Skip to main content
Header
marcolopes
Super User
Super User
December 4, 2019
Respondido

Porque razão a NOS bloqueia propositadamente números de telefone PÚBLICOS e úteis?

A NOS bloqueia, propositadamente, certos números da rede telefónica NACIONAL com o intuito de privar o acesso aos mesmos.

Quem ligar, por exemplo, para o APOIO a clientes do cartão universo (938 748 410) a partir de uma rede NOS, obtém a mensagem “este número não está atribuído” (antigamente nem sequer tinha sinal de chamada!!! A tentativa de ligação era bloqueada imediatamente após a marcação!)

Quando digo "bloqueia propositadamente", baseio-me no facto de números como este estarem acessíveis a partir de OUTROS OPERADORES de comunicações nacionais! Não restam dúvidas portanto, que é um bloqueio efectuado pela NOS!

O mais estranho é que é um número começado por 93, e caso não tenha sido portado, pertence à rede da própria NOS!

A NOS bloqueia O PRÓPRIO número de APOIO a CLIENTES!!! Acessível a partir de redes VODAFONE, MEO, etc, e BLOQUEADO a partir da REDE NOS!!!!

https://www.nos.pt/particulares/contactos/Pages/linhas-de-apoio.aspx
16990
A partir do estrangeiro:
+351 929 001 799 na rede móvel
+351 929 001 699 na rede fixa
Uma vergonha!!!

Evidentemente que isto tem uma explicação: satisfazer as EMPRESAS com serviços de apoio que usam números 707 (ou seja, um serviço de APOIO PAGO ao minuto!).

Não tenho nada contra serviços pagos… cada empresa deveria PUBLICITAR os serviços que tem e o PREÇO que irá custar ao consumidor o seu uso… cada um decide! EU, pessoalmente, NÃO SOU CLIENTE de uma empresa que use números 707 (e evito quase sempre empresas com números 808, que não fazem qualquer sentido hoje em dia… excepto fazer o consumidor gastar $$$$ com a justificação de ser equivalente ao PREÇO de uma CHAMADA LOCAL!! O que é uma chamada LOCAL hoje em dia? 😃 :D)

https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-bloqueio-propositado-de-numeros-de-telefone-de-destino-29348219

Melhor resposta por Mário P.

@marcolopes, bom dia. 

A gestão dos números é dos detentores do mesmo, podendo estes realizar barramento a comunicações em anónimo. 

Não sendo, por conseguinte, responsabilidade da NOS, uma vez que sem estar em anónimo a chamada é realizada com sucesso, sendo o mesmo equipamento e a mesma rede. 

Sugerimos que quando pretenda contactar os números em questão mantenha o número visível.

Obrigado, 

32 Comentários

marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2024

Caro @João H. agradeço que leia este tópico para entender melhor o que se passa no seio da NOS!

A situação é SIMPLES:

A NOS BLOQUEIA determinados números nacionais! Ponto! 

No último caso em apreço (número de APOIO da empresa DEGIRO) acontece o seguinte:

1. Tentativa de ligação através do TELEFONE FIXO da rede NOS - “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada
  2. Tentativa de ligação através de TELEMÓVEL da rede NOS - a chamada é EFECTUADA com sucesso!

É tão simples quanto isso!

A NOS está a BLOQUEAR o acesso ao número 308 804 692 quando o mesmo é utilizado a partir da rede FIXA NOS! Esta prática não é nova, basta ler o tópico.

https://www.degiro.pt/helpdesk/pt-pt/contacte-nos

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 11, 2024

Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2024

NÚMERO: 308 804 692

Rede FIXA NOS: “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada” (tentei meia dúzia de vezes hoje, 2 delas agora mesmo!)

Rede MÓVEL NOS - a chamada foi perfeitamente efectuada há uns minutos atrás!

marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2024

Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

Essa mensagem é apresentada automaticamente FORA do horário de atendimento (já passa das 16 horas)

A questão aqui é… há uma discriminação entre telefones FIXOS / CLIENTES? Porque razão não consigo efectuar a chamada pela rede FIXA? A primeira situação que me ocorre é que a NOS não gosta destes números nómadas, que são totalmente gratuitos na REDE FIXA, mas são “taxados” através do pacote de minutos ou através de SALDO na rede MÓVEL (portanto, faz todo o sentido que a NOS tenha, ao longo dos anos, “boicotado” uma série de números do APOIO a CLIENTES de diversas empresas, quando efectuadas pela REDE FIXA)

E como nota lembro que em situações anteriores descritas neste tópico, eu pedi a outros clientes NOS para tentarem as chamadas para os números “boicotados”, e o resultado era exactamente o mesmo. Quando eu não conseguia, outros utilizadores também não conseguiam. Acho estranho neste momento um cliente NOS conseguir ligar para um determinado número e outro não!

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 11, 2024

Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

Essa mensagem é apresentada automaticamente FORA do horário de atendimento (já passa das 16 horas)

A questão aqui é… há uma discriminação entre telefones FIXOS / CLIENTES? Porque razão não consigo efectuar a chamada pela rede FIXA

E como nota lembro que em situações anteriores descritas neste tópico, eu pedi a outros clientes NOS para tentarem as chamadas para os números “boicotados”, e o resultado era exactamente o mesmo. Quando eu não conseguia, outros utilizadores também não conseguiam. Acho estranho neste momento um cliente NOS conseguir ligar para um determinado número e outro não!

Sim, de facto foi atendimento automático. 

João H.
Gestor da comunidade
March 11, 2024

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes e a ajuda do @Jose Rodrigues.

Pelo que compreendemos, @marcolopes não conseguiu chegar sequer ao atendimento automático, como partilhado pelo José Rodrigues? 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2024

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes e a ajuda do @Jose Rodrigues.

Pelo que compreendemos, @marcolopes não conseguiu chegar sequer ao atendimento automático, como partilhado pelo José Rodrigues? 

Obrigado

A chamada está a ser BLOQUEADA pela NOS!

A chamada não é efectuada!

O sistema da NOS transmite a mensagem GRAVADA (“standard” nestas situações) “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada

João H.
Gestor da comunidade
March 11, 2024

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes

Nesse sentido, aparenta que a situação seja individual no seu serviço, sendo que o @Jose Rodrigues confirmou que o mesmo não se replica no seu serviço de telefone fixo.

Vamos ajudar a analisar este tema também, junto das equipas responsáveis. Partilhamos consigo logo que que tenhamos mais informações.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2024

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes

Nesse sentido, aparenta que a situação seja individual no seu serviço, sendo que o @Jose Rodrigues confirmou que o mesmo não se replica no seu serviço de telefone fixo.

Vamos ajudar a analisar este tema também, junto das equipas responsáveis. Partilhamos consigo logo que que tenhamos mais informações.

Obrigado

Anormalmente estranho, pois não estou a ter qualquer problema em ligar qualquer outro número EXCEPTO 808!

marcolopes
Super User
Super User
March 11, 2024

Outro que não me é permitido ligar pela REDE FIXA NOS!! 308 811 418 (perfeitamente funcional a partir da REDE MÓVEL NOS!)

https://universo.pt/provedora-universo/