Header

Faturação de roaming em Cabo Verde


Olá, bom dia.

No passado mês de novembro estive uns dias em Cabo Verde. Ao chegar ao arquipélago, e antes de desativar o uso de dados, terei registado tráfego de dados em roaming no total de 4 MB sobre os quais me está a ser cobrado o valor adicional de €62,509!!

Será possível confirmarem, por favor, de que este valor descabido está correto? A ser um equívoco, agradeço antecipadamente a correção. A ser o valor correto, é, no mínimo, abusivo. 

​​​​​​Muito obrigado.


9 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Manteigas, seja bem-vindo ao Fórum NOS

Lamentamos a situação. 
A utilização de dados móveis em Cabo Verde tem um custo de €16 por MB. Deste modo, sendo 4MB, parece-nos que o valor está correcto. 
Pode, por favor, confirmar a informação em nos.pt

Obrigado

Olá, aconteceu o mesmo a min e ao meu marido, 2 TM no mesmo contrato. espero que estes casos tenham uma retificação, vou ainda hoje formalizar a reclamação, e em último mudar de operador e publicitar está roubalheira o mais possível por todos os meios, pois acredito ser uma ilegalidade, no mínimo uma imoralidade que não pode passar impune.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Martabma,

Agradecemos a sua mensagem.

Pode consultar os diferentes custos em roaming através do Site NOS.

Obrigado 

 

Vou gastar o meu tempo a ler os direitos do consumidor obg.

Os custos eu já tenho conhecimento.....o que não sabia é que o rouming fora da UE está pré ativo, estando desligado por defeito, como é que se deram consumos.... essa é a questão, eu não ativei nada.. mas vou desativar muita coisa se tiver de pagar mesmo isso.

Isto, de facto só tem um nome… enfim! Ainda bem que está a chegar um novo player. Chegou o momento de mudar de operador :-(

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @António Veira.

Partilhe connosco, por favor, caso tenha alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Caro João, boa noite!

Muito obrigado pelo interesse, apesar, o resultado final já estar definido.

Basicamente, o assunto é o mesmo de outros utilizadores. 

Ao chegar a Cabo Verde, o sistema inicia o roaming sem qualquer pedido de ativação. Por principio, o sistema deveria avisar o titular do contrato ou do terminal, se pretendia aceder ao roaming e quais os custos que o mesmo significaria. Ou seja, nada pergunta e por 4MB cobram 62,51€ o equivalente a cerca de 50% do ordenado mínimo de Cabo Verde…

Na qualidade de cliente desde 1997 (ou seja a cerca de 27 anos) dos tempos da Netcabo não posso aceitar este tratamento altamente lesivo dos interesses dos clientes e, como resposta remetem apenas para o preçário. Enfim, é o mais fácil e este procedimento é não querer manter os clientes.

Ou seja, como me sinto roubado, irei analisar o contrato e mudarei tão breve quanto possível de operador, até por está para haver novidades brevemente.

Obrigado.

António Vieira

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @António Veira

Lamentamos o transtorno. 

A totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. No entanto, é-lhe, também, enviado um SMS, assim que se liga a um operador estrangeiro com a informação de que o Roaming foi ativo. 

Recordamos que o Roaming encontra-se ativo, por defeito, desde que o país para o que se vai deslocar, assim, também o disponibilize. Assim, antes de viajar, é aconselhável que verifique a existência de acordo de Roaming celebrado entre a NOS e as tarifas de alguns dos operadores do país de destino.

Consulte, por favor, aqui as condições do roaming no destino em que se encontra. Informamos, também, que para evitar a cobrança dos valores de roaming na sua fatura, desative os dados móveis em roaming e o voicemail. Em alternativa, pode nas definições do seu equipamento inibir a autenticação à rede automaticamente para que situações como estas não ocorram. 

Obrigado

Comentário