Header
Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja fisica.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Liga-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione a opção “Ligações”;

       

    2. No menu Ligações, selecione a opção “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. No menu Gestor de cartão SIM, selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detetar nenhum plano, selecione a opção “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Selecione a opção “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. No menu definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

       

    2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Gestão dos SIM”;

       

    3. No menu Gestão dos SIM, selecione a opção “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione a opção “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. No menu Definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

       

    2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Clique no seu SIM para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. No menu definições, selecione a opção “Dados Móveis” e clique na opção “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione a opção “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     


Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o nº pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um nº que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


626 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS @Vera Moutinho,



Lamentamos a situação que nos conta. 😞



O @Olaf deu uma boa ajuda.



O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os posts ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade.
Boa noite Olaf, nao pedi o qrcode do esim porque estive 30 min á espera de ser atendido e antes de chegar a minha vez na loja do colombo , perguntei como funciona a titulo de info, ao qual me responderam "que o podia fazer em casa". Por isso nunca ter tido acesso a um qrcode . Nao vivo em lisboa e custa ter de ir lá de proposito para fazer uma coisa que supostamente " pode ser feito em casa" e se sim poupava me uma ida a lisboa. Se tiver mesmo de ir pois nao vou sair de dentro da loja outra vez sem estar tudo a funcionar.. caso haja alguem que o tenha feito em casa, agradecia ajuda nesse sentido
Reputação 7
Crachá
Boa noite Olaf, nao pedi o qrcode do esim porque estive 30 min á espera de ser atendido e antes de chegar a minha vez na loja do colombo , perguntei como funciona a titulo de info, ao qual me responderam "que o podia fazer em casa". Por isso nunca ter tido acesso a um qrcode . Nao vivo em lisboa e custa ter de ir lá de proposito para fazer uma coisa que supostamente " pode ser feito em casa" e se sim poupava me uma ida a lisboa. Se tiver mesmo de ir pois nao vou sair de dentro da loja outra vez sem estar tudo a funcionar.. caso haja alguem que o tenha feito em casa, agradecia ajuda nesse sentido



Ahh de facto não é normal. O que diz o tópico é que ativação tem de ser em loja NOS, se não tens o voucher não podes fazer ativação. 😕
Tenho um S9 Plus será que posso adquirir um esim ou terá de ser por modo voucher?
E para o apple watch ?, até os chineses já lançaram esta semana e-sim para o apple watch, será assim tão difícil ?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Fernando Martim e @Nuno Alex Jorge,



Neste momento o eSIM não é compatível com os equipamentos que referem. Assim que existam novidades, partilhamos no Fórum. 🙂
Boa tarde.

Eu estou a viver na Suíça e já uso o eSIM aqui (Swisscom) desde que o Iphone XS Max foi comercializado.

Fiquei à espera do dia em que a NOS (a minha rede portuguesa) iria lançar também este método mas pelo que li até agora só é possível fazer o pedido do eSIM em uma loja, vendo que não há nenhuma opção para pedir online.

Visto que estou um pouco longe, não há forma para fazer esse pedido online?



Muito obrigado e aguardo uma resposta se for possível 🙂
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Mthugh,



Neste momento, para ativar o eSIM é mesmo necessário que se desloque a uma loja NOS com o equipamento onde pretende ativar o cartão. Caso existam novidades sobre este tema, partilhamos no Fórum NOS. 🙂
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,



@tiagojbsoares e @Cbarbosa_pt já é possível ativar o eSIM NOS no Google Pixel 3. 😃
Reputação 1
Olá a todos,



@tiagojbsoares e @Cbarbosa_pt já é possível ativar o eSIM NOS no Google Pixel 3. :D




Olá Tiago,



Obrigado! Apenas no 3 ou 3XL também?



Obrigado!
Reputação 7
Crachá +6
Olá @tiagojbsoares,



Sim, também é compatível com o Pixel 3 XL. 🙂
Reputação 1
Olá @tiagojbsoares,



Sim, também é compatível com o Pixel 3 XL. :)




Olá Tiago,



Obrigado. Já agora, mais uma pergunta: isso não quer dizer que já esteja disponível para mais androids - como o Pixel 3a, por exemplo - certo? Pergunto porque suponho que o método seja semelhante, face ao SO que utilizam.



Obrigado,
Reputação 7
Crachá +6
Olá @tiagojbsoares,



Neste momento apenas garantimos compatibilidade com os equipamentos referidos. Assim que existam novidades sobre outros, partilhamos neste tópico. 🙂
Ja uso no pixel 3 xl e tudo ok 😉
Bom dia,

uso o esim num numero profissional, tendo o numero pessoal num sim fisico. Isto no Iphone Xs Max.

Desde que comecei a usar o esim tenho tido recorrentemente problemas nos dados móveis, sobretudo se uso o sim fisico (da vodafone).

Tenho de alterar para o da NOS ou desligar e voltar a ligar o telefone.

Alguém com o mesmo problema? Terá a ver com reencaminhamentos? Fiz reencaminhamento para voice mail (conjugado com aviso de chamada) no da NOS para não perder a noção das chamadas profissionais que recebo (dado que quando uso o pessoal o profissional fica inativo).

Obrigado.
Reputação 7
Crachá +2
As falhas são só no cartão da vodafone?
O esim da nos já suporta o Apple Watch?

Se não quando vai suportar?



Abraço

Nuno Paiva
Reputação 7
Crachá +5
O esim da nos já suporta o Apple Watch?

Se não quando vai suportar?



Abraço

Nuno Paiva
Não suporta como pode ver.
Obrigado
Boa tarde



Fui agora a loja do Colombo tentar activar um esim apenas como plano de dados e foi me dito que era impossível.



NO Vosso site diz que é possível.



Fiz uma reclamação para o provedor. Aguardo resposta
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Nuno Gil.



Lamentamos a situação que nos conta. :(



Como refere que o assunto já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto, por favor.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Nuno Gil.



Lamentamos a situação que nos conta. :(



Como refere que o assunto já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto, por favor.




@Tiago C. bom dia .



Mas é possível ou não?

Existe uma enorme falta de informação/formação nos postos de atendimento.

Na loja do Forum Montijo dizem que sim..no vosso site dizem que sim..Aqui no vosso forum dizem que sim..mas a pessoa no Colombo que me atendeu diz que não



O vosso site diz que que o eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira e Açores, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja. O rapaz diz que só ali e na loja da Republica.



Isto para não falar do atendimento ao cliente que pode ser francamente melhorado.



Perdei tempo (40 min para ser atendido ) + o tempo de viagem + parque , para nada
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Nuno Gil,



Sim, é possível.



Lamentamos mais uma vez a situação que nos reportou. 😞
Olá @Nuno Gil,



Sim, é possível.



Lamentamos mais uma vez a situação que nos reportou. :(




@Tiago C. Boa tarde,



Podia alongar-me e falar do péssimo serviço prestado, mas acho que está explicito na situação.



A questão que faço é. Agora como fica o cliente? Neste caso eu.

Continuo a aguardar contacto na sequencia da reclamação...
Olá @Nuno Gil,



Sim, é possível.



Lamentamos mais uma vez a situação que nos reportou. :(




@Tiago C. Boa tarde,



Podia alongar-me e falar do péssimo serviço prestado, mas acho que está explicito na situação.



A questão que faço é. Agora como fica o cliente? Neste caso eu.

Continuo a aguardar contacto na sequencia da reclamação...




@Tiago C.

Se bem me recordo deviam ter entrado em contacto comigo até às 20 de hoje..

Não o fizeram

Comentário