Skip to main content
Header
Respondido

Neutralidade da Internet de Apps WTF e NOS


Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
54% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

101 Comentários

  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 1 de junho de 2023

Bom Dia ! Eu recebi a mesma mensagem e o que eu deduzo é que fique assim. Todas as condições do tarifários irão se manter, os 10.000 min e 15.000 sms, a NET que era geral, só que o trafego destinado as apps gratuitas tem que desaparer, sendo substituídos pelos 50GB. Assim, se tens 50GB, ficarás com mais 50GB, num total de 100GB. Eu por exemplo, eu tenho 10GB trafego geral, com a promo EDP, fico com 20 e com o reforço de 50GB, ficarei com 70GB. Isto é o que penso, lendo a mensagem que me enviaram.

 


  • 12 comentários
  • 1 de junho de 2023
Slbf1978 escreveu:

Bom Dia ! Eu recebi a mesma mensagem e o que eu deduzo é que fique assim. Todas as condições do tarifários irão se manter, os 10.000 min e 15.000 sms, a NET que era geral, só que o trafego destinado as apps gratuitas tem que desaparer, sendo substituídos pelos 50GB. Assim, se tens 50GB, ficarás com mais 50GB, num total de 100GB. Eu por exemplo, eu tenho 10GB trafego geral, com a promo EDP, fico com 20 e com o reforço de 50GB, ficarei com 70GB. Isto é o que penso, lendo a mensagem que me enviaram.

 

Infelizmente tenho quase a certeza que não é o caso. O que diz na mensagem é que os 50Gb vão ser o pacote total, que supostamente reajustaram o pacote base para 50Gb (quando o meu é de 50Gb).

Foi o que aconteceu com as outras pessoas também.


  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 1 de junho de 2023

A minha mensagem na factura diz que os dados especificos vão acabar e que irão reforçar o meu tarifário com mais 50Gb. Na minha opinião e pelo que está escrito na factura, aos 10GB+10GB EDP, a partir do dia 3 de Julho, aos 20GB, serão adicionados mais 50GB. Para mim os 50GB de raiz até seriam bons, porque 50GB X 2 da parceria da EDP, dariam 100GB.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28251 comentários
  • 2 de junho de 2023

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já foi abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos boa organização da informação. 

A partir de 13 de julho de 2023, por deliberação da ANACOM, deixam de existir tarifários com dados específicos para Apps, atendendo à neutralidade de internet. Assim, por isso, decidimos reforçar os tarifários dos nossos clientes, sejam eles WTF ou NOS, passando a ter pacotes de dados mais abastado, para usarem como quiserem.

Obrigado

 


  • 12 comentários
  • 2 de junho de 2023
Mário P. escreveu:

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já foi abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos boa organização da informação. 

A partir de 13 de julho de 2023, por deliberação da ANACOM, deixam de existir tarifários com dados específicos para Apps, atendendo à neutralidade de internet. Assim, por isso, decidimos reforçar os tarifários dos nossos clientes, sejam eles WTF ou NOS, passando a ter pacotes de dados mais abastado, para usarem como quiserem.

Obrigado

 

Bom dia,

Isso já tinha percebido. O que não percebi é que, no meu caso, e no de quem tem o mesmo tarifário que eu (50Gb promo), não houve reforço nenhum!! Simplesmente vão tirar os Gb para aplicações sem compensar em nada os Gb base, foi exatamente isso que questionei. Foi o facto de não ter um “pacote de dados mais abastado”. Porque é que não há nenhuma compensação neste tarifário?

Obrigado.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28251 comentários
  • 2 de junho de 2023

Sim, o tarifário de 50GB manter-se-á com 50GB não tendo sido abastecido trafego extra @petabyte
Obrigado


Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 67 comentários
  • 2 de junho de 2023
Slbf1978 escreveu:

Bom Dia ! Eu recebi a mesma mensagem e o que eu deduzo é que fique assim. Todas as condições do tarifários irão se manter, os 10.000 min e 15.000 sms, a NET que era geral, só que o trafego destinado as apps gratuitas tem que desaparer, sendo substituídos pelos 50GB. Assim, se tens 50GB, ficarás com mais 50GB, num total de 100GB. Eu por exemplo, eu tenho 10GB trafego geral, com a promo EDP, fico com 20 e com o reforço de 50GB, ficarei com 70GB. Isto é o que penso, lendo a mensagem que me enviaram.

 

A edp não é para wtf acho eu, pelo menos a mim só os que não são dobraram.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28251 comentários
  • 2 de junho de 2023

O WTF que não esteja integrado no pacote NOS, não, não tem acesso às vantagens do NOS EDP, como referiu o @dmclm. 😊

Saiba mais em 

Obrigado 


Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 67 comentários
  • 2 de junho de 2023
Mário P. escreveu:

O WTF que não esteja integrado no pacote NOS, não, não tem acesso às vantagens do NOS EDP, como referiu o @dmclm. 😊

Saiba mais em 

Obrigado 

Mas mesmo estando no pacote o wtf não dobra os valores dos gb.


  • 12 comentários
  • 2 de junho de 2023
Mário P. escreveu:

Sim, o tarifário de 50GB manter-se-á com 50GB não tendo sido abastecido trafego extra @petabyte
Obrigado

Acho um bocado descarado e injusto remover simplesmente o tráfego de apps, continuarmos a pagar o mesmo e ainda dizerem que “reforçaram” como disseram na mensagem, mas mantêm o pacote base igual, algo que não acontece com os outros tarifários sejam eles de promoção ou não. Reclamação feita.


  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 2 de junho de 2023

"O seu tarifário será reforçado com 50GB". Eu tenho 100€ numa conta bancária, faço um reforço com mais 100€, fico com 200€ na conta. Se isto fosse num banco gerido pela NOS, reforçava a minha conta com 100€ a minha conta de 100€ e ficaria com os mesmos 100€ ... no comments


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28251 comentários
  • 3 de junho de 2023
petabyte escreveu:
Mário P. escreveu:

Sim, o tarifário de 50GB manter-se-á com 50GB não tendo sido abastecido trafego extra @petabyte
Obrigado

Acho um bocado descarado e injusto remover simplesmente o tráfego de apps, continuarmos a pagar o mesmo e ainda dizerem que “reforçaram” como disseram na mensagem, mas mantêm o pacote base igual, algo que não acontece com os outros tarifários sejam eles de promoção ou não. Reclamação feita.

Lamentamos, @petabyte. A remoção foi feita no seguimento da deliberação da ANACOM e, de momento, o tarifário não teve reforço. Em alternativa, se pretender pode renegociar as condições aumentando o plafond. 


Possuo o tarifário pre-pago “WTF 1GB”.

Tenho: 1GB “Internet Nacional” + 5GB “Apps WTF Video” + 15GB “Apps Free”. Totalizando 21GB.

Recebo SMS a dizer que, a 5 de Julho, o meu tarifário vai passar para 15GB de utilização geral. Isto faz sentido?


Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7464 comentários
  • 5 de junho de 2023
bernardotaborda escreveu:

Possuo o tarifário pre-pago “WTF 1GB”.

Tenho: 1GB “Internet Nacional” + 5GB “Apps WTF Video” + 15GB “Apps Free”. Totalizando 21GB.

Recebo SMS a dizer que, a 5 de Julho, o meu tarifário vai passar para 15GB de utilização geral. Isto faz sentido?

 

Boa tarde @bernardotaborda,

Como acabaram as apps grátis foi a forma que encontraram para lhe dar mais dados.

Obrigado


  • Megabyte
  • 17 comentários
  • 6 de junho de 2023

Boa tarde caros moderadores desde fórum!

Sou cliente WTF 50GB, tal como acima foi já dito, recebi a seguinte mensagem:

“Por decisao do regulador (ANACOM) vao terminar os dados especificos para apps. Para ti, a WTF vai reforcar os dados do teu tarifario e a partir de 6/jul, pelo mesmo valor, vais ter 50GB dados para usares como quiseres. Mais info wtf.pt/deliberacao-anacom”

Tenho total noção que isto foi uma decisão fim de dados destinados na aplicações no entanto não considero que a maneira como estão a  ser realizado a atribuição de plafons nos WTF de 50GB correta.

Passo a explicar: Quando quis ser cliente WTF existiam na altura 3 tarifários promocionais:

WTF 10GB 10€  (10+15+5 = 30 total)
WTF 20GB 12.50€ (20+15+5 = 40 total)
WTF 50GB 12.50€ (50+15+5 = 70 total)

Sendo eu um utilizador de bastantes dados móveis e tendo vindo de outra operadora era a escolha mais acertada neste ultimo pois ficaria com um “total” de 70 GB.

Agora segundo amigos, colegas que também escolheram outros tarifários promocionais (10GB, 10€ e 20GB, 12.50€)   receberam a mensagem exatamente igual a minha.

Ou seja eles ficam a pagar o mesmo e o somatório do total de dados (+apps) anterior é inferior ao que possuíam e nós que temos os 50GB + apps somos “reforçados” com os mesmos 50GB.

 Assim sendo com as campanhas promocionais anteriores:
10GB 10€ (10Gb+15+5 = 30 total) passam a 50GB
20GB 12.5€ (20+15+5 = 40 total) passam a 50GB 
50GB 12.50€ (50+15+5 = 70 total) passam a 50GB

Peço-vos encarecidamente que este assunto seja levado para analise a fim de verificarem as atribuições, visto que a própria ANACOM diz o seguinte na própria decisão:

   “No âmbito das alterações a realizar pelos PSAI, esta Autoridade recomenda que sejam salvaguardados os direitos e os interesses dos utilizadores, minimizando eventuais impactos decorrentes desse processo de alteração, disponibilizando maiores volumes de dados para acesso geral à Internet, no mínimo equivalentes ao volume total de dados que os utilizadores têm atualmente disponível.”

O que neste caso, não está a ser feito pois não estamos a ter nenhum tipo de aumento de trafego.

Aguardo Resposta.

Obrigado!


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 6 de junho de 2023

Mais um aqui com o tarifário dos 50Gb pelos 12.50€ que viu o seu plafond a ser aumentado com 50Gb inexistentes.

Mais, a minha filha com um tarifário de 100Gb por 20€ (negociado há pouco tempo) também viu o seu plafond ser reforçado com 100Gb inexistentes.

 

Se nada for alterado, claramente os clientes com tarifários com mais plafond estão a ser prejudicados e como tal seguirá uma queixa no local devido.


Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2110 comentários
  • 7 de junho de 2023
White_Spot escreveu:

Mais um aqui com o tarifário dos 50Gb pelos 12.50€ que viu o seu plafond a ser aumentado com 50Gb inexistentes.

Mais, a minha filha com um tarifário de 100Gb por 20€ (negociado há pouco tempo) também viu o seu plafond ser reforçado com 100Gb inexistentes.

 

Se nada for alterado, claramente os clientes com tarifários com mais plafond estão a ser prejudicados e como tal seguirá uma queixa no local devido.

Se não gosta ou acha que tem tem menos dados está mais beneficiado, altere de tarifário, ninguém o prende… não percebo a questão…

um bem haja 


  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 7 de junho de 2023
Bruno Aleixo escreveu:
White_Spot escreveu:

Mais um aqui com o tarifário dos 50Gb pelos 12.50€ que viu o seu plafond a ser aumentado com 50Gb inexistentes.

Mais, a minha filha com um tarifário de 100Gb por 20€ (negociado há pouco tempo) também viu o seu plafond ser reforçado com 100Gb inexistentes.

 

Se nada for alterado, claramente os clientes com tarifários com mais plafond estão a ser prejudicados e como tal seguirá uma queixa no local devido.

Se não gosta ou acha que tem tem menos dados está mais beneficiado, altere de tarifário, ninguém o prende… não percebo a questão…

um bem haja 

 

Eu até ia responder, mas decidi apagar porque a sua resposta explana plenamente a sua forma de ver as coisas. Se não gostar da minha resposta já sabe, mude-se, ninguém o prende.

Um bem-haja também para si.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27865 comentários
  • 7 de junho de 2023

Boa noite @White_Spot,

Agradecemos a sua mensagem, 

Para que possamos ajudar a encontrar uma oferta mais de encontro com as suas necessidades envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


  • Megabyte
  • 17 comentários
  • 9 de junho de 2023

@Mário P. 

@João H. 

Bom dia, poderiam ver o que escrevi no presente tópico e encaminharem para o departamento responsável?

@Bruno Aleixo 

Não percebi a sua resposta, no entanto quando o cliente escolhe um tarifário e o mesmo é alterado devido a normas superiores, a operadora deve de minimizar os possiveis impactos, o que no nosso caso não ocorreu.

O cliente não tem que mudar de tarifário só porque sim, se contratou x tem que receber x. 

 

 

 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27865 comentários
  • 9 de junho de 2023

Boa tarde @RúbenSilvaaa,

Agradecemos a sua mensagem, 

Para que possamos ajudar a encontrar uma oferta mais de encontro com as suas necessidades envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


  • Megabyte
  • 17 comentários
  • 9 de junho de 2023

Boa tarde @João H. 

No entanto eu pretendo que seja verificada esta situação com o departamento responsável.

Pedia-lhe assim, mais uma vez para que o fizesse.

Obrigado!


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27865 comentários
  • 9 de junho de 2023

Boa tarde @RúbenSilvaaa,

Agradecemos a sua mensagem, ainda assim é-nos impossível ajuda-lo não tendo acesso aos seus dados de cliente.

De forma a podermos ajudar pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem como descrito acima.

Obrigado


  • Megabyte
  • 17 comentários
  • 9 de junho de 2023

@João H.

Como disse acima, queria os meus dados para efeito de “encontrar uma oferta mais de encontro com as suas necessidades” o que não é o que pretendo.

Ainda assim vou enviar neste momento os meus dados para que possa verificar e realizar o que foi por mim solicitado.

Obrigado.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27865 comentários
  • 10 de junho de 2023

Agradecemos o seu testemunho @RúbenSilvaaa,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado


Comentário