Header
Destaque

O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?


Reputação 7
Crachá +6


O que é o Código de Validação da Portabilidade?

A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema.

O que é o Código de Validação da Portabilidade?
O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018.
  • É constituído por 12 dígitos alfa numéricos.
  • Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.
  • Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade.

É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade?
Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Quais as vantagens desta medida?
  • Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade

Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade?
Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas:


SMS
Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]” Exemplo: CVP [123456789]



Linha de Atendimento Automático
Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções:



Área de Cliente
  1. Fazer login na Área de Cliente
  2. Selecionar a opção “Informação de Conta” e escolher “Dados de Conta



Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade.

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂

125 Comentários

Bom dia,

 

Gostaria de saber como se encontra o processo de portabilidade de um nr Vodafone para NOS.

Fiz o pedido em loja por ter sido informado que seria mais rápido (1 dia útil), embora na loja me tenham dito que poderia demorar até 48h. Até aqui tudo bem.

As 48h estão quase no fim e não recebi ainda nenhuma mensagem quanto a portabilidade. Dado que o tarifário que tenho na Vodafone me vai tentar cobrar a semana hoje as 00h e que, não tendo dinheiro para a mesma, me vão cortar as comunicações, gostaria de saber como vai o processo e perceber se preciso de carregar o cartão ou não (uma vez que todo o saldo remanescente é eliminado ao realizar a portabilidade).

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @João M. Coelho
Lamentamos a situação. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolheu para a realização da portabilidade?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @MI Barroso
Confirme-nos, por favor, por mensagem privada o seu número de telemóvel (provisório). Envie-nos esta informação pelo perfil @Fórum
Obrigado

Boa tarde @João M. Coelho
Lamentamos a situação. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolheu para a realização da portabilidade?

Obrigado

Boa tarde.

Consegui resolver convosco essa situação. No entanto surgiu uma nova: o pedido de portabilidade acabou por ser efectuado em linha, tendo-me vocês dito que precisaria de um novo cartão (que enviaram aquando da chamada) e enviado o documento pre-preenchido de portabilidade mas sem nr provisório (nem tendo sido dito na chamada), para assinar e enviar ainda no próprio dia. O nr provisório surgiu na app 2 dias depois, já depois de enviado o documento assinado.

A portabilidade ficou agendada para hoje. O meu cartão antigo recebeu uma mensagem vossa a dizer que faltava um documento e para verificar no mail qual era, sendo que logo de seguida esse cartão ficou sem serviço. Fui ver ao mail, verificando que o que faltaria era precisamente o nr provisório para o qual iria migrar o meu nr antigo. Enviei logo resposta a esse mail com o nr que me apareceu na app (eram 15h). O cartão NOS também não tem serviço.

Passaram quase 4h desde então, e continuo sem serviço. Pelo andar da coisa hoje não devo ter comunicações. Eu preciso de ter as comunicações activas, pelo que necessito de ajuda na resolução desta situação o mais rapidamente possível. 
 

Obrigado desde já. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @João M. Coelho

Lamentamos a demora na nossa resposta

Tem apenas um único cartão associado? Diga-nos, por favor, se o número portado ficou associado ao cartão que recebeu.

Obrigado

Boas. 

Eu precisava de saber o meu CVP para um pedido de portabilidade. 

A questão é que neste momento, o meu número pertence a um tarifário de empresa (do qual eu pedi portabilidade anteriormente) e não sei onde ir buscar o CVP. Na aplicação não me é facultada esta informação. Como disse anteriormente, isto é faturado para a empresa e portanto, também não tenho acesso à fatura da mesma. 

O meu contrato com a empresa irá terminar pelo que vou ficar sem tarifário associado, neste caso ao meu número pessoal. 

 

É possível conseguir saber estes dados? Ou só quando a empresa cancelar o meu contrato é que eu consigo saber isto e então fazer o pedido? 

Reputação 7
Crachá +1

pode pedir por sms, mas se o número faz parte de um pacote empresas, só o pode tirar do contrato quando a fidelização terminar.

um bem haja 

Reputação 3

Boas. 

Eu precisava de saber o meu CVP para um pedido de portabilidade. 

A questão é que neste momento, o meu número pertence a um tarifário de empresa (do qual eu pedi portabilidade anteriormente) e não sei onde ir buscar o CVP. Na aplicação não me é facultada esta informação. Como disse anteriormente, isto é faturado para a empresa e portanto, também não tenho acesso à fatura da mesma. 

O meu contrato com a empresa irá terminar pelo que vou ficar sem tarifário associado, neste caso ao meu número pessoal. 

 

É possível conseguir saber estes dados? Ou só quando a empresa cancelar o meu contrato é que eu consigo saber isto e então fazer o pedido? 

Se neste momento o seu telemóvel está na factura da empresa significa que o seu número “pessoal” pertence efectivamente à empresa e é a empresa que tem que lhe fornecer o CVP. Mesmo após a empresa cancelar o serviço o número ficará “preso” ao seu actual titular 6 meses e posteriormente pode ser detido por qualquer outro cliente da NOS.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Vanessa Guimarães, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

Obrigado

boa noite, tenho um telemóvel com o tarifário “livre base” e com saldo, queria no entanto o código cvp visto ser necessário para pedir a portabilidade para outra operadora. Tentei através da área cliente mas não tenho o código cvp na área cliente, como posso obter o mesmo por favor? obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Ricky_18, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo:

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

Conheça as formas de obter o seu CVP. 
Obrigado

Boa tarde. 

Tenho o tarifário livre base .

Aonde posso encontrar o meu código de portabilidade? Já segui todos os passos possíveis e até agora não consigo obter esse código.

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, caso não encontre o código seguindo as sugestões sugeridas no Tópico abaixo, ligue 1242.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Ana Lúcia Andrade, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
​​O @Jose Rodrigues deu uma excelente ajuda e, por isso,  movemos o seu comentário para o artigo onde explicamos o que é o código de validade de portabilidade. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. 
Obrigado 

Boa tarde, estou neste momento a tentar mudar para a WTF mantendo o meu número porém depois de verificar os documentos quando chega a parte de inserir o código de portabilidade diz que é inválido mesmo que seja o que esta na app da Vodafone, só pelo sim e pelo não inseri o dá WTF mas nenhum dos 2 funciona apenas diz "CVP inválido"

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Benjamim Simões

Movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Para verificar o CVP do número a manter, infelizmente não conseguimos ajudar, precisa de pedir a informação diretamente ao outro operador. 

O cartão WTF para funcionar, é necessário que cadastre o cartão, ou seja, que confirme que tem a idade para o ter. 
Obrigado

Bom dia,

Não tenho acesso ao CVP através da app NOS

Ao tentar ver o meu CVP aparece sempre uma mensagem “Não foi possível gerar o CVP. Por favor, tente mais tarde.”

Como posso resolver a situação?

Obrigado pela atenção.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @fs0usa,

Agradecemos a sua mensagem.

Pode ter acesso ao código CVP enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]”. Exemplo: CVP [123456789].

Alternativamente pode ligar para o Através do 1242, opção 4, para consulta do código CVP.

Obrigado

Bom dia

 

Comprei um cartão de dados NOS, pré pago. 

Pretendo fazer a portabilidade do número para a MEO mas não consigo obter o código CVP.

 Não consigo ligar para o apoio ao clientes do cartão pois não faz chamadas.

Ao enviar SMS para o 1242, diz que o NIF está incorreto. 

Instalei a App NOS e dá erro ao gerar o código CVP …

Tenho de ir a uma loja ou podem me dar o código CVP por aqui?

Obrigada

Reputação 7

Boa tarde @ClienteDados,

Sugiro que use um dos procedimentos mencionados no tópico em baixo.

Boa sorte

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @ClienteDados,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Alternativamente pode ligar para o Através do 1242opção 4, para consulta do código CVP.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado

Nao consigo ver o CVP, aparece Tente ver mais tarde

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Colunas,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.
Aqui pode encontra formas alternativas de consulta do código CVP.

Diga-nos, por favor, se conseguiu consulta-lo através de algum dos meios.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Nao consigo ver o CVP, aparece Tente ver mais tarde

 

 

@Colunas não consegue ver na APP? Continua a não dar nada 

Tente reiniciar

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Muito obrigado pela sugestão, @DalleyBorges. 😊

@Colunas, conseguiu obter o seu CVP?

Obrigado

Comentário