Skip to main content
Header

esclarecimento sobre cobrança em roaming fora UE

• December 24, 2025
  • 1 comentário
  • 4 visualizações

Venho por este meio solicitar esclarecimentos relativamente a uma cobrança que considero indevida no meu tarifário pré-pago WTF.

Tenho um tarifário pré-pago, no qual efetuei carregamentos antecipados correspondentes a vários meses de utilização. Encontro-me atualmente no exterior, fora da União Europeia.

Esclareço desde já que estou a utilizar dois cartões SIM no meu equipamento, sendo que utilizo ativamente um cartão SIM de uma operadora local, precisamente como forma de evitar qualquer consumo e custos associados ao meu tarifário WTF.

Apesar disso, fui surpreendida com uma cobrança como se tivesse utilizado o serviço em roaming fora da União Europeia. Contudo, ao consultar o histórico de comunicações na área de cliente/aplicação, verifico que surgem registos identificados como “Roam fora UE – 0 MB”, o que demonstra que não houve qualquer consumo de dados móveis da minha parte.

É verdade que recebi uma chamada internacional de duração muito reduzida, de apenas 3 minutos; contudo, o valor cobrado não é de todo proporcional a essa chamada isolada, o que reforça a minha dúvida quanto à origem do montante faturado, sobretudo tendo em conta que os próprios registos indicam consumo de dados nulo (0 MB).

Adicionalmente, informo que não consigo entrar em contacto com o apoio ao cliente, não considerando aceitável ter de pagar por uma chamada internacional apenas para obter esclarecimentos sobre uma cobrança que não reconheço.

Assim, solicito, por favor:

• A discriminação detalhada dos valores cobrados;
  • A explicação clara do motivo da cobrança;
  • A verificação e eventual correção do valor debitado, caso se confirme a existência de erro;
  • A restituição de eventuais valores cobrados indevidamente.

1 Comentário

Rafaela F.
  • Gestor da comunidade
  • December 24, 2025

Bom dia ​@Júlia Mapeli, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

A totalidade dos consumos feitos em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco, se surgir mais algum tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada