
O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM
O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.
O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:
- Ter um número pessoal e outro profissional;
- Adicionar um tarifário de dados secundário;
- Ter um número temporário;
- Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
- Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
- Elimina o risco de avarias com o cartão físico;
Como aderir ao eSIM
Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉
Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:
- Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;
- Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;
O pedido de 2ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja fisica.
Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.
Como ativar o eSIM
Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Liga-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:
- Samsung
- No menu “Definições”, selecione a opção “Ligações”;
- No menu Ligações, selecione a opção “Gestor de cartão SIM”;
-
No menu Gestor de cartão SIM, selecione a opção “Adicionar plano móvel”;
-
Aguarde a adição do plano móvel;
-
Se não detetar nenhum plano, selecione a opção “Digitalizar código QR do operador”;
-
Selecione a opção “Adicionar e utilizar agora”;
-
Insira o seu PIN;
-
O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- No menu “Definições”, selecione a opção “Ligações”;
- Huawey
- No menu definições, selecione a opção “Rede Móvel”;
- No menu Rede Móvel, selecione a opção “Gestão dos SIM”;
- No menu Gestão dos SIM, selecione a opção “Adicionar eSIM”;
- Faça o scan do QR code do cartão eSIM;
- Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;
- Selecione a opção “Adicionar este eSIM”;
- O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- No menu definições, selecione a opção “Rede Móvel”;
- iPhone
- No menu Definições, selecione a opção “Rede Móvel”;
- No menu Rede Móvel, selecione a opção “Plano móvel”;
- Faça o scan do QR code do cartão eSIM;
- Selecione a opção “Adicionar plano móvel”;
- Clique no seu SIM para o desbloquear;
- Insira o seu PIN;
- O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- No menu Definições, selecione a opção “Rede Móvel”;
- iPad
- No menu definições, selecione a opção “Dados Móveis” e clique na opção “Outra”;
- Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;
- Selecione a opção “Plano móvel”;
- Insira o seu PIN do SIM;
- O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- No menu definições, selecione a opção “Dados Móveis” e clique na opção “Outra”;
Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- Em que lojas está disponível o serviço eSIM?
O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.
- Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?
Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.
- Posso usar vários eSIMs em simultâneo?
No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.
- Posso usar o eSIM só para cartões de dados?
Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.
- Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?
Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.
- Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?
Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.
- Como escolho o nº pré-definido para as chamadas e para dados?
É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.
- Como faço a portabilidade de um nº que usa eSIM?
A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.
- Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?
Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.
- Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?
Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.
Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.