Skip to main content
Header

Não consigo carregar o meu Kanguru Livre

Na aplicação do BPI, estou a tentar carregar o meu cartão Kanguru livre, como sempre fiz, e dá erro: “Por favor verifique a Referência e/ou Montante”

23 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 27, 2023

Boa tarde @filomaripei,

Agradecemos a sua mensagem.

O seu serviço de internet móvel Kanguru é Pós-pago e está a utilizar a referencia partilhada através da ultima fatura? 

Reinicie a App, por favor, e teste novamente o pagamento confirmando a referência.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 27, 2023

Não, é pré-pago.

• Autor
  • Kilobyte
  • June 27, 2023

Só dá para carregar no homebanking

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • June 27, 2023

Não, é pré-pago.

Se é pré-pago, como é que tem uma entidade e referência? Isso é pago como um telemóvel, em pagamentos telecomunicações > telemóvel > NOS > nr de telemóvel da banda larga 

e não é a unica maneira, também dá para carregar em loja e payshop pelo que já li.

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • June 27, 2023

Eu não disse que tinha. Eu pago como telemóvel. Estou no estrangeiro não posso ir às lojas ou payshops, mas preciso carregar.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 27, 2023

Boa tarde @filomaripei,

Agradecemos o seu testemunho.

O serviço de internet móvel em Roaming apenas se encontra disponível para tarifários pós-pagos.

Tarifários pré-pagos não têm Roaming incluído, funcionando apenas em território nacional. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 27, 2023

Não é para usar no estrangeiro. É para usar em Portugal. Mas tenho de carregar via homebanking.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 28, 2023

@filomaripei, é a primeira vez que está a realizar o carregamento? 
Se não, por favor, diga-nos quando foi o último carregamento. 
Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2023

Não, não é a primeira vez. A última vez foi no verão do ano passado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 28, 2023

O seu cartão encontra-se inativo por inatividade, @filomaripei.

Isto é, uma vez que não utiliza o serviço desde o verão do ano passado ou o carrega o serviço fica inativo por falta de manutenção. 

Para podermos ajudar e verificar a possibilidade de o reativar, envie-nos uma mensagem privada com o número de internet móvel como, também, o número de série do cartão para o perfil @Fórum
Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2023

O seu cartão encontra-se inativo por inatividade, @filomaripei.

Isto é, uma vez que não utiliza o serviço desde o verão do ano passado ou o carrega o serviço fica inativo por falta de manutenção. 

Para podermos ajudar e verificar a possibilidade de o reativar, envie-nos uma mensagem privada com o número de internet móvel como, também, o número de série do cartão para o perfil @Fórum
Obrigado

Enviado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 28, 2023

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @filomaripei,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • June 28, 2023

Obrigada 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 29, 2023

Obrigado nós pela sua cooperação, @filomaripei

Vamos responder o mais rápido que nos for possível.

• Kilobyte
  • October 15, 2025

Mesmo problema aqui.
Deixei de conseguir carregar cartão pre-pago que já utilizava ha pelo menos um ano.

Comprei novo cartão com 10 dias incluidos, assim que acabaram os dias e tento carregar, volto a ter o mesmo erro. Não dá para carregar nem através da app mobile (CGD) nem do site homebanking (caixa directa online). Opção escolhida: Pagamento de serviços > Telecomunicações > NOS.
Tentei também através de conta noutro banco (Millenium BCP) e também não dá para carregar.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 15, 2025

@mrio, boa tarde. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolhe de internet ou telemóvel?

Obrigado,

• Kilobyte
  • October 15, 2025

@mrio, boa tarde. 
Diga-nos, por favor, qual a opção que escolhe de internet ou telemóvel?

Obrigado,

(app móvel da CGD)

Pagar > Telecomunicações > NOS

As restantes opções não se aplicam, mas passo a descrever:

Pagar > Serviços e compras

Pagar > Pagamentos ao estado

Pagar > Segurança Social

Pagar > Transportes

Pager > Cartões (cartões do banco)

Na web app da CGD, caixa directa online (através do browser) as opções são relativamente diferentes.

A que tentei e não deu:

Pagamentos > Telecomunicações, internet e transportes >  Telecomunicações > NOS

A opção:

Pagamentos > Telecomunicações, internet e transportes > Internet 

Tem apenas como disponíveis “Tipo de serviço”: MEO Escola Digital, NOS Escola Digital
Pela descrição, não me parecem fazer sentido também, embora não tenha experimentado. Deveria?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 15, 2025

Sim, é suposto que, atualmente, sejam feitas as diferenciações dos produtos, ​@mrio 

No entanto, temos a indicação de que pelos bancos Santander, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos já foram adoptadas as alterações. Isto é, agora deverá aparecer a opção de carregamento para Internet Móvel NOS ou NOS Escolas Digital. 

A opção de “Internet Móvel” não aparece, confirma? 

Obrigado,

• Kilobyte
  • October 16, 2025

A opção “Internet Móvel NOS” não aparece. Apenas “NOS Escola Digital” e apenas na web app da caixa direta (browser). Na aplicação móvel a única opção é “Telecomunicações > NOS”, que dá erro.

Tentei fazer pagamento selecionando “NOS Escola Digital” mas também não dá, obtenho o mesmo erro.

Mensagem de erro: “Lamentamos, mas de momento não podemos satisfazer o seu pedido. Por favor, tente mais tarde.”

No entanto, tentando fazer pagamento pelo Millenium BCP ha uns dias o erro indica que a referência é inválida (através do menu Pagamentos > Telecomunicações > NOS).

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 16, 2025

Boa tarde ​@mrio,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Sugerimos que teste o carregamento através da página online como descrito no nosso artigo:

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado

• Kilobyte
  • October 16, 2025

Olá ​@João H. Consegui fazer o pagamento, obrigado.

Questão relacionada: como posso saber quantos dias de internel movel tenho atualmente no cartão?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 16, 2025

Olá ​@João H. Consegui fazer o pagamento, obrigado.

Questão relacionada: como posso saber quantos dias de internel movel tenho atualmente no cartão?

qual o valor que carregaste? há um plano de carregamentos disponível no site. 

https://www.nos.pt/movel/tarifarios-net-movel/pre-pagos?accordionid=ui-id-1

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 16, 2025

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda, ​@mrio.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,