Skip to main content
Header

Mudança de rede 4G/5G para NOS EDGE

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

​Boas,

Peço desculpa de estar a postar este tema aqui, mas o fórum não me deixa criar um novo tópico, o que não se entende o porquê, pois quando digitamos um tópico, obriga-nos a selecionar um Tópico já existente, no entanto este assunto, não está relacionado com o serviço de Chamada em Espera.

Mudança de rede 4G/5G para NOS EDGE:

Existem dois comportamentos que acontecem nos iPhones. Quando acedemos ao menu Definições / Aplicações / Telefone, (iOS 18) encontramos este menu:

Se selecionar-mos a opção Mostrar o meu número, encontramos este menu:

Uns segundos depois, reparamos que a rede da NOS muda de 4G/5G, para NOS EDGE:

Se selecionarmos o menu Reencaminhamento:

Uns segundos depois o comportamento é o mesmo, a rede da NOS muda para NOS EDGE:

Tudo isto foi testado nos equipamentos, iPhone 11, 12, 12 Pro, 14 Pro Max e 15 Pro Max, todos eles com iOS 18.3 e iOS 18.3.2.respetivamente, em todos o comportamento é o mesmo.

Peço aos moderadores do fórum que confirmem esta situação junto da equipa técnica para saber se têm conhecimento deste problema e se vai ser corrigido, visto que não faz sentido mudar de 4G/5G para EDGE.

15 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 25, 2025

Bom dia ​@Tiago Ferreira,

Lamentamos que não tenha conseguido criar o tópico. Vamos verificar a situação, mas para nos ajudar, por favor, detalhe-nos melhor em que parte do processo sentiu dificuldades e não conseguiu avançar,  e se o fez numa versão desktop ou mobile.

Adicionalmente, vamos também fazê-lo por si para estar num tópico dedicado ao tema para que possamos analisar e ajudar.

Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Bom dia ​@Tiago Ferreira,

Lamentamos que não tenha conseguido criar o tópico. Vamos verificar a situação, mas para nos ajudar, por favor, detalhe-nos melhor em que parte do processo sentiu dificuldades e não conseguiu avançar,  e se o fez numa versão desktop ou mobile.

Adicionalmente, vamos também fazê-lo por si para estar num tópico dedicado ao tema para que possamos analisar e ajudar.

Obrigado,

Boa tarde ​@João H. 

Como eu indiquei, quando preencho todos os campos, e não deu para criar um novo tópico, dava erro e dizia que tinha que selecionar um tópico já existente.

Foi feito em desktop, no browser Firefox 136.0.2 64-bits

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 25, 2025

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Conforme mencionado, migrámos o seu comentário para um novo tópico dedicado ao tema que nos reportou. 😊

Testámos a criação de um novo tópico e não replicámos a dificuldade. 😟 Na criação de um novo tópico, após escrever o título desejado são sugeridos vários temas relacionados com o tópico escolhido. Diga-nos, por favor, se é neste passo que não consegue avançar.

Saiba ainda mais detalhes sobre a criação de um novo tópico, em:

Ficamos a aguardar o seu feedback.
Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Conforme mencionado, migrámos o seu comentário para um novo tópico dedicado ao tema que nos reportou. 😊

Testámos a criação de um novo tópico e não replicámos a dificuldade. 😟 Na criação de um novo tópico, após escrever o título desejado são sugeridos vários temas relacionados com o tópico escolhido. Diga-nos, por favor, se é neste passo que não consegue avançar.

Saiba ainda mais detalhes sobre a criação de um novo tópico, em:

Ficamos a aguardar o seu feedback.
Obrigado,

@João H. é nesse passo sim, quando digitei o tópico pretendido pretendido, eu digitei “ Mudança de rede 4G/5G para NOS EDGE, e apareceu vários temas relacionados com o tópico escolhido, no entanto eu ignorei os temas sugeridos visto que nenhum se adaptava ou estava relacionado com o caso.

Quando cliquei em Criar aparecia um erro no topo em retângulo a vermelho com a informação “Não selecionou nenhum tópico” e não me deixava avançar. Não faço ideia se é algum bloqueio no meu perfil que não tenho permissão para criar novos tópicos ou realmente não faço ideia o que possa ter surgido.

Quanto ao tema reportado, ficarei aguardar que vocês me digam algo sobre o problema.

Obrigado!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 25, 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@Tiago Ferreira.

Para criar um novo tópico, é obrigatório que, pelo menos, os 3 seguintes campos estejam preenchidos:

• Tópico (tipo, se pergunta ou discussão, e o título)
  • Descrição
  • Subfórum

Teste, por favor, criar novamente um tópico e diga-nos se já conseguiu.

Em relação ao tema que nos reportou, estamos a verificar e assim que tivermos novidades, partilharemos aqui, no Fórum NOS.

Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Agradecemos o seu feedback, ​@Tiago Ferreira.

Para criar um novo tópico, é obrigatório que, pelo menos, os 3 seguintes campos estejam preenchidos:

• Tópico (tipo, se pergunta ou discussão, e o título)
  • Descrição
  • Subfórum

Teste, por favor, criar novamente um tópico e diga-nos se já conseguiu.

Em relação ao tema que nos reportou, estamos a verificar e assim que tivermos novidades, partilharemos aqui, no Fórum NOS.

Obrigado,

Parece que consegui criar com êxito

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 25, 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@Tiago Ferreira 

Procedemos à eliminação do tópico que refere. 
Obrigado, 

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Boa noite a todos.

Venho informar que hoje ao realizar novos testes, verifiquei que os problemas técnicos aqui relatados, da mudança de rede 4G/5G para EDGE foram resolvidos nos equipamentos iOS.

Atualmente a Ativação/Desativação, do Serviço de Chamada em Espera, Mostrar o meu número e Reencaminhamento, através do menu  Definições / Aplicações / Telefone, (iOS 18), encontra-se resolvido.

Salvo lembrar que testei apenas na versão iOS 18.5.

Contudo, agradeço que estes problemas tenham sido resolvidos depois de vários anos (desde 2021) a insistir com a NOS de que estes problemas não eram dos equipamentos, mas sim de ajustes que a NOS precisaria fazer na rede.

Obrigado!

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 24, 2025

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida, ​@Tiago Ferreira
Se tiver alguma questão questão adicional, por favor, fale connosco. 
Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida, ​@Tiago Ferreira
Se tiver alguma questão questão adicional, por favor, fale connosco. 
Obrigado,

Eu gostaria de saber porque é que vocês eliminaram todos os comentários aqui feitos por mim, onde eu reportei que a situação da mudança de rede de NOS 5G/4G muda para NOS EDGE que continua por resolver mesmo no iOS 26.0, 26.0.1, 26.0.2, 26.1 e após ter conversado consigo onde você por garantido que a NOS junto da Apple iria resolver o problema com a atualização de Dezembro 26.2 e hoje a atualização saiu oficialmente e não está resolvido. Quando navegamos pelo menu:

Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em espera

Definições / Aplicações / Telefone / Mostrar o meu número

Definições / Aplicações / Telefone / Reencaminhamento

Todas estas opções quando entramos entro das mesmas, estejamos com NOS 5G ou 4G muda automaticamente para NOS EDGE. Na opção Chamada em espera, quando tentamos desativar o serviço, volta outra vez a ao mesmo problema que eu tenho vindo a reportar à NOS desde 2021, não conseguimos desativar o serviço:

Como se verifica continua a dar erro, ficando no final a impressão de que o serviço mesmo com o erro que ficou desativado, mas se sairmos de dentro da opção Chamada em espera, e reabrir-mos a opção Chamada em espera, verifica-se que o serviço continua ativo.

Como já aqui foi foi dito anteriormente, apesar de vocês ou alguém ter eliminado os comentários, mesmo através de comandos GSM também não dá para desativar o serviço.

Portanto agradeço que vocês não eliminem os comentários aqui feitos pelos clientes, e procedam a esclarecimentos junto da equipa técnica e perguntem quantos anos ainda a NOS precisa para resolver um problema técnico na rede que sucede desde 2021 e que é reportado desde então. Este problema do serviço de Chamada em espera não se verifica junto da MEO, da Vodafone e da DIGI.

Aguardo mais esclarecimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 13, 2025

@Tiago Ferreira, não existem comentários eliminados neste tópico.

Contudo, a dispersão do mesmo tema por vários tópicos pode dificultar a sua localização. Verifique, por favor, se os comentários que procura não se encontram noutros tópicos onde também tenha participado como, por exemplo, em:

Acresce que, sempre que ocorre a eliminação ou edição de comentários o membro é avisado, ainda que tal seja permitido ao abrigo dos Termos e Condições do Fórum NOS,  a moderação procede sempre à notificação do utilizador, quer através de um comentário público, quer por mensagem privada.

Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Agradeço e peço desculpa mas a pesquisa do fórum nem sempre é fácil, no entanto faço uma chamada de atenção que o problema reportado ainda não se encontra resolvido.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 13, 2025

@Tiago Ferreira, agradecemos o alerta. No entanto, e atenta a informação que dispomos, é que 

O comportamento observado é o expectável em situações em que os Serviços Suplementares sobre 4G/5G não se encontram disponíveis no perfil do cliente ou no software do terminal.

Na versão atual, iOS 18.6, esta limitação não se verifica.

No iOS 26, os Serviços Suplementares em 4G/5G foram desativados pela Apple por lapso, estando prevista a sua reativação numa atualização de software agendada para o presente mês. 

Ainda assim, e não obstante ao que partilhamos consigo, para endereçarmos, pedimos que nos recorde a versão iOS que tem disponível.
Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

@Tiago Ferreira, agradecemos o alerta. No entanto, e atenta a informação que dispomos, é que 

O comportamento observado é o expectável em situações em que os Serviços Suplementares sobre 4G/5G não se encontram disponíveis no perfil do cliente ou no software do terminal.

Na versão atual, iOS 18.6, esta limitação não se verifica.

No iOS 26, os Serviços Suplementares em 4G/5G foram desativados pela Apple por lapso, estando prevista a sua reativação numa atualização de software agendada para o presente mês. 

Ainda assim, e não obstante ao que partilhamos consigo, para endereçarmos, pedimos que nos recorde a versão iOS que tem disponível.
Obrigado,

Como eu disse e referi anteriormente eu tenho atualmente a versão iOS 26.2 que saiu hoje para todos os clientes Apple

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 13, 2025

Endereçámos a situação, ​@Tiago Ferreira. Assim que tenhamos mais informações, partilharemos.

Com a indicação da versão que, gentilmente, nos recordou. 

Muito obrigado,