Bom dia @Manteigas, seja bem-vindo ao Fórum NOS
Lamentamos a situação.
A utilização de dados móveis em Cabo Verde tem um custo de €16 por MB. Deste modo, sendo 4MB, parece-nos que o valor está correcto.
Pode, por favor, confirmar a informação em nos.pt
Obrigado
Olá, aconteceu o mesmo a min e ao meu marido, 2 TM no mesmo contrato. espero que estes casos tenham uma retificação, vou ainda hoje formalizar a reclamação, e em último mudar de operador e publicitar está roubalheira o mais possível por todos os meios, pois acredito ser uma ilegalidade, no mínimo uma imoralidade que não pode passar impune.
Boa tarde @Martabma,
Agradecemos a sua mensagem.
Pode consultar os diferentes custos em roaming através do Site NOS.
Obrigado
Vou gastar o meu tempo a ler os direitos do consumidor obg.
Os custos eu já tenho conhecimento.....o que não sabia é que o rouming fora da UE está pré ativo, estando desligado por defeito, como é que se deram consumos.... essa é a questão, eu não ativei nada.. mas vou desativar muita coisa se tiver de pagar mesmo isso.
Isto, de facto só tem um nome… enfim! Ainda bem que está a chegar um novo player. Chegou o momento de mudar de operador :-(
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem @António Veira.
Partilhe connosco, por favor, caso tenha alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Caro João, boa noite!
Muito obrigado pelo interesse, apesar, o resultado final já estar definido.
Basicamente, o assunto é o mesmo de outros utilizadores.
Ao chegar a Cabo Verde, o sistema inicia o roaming sem qualquer pedido de ativação. Por principio, o sistema deveria avisar o titular do contrato ou do terminal, se pretendia aceder ao roaming e quais os custos que o mesmo significaria. Ou seja, nada pergunta e por 4MB cobram 62,51€ o equivalente a cerca de 50% do ordenado mínimo de Cabo Verde…
Na qualidade de cliente desde 1997 (ou seja a cerca de 27 anos) dos tempos da Netcabo não posso aceitar este tratamento altamente lesivo dos interesses dos clientes e, como resposta remetem apenas para o preçário. Enfim, é o mais fácil e este procedimento é não querer manter os clientes.
Ou seja, como me sinto roubado, irei analisar o contrato e mudarei tão breve quanto possível de operador, até por está para haver novidades brevemente.
Obrigado.
António Vieira
Bom dia @António Veira,
Lamentamos o transtorno.
A totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. No entanto, é-lhe, também, enviado um SMS, assim que se liga a um operador estrangeiro com a informação de que o Roaming foi ativo.
Recordamos que o Roaming encontra-se ativo, por defeito, desde que o país para o que se vai deslocar, assim, também o disponibilize. Assim, antes de viajar, é aconselhável que verifique a existência de acordo de Roaming celebrado entre a NOS e as tarifas de alguns dos operadores do país de destino.
Consulte, por favor, aqui as condições do roaming no destino em que se encontra. Informamos, também, que para evitar a cobrança dos valores de roaming na sua fatura, desative os dados móveis em roaming e o voicemail. Em alternativa, pode nas definições do seu equipamento inibir a autenticação à rede automaticamente para que situações como estas não ocorram.
Obrigado
Mais um caso (eu) onde aconteceu a mesma situação!
O que é curioso é que o valor é sempre o mesmo. 4M (3,91M para ser exacto), 62,51€. Como é que isto é possível?
Há aqui uma coincidência muito estranha. Toda a gente chega a Cabo Verde, gasta exatamente 3.91M, e depois desliga o roaming? Cheira a esturro...
Além disso, segundo as regras da ANACOM os operadores devem bloquear o roaming quando chega a 50€ e enviar um SMS a indicar o que fazer para continuar a usar. Ou seja, a NOS não está a cumprir as regras.
Qual é a vossa explicação?
Obrigado,
Carlos Lemos
Acho que o limite é 62.50€ mas aguarde a confirmação dos moderadores
Mais um caso (eu) onde aconteceu a mesma situação!
O que é curioso é que o valor é sempre o mesmo. 4M (3,91M para ser exacto), 62,51€. Como é que isto é possível?
Há aqui uma coincidência muito estranha. Toda a gente chega a Cabo Verde, gasta exatamente 3.91M, e depois desliga o roaming? Cheira a esturro...
Além disso, segundo as regras da ANACOM os operadores devem bloquear o roaming quando chega a 50€ e enviar um SMS a indicar o que fazer para continuar a usar. Ou seja, a NOS não está a cumprir as regras.
Qual é a vossa explicação?
Obrigado,
Carlos Lemos
Boa tarde,
Esclareço que a decisão não foi diretamente da ANACOM, mas sim da UE a partir do Regulamento (UE) n.º 531/2012.
Partilho a página da NOS onde reflete toda a informação acerca do roaming.
O controlo de consumos de dados em roaming ajuda-te a controlar os teus gastos de internet no telemóvel enquanto te encontras no estrangeiro. É um serviço gratuito e que fica ativo automaticamente quando te encontra fora do país. Desta forma, para que saibas o que já consumiste, receberás dois alertas automáticos:
- SMS de aviso quando atingires 80% do limite de consumo mensal (€49,2 IVA incluído) ;
- SMS sempre que atingires o limite mensal de consumo de €61,5 (IVA incluído). Neste momento o acesso ao internet fica inibido. Este limite é aplicado entre o dia 1 e 31 de cada mês. Sempre que o acesso seja inibido, o limite de consumo pode ser renovado enviando gratuitamente um SMS com o texto "Renovar" para o 1279.
Há pouco tempo, a NOS lançou novos pacotes de internet para vários países, poderá consultar na página fornecida.
Os preços de roaming são elevados no geral em todo o mundo.
Ao viagar com um SIM da NOS para Cabo Verde, aplica-se a taxa de 16€/MB (avulso) ou poderá ativar um pacote de 7,50€/200MB.
Agora, os países da CPLP poderiam fazer um acordo como acontece na UE, para a diminuição das taxas aplicadas.
Obrigado.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem @CVPLemos.
A comunidade partilho uma boa ajuda a esclarecer. Consulte mais informações sobre o tema através do Site NOS.
Obrigado