Header
Respondido

internet roaming UE


Ola amigos. No meu tarifário tenho dois telemóveis associados cada um com 6.1gb de internet móvel. No entanto tenho descriminado no meu perfil com 4.5gb de internet roaming UE. A minha pergunta é: que consumo é este? O telemóvel da minha mulher está quase no limite de saldo de gigas na internet roaming ue . Ela nunca se ausentou do país! Obrigado amigos
icon

Melhor resposta por Oscar7 1 August 2019, 14:01

Ver pergunta inicial

18 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Moram ou estiveram perto da fronteira?
hhahah! estive a ver as coisas com mais atenção e afinal não é o telemóvel da minha mulher mas sim o meu! aparentemente só acusa na app o gasto dos dados! não encontro essa informação aqui no site! poderá ser bug da APP ?
Reputação 7
Crachá +2
Pode ser um problema da app sim. Vê no detalhe de comunicações se tens algum acesso à internet no estrangeiro.

Eu tb nc saí de portugal e tenho 1,5gb de consumo. E só  tenho o meu telemóvel. So utilizei internet movel em viseu e lisboa, logo nem é pela proximifade a Espanha

Reputação 7
Crachá +2

Não será disponível? Podes por um print da área de cliente?

Tenho um plano mensal com Internet Roaming UE com 8,4 GB disponíveis, usados 4 MB, porém, recebi um SMS informando que me irá ser cobrada uma taxa sobre o tráfego em Roaming por ter utilizado os dados móveis maioritariamente em espaço europeu nos últimos 120 dias.

Ora, onde mais se utiliza o Roaming se não em espaço europeu? Para que me servem os gigas do meu plano?

Analisando estes 120 dias, não compreendo onde está este uso maioritário, visto que estive em território espanhol alguns dias em Dezembro, estando maioritariamente em Portugal.

Estava descansada e não desligava os dados móveis, uma vez que o meu pacote inclui 8,4 GB em Roaming na UE, sem que alguma vez a NOS me tenha alertado para este facto. 

 

Reputação 7
Crachá +1

Tenho um plano mensal com Internet Roaming UE com 8,4 GB disponíveis, usados 4 MB, porém, recebi um SMS informando que me irá ser cobrada uma taxa sobre o tráfego em Roaming por ter utilizado os dados móveis maioritariamente em espaço europeu nos últimos 120 dias.

Ora, onde mais se utiliza o Roaming se não em espaço europeu? Para que me servem os gigas do meu plano?

Analisando estes 120 dias, não compreendo onde está este uso maioritário, visto que estive em território espanhol alguns dias em Dezembro, estando maioritariamente em Portugal.

Estava descansada e não desligava os dados móveis, uma vez que o meu pacote inclui 8,4 GB em Roaming na UE, sem que alguma vez a NOS me tenha alertado para este facto. 

 

Esteve os ultimos 60 dias em portugal? 

isso sao politicas da UE pra fazer com que as pessoas contratem serviços nos paises onde estão por periodos mais longos. 

um bem haja 

Eu vivo em Portugal, numa zona de fronteira, vou a Espanha com alguma regularidade.

Outubro, Novembro e Dezembro, fui a Espanha duas ou três vezes, esqueci-me de desligar os dados, foi o suficiente para receber a mensagem.

A honestidade, acima de tudo, o uso em Espanha não é maioritário. 

Para que me serve o Roaming que tenho na UE? Para constar no meu contrato e é enganador.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @yoanna Sousa,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o número de telemóvel a que se refere.

Obrigado

Tenho no meu tarifário um saldo disponível de 4 GB de internet roaming UE. Quando me deslocar à Holanda e ou Bélgica posso utilizar esse saldo em dados móveis,  p. ex. para uso de GPS, ou tenho de subscrever um pacote adicional de 7,50 €?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Zezinho

Sim, pode utilizar o tarifário de telemóvel em Roaming, na União Europeia, desde que se encontre temporáriamente.

Para continuar a falar sem preocupações na União Europeia e em todo o Mundo, conheça as modalidades de Roaming, consulte as tarifas e descubra o Net Roaming da NOS em: 

Obrigado

Boa tarde,

A minha filha está em Erasmus na Hungria desde 1 de setembro e recebeu hoje a mensagem de cobrança adicional por estar em roaming prolongado, para começar a pagar daqui a 15 dias. A minha questão é, isto não se aplica só passado 120 dias? Ainda faltam muitos dias para chegar aos 120.

Obrigado,

Reputação 7
Crachá

Boa noite @ruiserras 

Sim há o serviço roaming na UE que equivale praticamente ao serviço contrato no país de origem, neste caso em PT.

Mas a UE tb impõe políticas e regras de utilização que pode acoplar nalguma taxa ou limites na utilização se forem verificados excessos.

Pode consultar aqui as tarifas de roaming aplicáveis ao seu tarifário ou, quando estiver em roaming, através da marcação *111# no seu telemóvel.

Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

    • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
    • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

 

Reputação 7
Crachá

@ruiserras pode ser por causa disso, que recebeu essa sms

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @ruiserras, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O @DalleyBorges deu uma boa ajuda. 
Caso tenha alguma questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Bom dia!

O que me parece é que o pacote é um só!

Sempre que gastamos dados, eles vão sendo debitados  do plafond geral e diminuindo o total disponível para roaming. Não temos 10Gb de internet + 10Gb de internet roaming...Se formos para fora do país, podemos gastar até 10Gb, caso ainda haja volume de dados disponível para gastar, dentro do total de 10Gb

Acho que é assim...

 

Reputação 7
Crachá +2

Sim. Eu também percebo dessa forma 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Juracy Valente Fedozi Júnior, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a comunidade. 🤗

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Comentário