Skip to main content
Header
Bit
January 27, 2026
Respondido

Falha rede móvel – Depressão Kristin

Boa tarde, apos este temporal, a cerca de 1 semana que tenho falha de rede movel, nao consigo fazer chamadas, mensagens com muitas falhas. Nao consigo estabelecer chamada para a nos para comunicar avaria

Melhor resposta por Rafaela F.

Boa tarde a todos, 🤗

Informamos que, até ao momento, 70% das estações móveis inicialmente impactadas já estão em funcionamento, num processo de recuperação gradual e em curso. 
Na rede fixa, foi já possível recuperar o serviço de cerca de 85% dos clientes, pelo que já têm acesso a comunicações fixas, caso tenham energia nas suas casas.

Recordamos ainda que a cobertura móvel já foi reposta em todas as sedes de concelhos mais impactados pela tempestade Kristin, nos distritos de Leiria, Coimbra e Santarém.

A Depressão Kristin provocou danos severos nas infraestruturas de comunicações e foram imediatamente ativadas todas as soluções de contingência disponíveis, como soluções de conectividade por satélite, instalação de geradores, mobilização e instalação de unidades móveis dedicadas ao suporte das comunicações dos operacionais da Proteção Civil no terreno, assim como postos de carregamento de energia em locais estratégicos, com o objetivo de apoiar as populações locais.

O serviço tem vindo a ser progressivamente recuperado e as nossas equipas continuam no terreno a trabalhar para repor o serviço a todos os clientes. Face ao nível de destruição provocado por esta tempestade, em algumas das ligações ainda em recuperação é necessário reconstruir a rede de raiz, pelo que os trabalhos podem prolongar-se por mais algumas semanas, uma vez que se encontram condicionados pelo acesso às áreas afetadas, fornecimento de energia e condições meteorológicas adversas.

Acompanhe todas as atualizações em: 

Qualquer questão que surja, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

329 Comentários

Megabyte
February 2, 2026

A única maneira de sermos reembolsados é após a reposição do serviço efectuar um contacto com a linha de apoio? Preferia um e-mail ou um formulário de contacto, para poder ficar com o pedido por escrito. É possível?

E já agora, quando prevêem a reposição dos serviços? Tal como outro utilizador disse, tenho visto piquetes da MEO, mas da NOS não.

Megabyte
February 2, 2026

Bom dia a todos,

Venho relatar uma situação de indisponibilidade total de serviços no meu endereço: fiquei sem comunicações (serviço fixo/Internet/TV) desde as 07:00 de 28/01 até às 18:00 de 31/01 (cerca de 83 horas).

Compreendo que a ocorrência esteve relacionada com a tempestade ‘’Kristin’’ e que se tratou de um evento excecional. No entanto, a Lei das Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 16/2022) prevê no artigo 129.º que, quando os serviços contratados se mantêm indisponíveis por mais de 24 horas, por motivo não imputável ao utilizador, a operadora deve proceder ao crédito proporcional do valor do serviço relativo ao período de indisponibilidade, independentemente de pedido do cliente, contando o prazo a partir do momento em que a situação é do conhecimento da operadora ou é comunicada pelo utilizador.

No meu caso, além do pacote, tenho também a subscrição de Sport TV (cobrada à parte), e estive privado de ambos no mesmo local durante o mesmo período.

A NOS disponibilizou  de dados móveis ilimitados (válido durante 30 dias), iniciativa que reconheço, mas que não substitui o direito ao crédito proporcional do serviço efetivamente não prestado, até porque no meu caso não era uma questão de falta de dados móveis e, em algumas zonas, nem existia rede móvel funcional.

Assim, solicito que seja aplicado o crédito proporcional referente ao período acima indicado, contemplando os serviços indisponíveis no local (pacote e, se aplicável, a subscrição associada), nos termos do art. 129.º e do regime aplicável a pacotes de serviços.

Obrigado desde já.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 2, 2026

Olá a todos,

Movemos os vossos comentários para o artigo onde este tema já é abordado, como também esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS.

Lamentamos todos os inconvenientes causados por esta situação. 😢 Compreendemos como é importante ter os serviços sempre disponíveis, no entanto, o mau tempo provocado pela depressão Kristin causou um nível de destruição sem precedentes em Portugal, nomeadamente nas regiões de Leiria, Santarém e Coimbra, incluindo a quebra do fornecimento de energia e a destruição de cabos e infraestruturas de telecomunicações, com impacto nos serviços de comunicações.
Neste momento, a cobertura móvel já foi reposta em todas as sedes de concelho, exceto numa, onde será reposta durante o dia de hoje. Isto cobre as comunicações das populações no centro das provocações e dos operacionais da proteção civil. A maioria dos serviços fixos foi já recuperada, pelo que muitos dos clientes já terão acesso a comunicações fixas, caso tenham energia nas suas casas. Os restantes serviços estão gradualmente a ser normalizados, tanto no fixo como no móvel.

As nossas equipas técnicas continuam no terreno em plena articulação com a Proteção Civil e forças de Segurança, e tudo estão a fazer para normalizar a situação o mais rapidamente possível.

Qualquer questão que tenham, partilhem connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada pela vossa compreensão 🤗

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 2, 2026

​​Bom dia ​@eu.sou.a.joana,

Infelizmente, não temos uma previsão que possamos partilhar, mas as nossas equipas estão no terreno a trabalhar para que a reposição dos serviços seja feita o mais rapidamente possível.

Após estar tudo resolvido, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato, de modo a podermos ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 2, 2026

Bom dia ​@Namfs, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Movemos o seu comentário para o artigo sobre a mesma temática. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS.

O ​@Jose Rodrigues partilhou uma boa ajuda e, também, uma excelente recomendação.

Diga-nos, por favor, se surge alguma mensagem de erro quando chega ao passo para efetuar o pagamento. Se sim, qual?

Obrigada

Byte
February 2, 2026

Já passaram 3 meses ou mais que foi reportado pelo telefone ao apoio a existência de cabos caídos na via, agora após Kristin os mesmos além de caídos na via, também parte foram para a propriedade, caídos à espera resolução. 

Quando será visto esta situação. Já vi que é uma situação recorrente. 

Após Kristin, não tenho internet, nem forma de saber quando vou ter, vou ter de pagar a mensalidade ou irá haver desconto?

Cliente C**********

Byte
February 2, 2026

Boa tarde. Estou no distrito de Leiria, desloquei-me para pedir assistência técnica no sábado, assistência ficou marcada para 13 de fevereiro. Mas a factura para pagamento já cá está. 

Sei que a Nos não tem culpa da desgraça que por aqui se abateu, mas podiam ter alguma consideração pelos clientes. Não me parece pedir muito que esta fatura não tivesse sido enviada para pagamento.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 2, 2026

Boa tarde ​@Ana Cláudia Tinta Sousa, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já se encontra a ser abordado, de forma a manter a boa organização da informação.

Compreendemos perfeitamente o que indica e lamentamos os inconvenientes que esta situação esteja a causar. 😢
Pedimos-lhe que, logo que esteja tudo resolvido, fale connosco aqui, no Fórum NOS, para podermos ajudar.

Obrigada

Rafaela F.
Gestor da comunidade
February 2, 2026

Boa tarde ​@santosa7,

Movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já se encontra a ser abordado.

A reposição dos serviços está a ser normalizada de forma gradual, pelo que pode ainda sentir dificuldades no acesso, o que lamentamos sinceramente.
Ainda assim, sugerimos que faça um diagnóstico ao serviço de TV através da my NOS para encontrar a melhor solução para o seu caso. Saiba como em: 

Após fazê-lo, partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigada

Kilobyte
February 2, 2026

Tenho feito várias vezes por dia ainda ontem á noite fiz o que me deixa intrigado é ter em uma TV e nas outras duas não conseguir sintonizar nada