Skip to main content
Header
Pergunta

Falha na internet e chamadas no 4G

• December 31, 2025
  • 4 comentários
  • 10 visualizações

Após uma viagem ao Alentejo e a uma falha na cobertura, liguei à assistência NOS e reconfiguraram-me a rede de forma a que eu tivesse acesso à internet e chamadas. No entanto, após essa viagem eu fico sem internet, sms ou chamadas de voz quando a minha rede baixa de 5G para 4G, o que é comum porque a NOS não oferece cobertura 5G total. Por isso, quando estou em casa, na escola, ou a viajar pelo país é comum ficar desligado da rede mesmo tendo sinal forte 4G. Tentei ligar ao apoio NOS mas a chamada falha devido a “uma avaria na torre”. Adicionalmente, tenho conexão à internet, mesmo 4G, em Roaming, o que indicia um problema dentro da rede portuguesa. Queria saber se posso fazer algumo para reparar este problema ou se algum moderador me consegue ajudar.

4 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 31, 2025

Parece não ser um problema de rede da NOS. 

Podes testar o cartão em outro telemovel para ver se é do equipamento. Podes reiniciar o telemovel. Podes fazer um reset ás definições de rede no telemovel, por vezes resolve problemas de ligação

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img
  • Gestor da comunidade
  • January 1, 2026

Bom dia ​@Luís Almeida Lixt, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Guimas sobre este tema.

Para melhor compreendermos a situação, precisamos que nos dê mais detalhes sobre o que se passa, por favor.

Obrigada

Olá ​@Rafaela F. . Eu estou com o tarifário WTF num Samsung. O meu problema é na perda total de ligação à rede quando não há uma ligação 5G disponível. Por exemplo, se apenas houver ligação 4G, não tenho acesso a chamadas nem à Internet. Isto parece ser um problema apenas em Portugal, pois assim que saio do país e entro em Roaming não tenho este problema. Eu penso que isto se deve a uma configuração da rede que se fez no final de Agosto de 2025 durante uma chamada com a assistência NOS. Eu não sei que mais informações posso fornecer. Eu penso que a única coisa que posso fazer e que não tentei é um reset às definições de rede do meu telemóvel que me irá apagar todas as redes salvas, devo fazê-lo. Se precisar de alguma informação específica pode-me dizer e eu tentarei dar-lhe.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img
  • Gestor da comunidade
  • January 2, 2026

Olá ​@Luís Almeida Lixt,

Muito obrigada por detalhar a situação. Estamos aqui para ajudar.

Qual é o modo de rede que está como preferido no seu telemóvel? Por favor, verifique e partilhe connosco.

Adicionalmente, diga-nos se efetuou alguma alteração ao serviço recentemente, como troca do SIM para eSIM, por exemplo.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 😊