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Pergunta

NOS não cumpre prazos nem a lei


Olá. 

No dia 2 de Março fiz a Pré Compra de um equipamento em que o site da Loja da NOS indicou entrega para dia 9 do mesmo mês, com levantamento em Loja neste caso a nos do UBBO na Amadora.

 

Chegou a dia 9 e nada. Deixei passar mas 2 dias e pedi um contacto da parte da NOS para tentar perceber o que estava a acontecer. Ninguém ligou, ninguém teve cuidado absolutamente nenhuma em acompanhar o cliente. 

 

No dia 13, que era o dia do lançamento do equipamento pela respetiva marca, recebi sms da NOS a dizer que estava disponível para levantamento. 

 

Assim sendo, a lógica na Pré compra não se aplica, visto que para comprar no dia 13, comprava em qualquer loja física tipo Worten, PCdiga, Chip7 etc e evitava de ter o dinheiro empatado desde dia 2 de Março neste caso para nada…

 

Agora vem o problema maior:

 

No dia 13, contacto a linha de apoio e solicito indicações de como proceder sabendo que não queria sequer levantar o equipamento em loja. Ninguém sabe o que me dizer, nem em loja nem por telefone. 

 

Disseram-me que ligariam hoje, dia 16 de Março e realmente ligaram.

 

A Sra. indicou me que ou deixava o telefone durante 7 dias na loja e o sistema dava automaticamente como abandonado e o reembolso era efetuado automaticamente ou então ía à loja, levantava o telefone e devolvia-o imediatamente e assim seria mais rápido não tendo de esperar os tais 7 dias.

 

Foi o que fiz, dirigi-me à loja e solicitei para receber e devolver logo o equipamento. A Sra. que me atendeu chamou o responsável de loja e agora mete-se o segundo problema:

 

  • Chega o tal responsável e que era o único que não tinha identificação, indicou-me que não era possível sem explicar mais nenhum procedimento de forma a dar uma solução ao cliente. Num primeiro momento quando reparei que era extremamente arrogante e mal educado, não me deixando falar, perdi a calma quando o mesmo me levantou a voz. Indiquei-lhe que não me voltava a levantar a voz e pedi-lhe de imediato a identificação.

Respondeu-me: O QUE QUER SABER? ( de olhos fechados...)

 

Disse-lhe que se identificasse tendo indicado que se chamava “Miguel Polido”. 

 

Entretanto tentei falar com a Sra. que me tinha ligado anteriormente através do apoio a cliente mas não consegui para perceber o que se estava a passar afinal. Voltei para a loja e pedi para ver a chapa de identificação desse Sr. e pedi o livro de reclamações para documentar a situação. 

 

O empregado foi buscar a identificação ao que percebi que me tinha enganado e afinal era “Bruno Polido” e não “Miguel Polido”. 

 

Preenchi o livro de reclamações e neste momento continuo à espera que me resolvam a situação.

 

Têm 1019€ meus e eu não tenho nada vosso e ninguém me dá uma solução para receber o meu dinheiro. Só vejo tentativas de dificultarem o processo ao máximo de forma a que o cliente demore o máximo de tempo possível a reaver o que é seu.

 

Sou cliente NOS há muitos anos e a minha 2 fidelização vai acabar daqui a 2 meses e garanto-vos que só por causa desse empregado arrogante da loja UBBO, vou terminar o contrato e passar para outro operador. 

 

No dia de amanhã, será reencaminhada queixa para o departamento jurídico da Deco e para o tribunal arbitral do consumo de Lisboa por não cumprimento do  art. 10.º do DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

 Hoje mesmo será encaminha queixa/reclamação para a provedoria NOS.

 

Com os melhores cumprimentos.


13 Comentários

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@Vitor Freitas de Sousa  Boa tarde, se a sua pretensão era adquirir o equipamento e se o mesmo estava disponível na Loja para fazer o levantamento, qual é a complicação ? 

@Vitor Freitas de Sousa  Boa tarde, se a sua pretensão era adquirir o equipamento e se o mesmo estava disponível na Loja para fazer o levantamento, qual é a complicação ? 

 

eu fiz uma pré-compra e por uma questão de principio, comprei o telefone noutro lado sendo que a encomenda na NOS é para cancelar.

 

A lógica das Pré Compras é receber antes do lançamento. Enviaram-me mensagem no dia do lançamento falhando os prazos assumidos anteriormente aquando da encomenda. 

 

Para levantar no dia do lançamento, comprava numa loja física qualquer e não tinha o dinheiro empatado nos Srs. da NOS desde dia 2. 

 

O documento indicava disponibilidade de stock no dia 4 e entrega no dia 9. 

 

Mas isto é o motivo pelo qual eu quero fazer o cancelamento da compra e nem sequer o sou obrigado a indicar de forma a evocar o art. 10.º do DL n.º 24/2014.

 

A questão que se mete é, o porquê de tanta complicação para um simples cancelamento de encomenda. É que nem o procedimento o apoio ao cliente consegue indicar. 

 

A questão é muito simples: Cancelamento de encomenda com respetiva devolução do montante pago ao abrigo da lei. Nada mais que isso. 

 

 

 

 

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@Vitor Freitas de Sousa O COVID-19 complicou tudo. Não sei se a moderação do Fórum o pode ajudar nessa questão, mas pode tentar.

@Vitor Freitas de Sousa O COVID-19 complicou tudo. Não sei se a moderação do Fórum o pode ajudar nessa questão, mas pode tentar.

 

pois, parece que sim visto que cada pessoa com quem falo do Apoio me diz algo completamente diferente.

 

 

O último assistente disse que tinha de escrever uma carta física para uma morada qualquer da NOS.

 

 

 

 

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@Vitor Freitas de Sousa Faça isso, envie o seu NIF ou numero de cliente NOS para a moderação do Fórum por mensagem privada @Tiago C. ou @Ana P. e aguarde ser contactado.

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @Vitor Freitas de Sousa.

Lamentamos a situação que nos conta, não é a experiência que queremos dar aos nossos clientes. :pensive:

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Vitor Freitas de Sousa.

Lamentamos a situação que nos conta, não é a experiência que queremos dar aos nossos clientes. :pensive:

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

 

Tiago, a provedoria já ligou para meter ordem na casa, espero eu.

 

Já fui vosso colega na antiga Optimus Empresas num dos melhores linhas de apoio que este país já conheceu e não estou a reconhecer essa qualidade nos tempos atuais. 

 

Depois posto se a intervenção da Provedoria surtiu efeito ou não.

 

Obrigado pela atenção.

bem, ponto da situação:

 

Disseram que ligavam e não ligaram. 

 

Feita reclamação no livro de Reclamações que fica aqui em anexo.

 

às pessoas que pensam comprar seja o que for na loja online da NOS, muito cuidado!

 

 

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Olá @Vitor Freitas de Sousa

Pedimos imensa desculpa pela demora no nosso contacto. Iremos ligar-lhe o mais breve possível. 

Muito Obrigada

Olá @Vitor Freitas de Sousa

Pedimos imensa desculpa pela demora no nosso contacto. Iremos ligar-lhe o mais breve possível. 

Muito Obrigada

 

Olá.

 

Ligam mas para fazerem sempre as mesmas perguntas numa tentativa de, parece-me, vencerem o cliente pelo cansaço. 

 

O telefonema de hoje foi para perguntar como queria o reembolso e para confirmar o NIB, coisa que segundo o assistente de hoje, não sabia onde consultar. No entanto o NIB está no vosso sistema já tendo sido confirmado com diversos colegas do Apoio.

 

Ou seja, nem tenho palavras para isto nem consigo perceber o que a NOS quer com isto...sem ser vencer o cliente pelo cansaço de forma a que o mesmo vá levantar e encomenda e a NOS não perca o dinheiro.

 

Não se esqueçam é que por não cumprirem a lei estão a arriscar a uma bela multa pela autoridade reguladora. 

 

Triste NOS.

Dia 23.

 

No site dá como encomenda “não levantada” mas devolução do dinheiro nem vêe-lo na conta.

 

Também nenhum contacto por parte da NOS para indicar procedimentos.

 

Vou experimentar a não pagar a minha fatura NOS este mês para ver se não me ligam logo.

 

 

Dia 24 de Março:

 

Após contacto do Gabinete Jurídico do Tribunal Arbitral de Lisboa, foi-me solicitado um último contacto com a NOS antes daquele Gabinete o ter de fazer. 

 

Assim sendo, meto aqui cópia da comunicação formal que fiz com os V. serviços da Provedoria.

 

Exmos. Srs. 

No seguimento das reclamações expostas a V. Exas. em relação à encomenda feita na V. loja online com o número: 5OM9KS7RIP,

cumpre-me informar de que a pedido do gabinete jurídico do Tribunal Arbitral de Lisboa, solicito um pedido de esclarecimentos sobre o facto de ainda não terem devolvido o dinheiro da encomenda cancelada no dia  13 de Março feito na loja física do CC UBBO na Amadora e através do Apoio a Clientes. Este cancelamento de encomenda foi feita ao abrigo da alínea  n.º 1 do Artigo 12º. constante do DL n.º 24/2014 de 14 de Fevereiro.

Saliento que até ao dia de hoje (24 de Março), nenhum esclarecimento me foi dado sobre a efetivação do cancelamento da minha encomenda. 

Relembro V. Exas de que irei evocar judicialmente caso seja preciso, a alínea n.º 6 do decreto lei supra mencionado, indicando a mesma que em caso de não cumprimento dos 14 dias para a devolução do dinheiro, partir do momento em que o consumidor manifesta intenção da livre resolução, o fornecedor fica obrigado à devolução do DOBRO do valor:

"6 - O incumprimento da obrigação de reembolso dentro do prazo previsto no n.º 1, obriga o fornecedor de bens ou prestador de serviços a devolver em dobro, no prazo de 15 dias úteis, os montantes pagos pelo consumidor, sem prejuízo do direito do consumidor a indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais."

Desta forma, e cordialmente, solicito um ponto da situação e a resolução da situação sabendo V. Exas que no dia 27 de Março, o prazo que a lei estipula para o cumprimento da alínea n.º 1 termina, e a partir dessa altura solicitarei a V. Exas o cumprimento da lei através da aplicação da alínea n.º 6 do artigo 12º. do  DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro. 

Mais se informa que cópia desta comunicação seguirá para o gabinete jurídico do Tribunal Arbitral de Lisboa, Gabinete Jurídico da DECO e ASAE.

Com os melhores cumprimentos. 

Vítor Sousa.

NIF: 1xxxxxxxxx ”

Reputação 7
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Olá @Vitor Freitas de Sousa

Pedimos imensa desculpa pela demora na nossa resposta. Estamos a analisar a sua situação e iremos falar consigo com a maior brevidade possível. 

Obrigada 

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