS e MÓVEL NOS, caso o telefone chamador (NOS) esteja configurado com o CALLER ID inactivo, ou a chamada seja efectuada de forma “anónima” (CALLER ID desligado apenas naquela chamada)

Facilmente o departamento técnico da NOS conseguirá concluir se o problema é TRANSVERSAL a todos os operadores do mercado e, por conseguinte, encontrar mais facilmente a causa do problema...

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2322 comentários
  • 2 de abril de 2024

Viva @marcolopes, está aqui o amigo bruno pra ajudar. 🤠

Testei agora do serviço da minha irmã que é MEO e acontece o mesmo.

A unica diferença é que não recebo a chamada de número não atribuído, recebo um unico “bip” e a chamada cai. Logo de seguida se ativar caller id já consigo ser atendido.

um bem haja 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2322 comentários
  • 2 de abril de 2024

Parece que é um velho caso de bloqueia a chamadas sem caller ID, algumas empresas fazem-no pra se precaverem de camadas falsas e spamm calling. Ai acho que não há nada a fazer, são politicas que eles podem definir, acho eu, mas não sou perito em legalidades empresariais 😅

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30261 comentários
  • Resposta
  • 3 de abril de 2024

@marcolopes, bom dia. 

A gestão dos números é dos detentores do mesmo, podendo estes realizar barramento a comunicações em anónimo. 

Não sendo, por conseguinte, responsabilidade da NOS, uma vez que sem estar em anónimo a chamada é realizada com sucesso, sendo o mesmo equipamento e a mesma rede. 

Sugerimos que quando pretenda contactar os números em questão mantenha o número visível.

Obrigado, 

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • 2531 comentários
  • 5 de abril de 2024
Bruno Aleixo escreveu:

Viva @marcolopes, está aqui o amigo bruno pra ajudar. 🤠

Testei agora do serviço da minha irmã que é MEO e acontece o mesmo.

A unica diferença é que não recebo a chamada de número não atribuído, recebo um unico “bip” e a chamada cai. Logo de seguida se ativar caller id já consigo ser atendido.

um bem haja 

É uma pena que o departamento específico da NOS não tenha chegado à mesma conclusão após 3 semanas! :D Com esse teste já é quase certo ser uma questão da chamada não ser aceite pelo número de destino devido ao caller ID.

De qualquer forma, não foi a razão pela qual este tópico foi criado… eu é que dei continuidade pensando ser um bloqueio propositado por parte da NOS também para estes números 308.