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Comunicações internacionais


Recebi na fatura de abril o valor de 9,81€ de consumos adicionais, nomeadamente relativo a mensagens enviadas para números internacionais, todas com data de 28 de março. Acontece que estas mensagens nunca foram enviadas, muito menos para países como Polónia, Rússia, Macedónia, Timor, etc…

Queria questionar se há algo que eu possa fazer para tentar corrigir esta situação.

Muito obrigada pela atenção 

22 Comentários

Jorge C
Super User
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  • Super User
  • April 21, 2025

Boa tarde ​@katep

Compreendo a sua preocupação em relação às cobranças indevidas de SMS internacionais na sua fatura. Este tipo de situação pode ser frustrante e incomodativo.

Sugiro que aguarde o feedback da equipa de gestão deste Fórum, pois os operadores possuem procedimentos para analisar e corrigir esse tipo de erro, reembolsando valores cobrados indevidamente ou investigando atividades suspeitas na sua conta.

Para que possam ajudar, caso entenda partilhe o número da fatura.

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • April 21, 2025

Obrigada pela dica.

É a fatura nº FT 202592/1015086

Vou então aguardar o feedback da equipa de gestão deste Fórum.

 

Obrigada mais uma vez


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • April 21, 2025

Boa tarde ​@katep,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • April 21, 2025

Boa noite. Volto a enviar o meu NIF por esta via, uma vez que ainda não recebi resposta. 2xxxxxxx9

Obrigada 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • April 21, 2025

Boa noite, ​@katep

Editámos o seu comentário por conter o seu número de contribuinte, sugerimos que não partilhe os seus dados publicamente para os proteger. 

Sendo que não conhece os números para qual foram enviados os SMS’s no dia 28 de março de 2025 das 12h02 às 14h33. 
Vamos endereçar a situação para que seja analisada e assim que tenhamos resposta partilharemos consigo.
Obrigado,  


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • April 22, 2025

Boa tarde, ​@katep 

Dado ao número de mensagens que foram enviados no mesmo minuto, a situação pode estar relacionada com fraude Mobile Malware no número móvel (poderá ocorrer no acesso a alguma aplicação ou URL).

Sugerimos que atualize para a última versão do software do seu terminal e verifique quais as Apps instaladas que têm permissão de envio SMS. 

Assim, e a título excecional, creditámos o valor e, por isso, o valor será creditado na fatura subsequente. O seu pedido está registado com o número 000165096177

Caso tenha alguma questão adicional, por favor, fale connosco.

Obrigado, 


  • Kilobyte
  • August 30, 2025

Boa tarde,

Recebi, nas faturas do telemóvel de um dos meus filhos menores, despesas adicionais de 0,49 cêntimos, em julho e 0,98 cêntimos, em agosto, relativas a mensagens enviadas para números internacionais. 

Essas mensagens nunca foram enviadas estando o histórico de comunicações a zero.

Gostaria de saber como tal pode acontecer e como resolver o problema.

Obrigado


Guimas
Super User
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  • Super User
  • August 30, 2025

Boa tarde,

Recebi, nas faturas do telemóvel de um dos meus filhos menores, despesas adicionais de 0,49 cêntimos, em julho e 0,98 cêntimos, em agosto, relativas a mensagens enviadas para números internacionais. 

Essas mensagens nunca foram enviadas estando o histórico de comunicações a zero.

Gostaria de saber como tal pode acontecer e como resolver o problema.

Obrigado

Verificou esse historico pela area de cliente? Pode ligar segunda-feira á faturação e questionar


  • Kilobyte
  • August 30, 2025

Sim, na área de cliente todas as comunicações e dados moveis aparecem com o valor zero. O miúdo não ultrapassou nenhum plafon e, mais importante, não enviou quaisquer SMS.

Para não correr o risco de pagar a chamada, estou a pensar ir com o miúdo, o telemóvel e a fatura a uma loja NOS.


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • August 30, 2025

Sim, na área de cliente todas as comunicações e dados moveis aparecem com o valor zero. O miúdo não ultrapassou nenhum plafon e, mais importante, não enviou quaisquer SMS.

Para não correr o risco de pagar a chamada, estou a pensar ir com o miúdo, o telemóvel e a fatura a uma loja NOS.

 

Evite a ligação para a linha de apoio e verifique desta forma. 

Caso confirme que não existem SMS os gestores da comunidade do Fórum NOS ajudam. 

Partilhe com a comunidade para que possamos ajudar. 

Obrigado.


  • Kilobyte
  • August 30, 2025

Na fatura existem dois SMS no mesmo minuto para um número no Brasil (5575883*****), que não aparece no histórico do telemóvel do meu filho. Foram as duas debitadas na mesma altura (ao segundo).

Não foram enviadas quaisquer SMS. Só pode tratar-se de um esquema.

Consigo anexar imagens neste fórum?

Tenho prints.

Obrigado

 


Jorge C
Super User
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  • Super User
  • August 30, 2025

Na fatura existem dois SMS no mesmo minuto para um número no Brasil (5575883*****), que não aparece no histórico do telemóvel do meu filho. Foram as duas debitadas na mesma altura (ao segundo).

Não foram enviadas quaisquer SMS. Só pode tratar-se de um esquema.

Consigo anexar imagens neste fórum?

Tenho prints.

Obrigado

 

Aqui está uma ajuda. 

 


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • August 30, 2025

Boa tarde ​@Moelas ,

O ​@Guimas e ​@Jorge C deram uma boa ajuda.

Queremos ajudar. Sendo que existe um registo de sms´s enviados para um número internacional, há um custo associado a cada mensagem enviada.
A informação poderá já não estar disponível no registo de sms enviadas no telefone do seu filho, no entanto, pedimos, por favor, que verifique o detalhe de comunicações através da App my NOS.
 

Confirme-nos, por favor, se conseguiu verificar a informação pretendida.

Obrigado.


  • Kilobyte
  • August 31, 2025

Boa tarde,

 

Como havia dito anteriormente, na fatura existem dois SMS no mesmo minuto para um número no Brasil (5575883*****). Foram as duas debitadas na mesma altura (ao segundo).

Reafirmo que não foram enviadas quaisquer SMS para esse número.

 


  • Kilobyte
  • August 31, 2025

Boa tarde ​@Moelas ,

O ​@Guimas e ​@Jorge C deram uma boa ajuda.

Queremos ajudar. Sendo que existe um registo de sms´s enviados para um número internacional, há um custo associado a cada mensagem enviada.
A informação poderá já não estar disponível no registo de sms enviadas no telefone do seu filho, no entanto, pedimos, por favor, que verifique o detalhe de comunicações através da App my NOS.
 

Confirme-nos, por favor, se conseguiu verificar a informação pretendida.

Obrigado.

Aparece isto. So pode tratar-se de um malware ou coisa do género. O meu filho garantiu-me que não mandou quaisquer SMS. Nem para  esse nem para outros números.

Só usa WhatsApp e chamadas de voz.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • August 31, 2025

Boa noite, ​@Moelas 

Percebemos a situação e vamos verificar.

Indique-nos, por favor, os números de cada fatura, de forma a analisarmos esta questão.

Obrigado.


  • Kilobyte
  • August 31, 2025

Boa noite, ​@Moelas 

Percebemos a situação e vamos verificar.

Indique-nos, por favor, os números de cada fatura, de forma a analisarmos esta questão.

Obrigado.

Boa noite.

Agradeço a sua resposta. Agora não tenho acesso a esses dados pois não estou em casa. Amanhã, durante o dia, envio os nºs das faturas.

Obrigado


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • August 31, 2025

Boa noite, ​@Moelas 

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado. 


  • Kilobyte
  • September 1, 2025

Boa noite, ​@Moelas 

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado. 

Boa tarde,

A fatura de julho é  a  nº FT 202595/1185839 e a de agosto é a n.º FT 202595/1386012 

Obrigado.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • September 1, 2025

@Moelas, boa noite. 

Após análise não concluímos que existam indícios de que tenha sido alvo de fraude, Mobile Malware no número móvel.

Sugerimos, ainda assim, que atualize para a última versão do software do seu terminal e verifique quais as Apps instaladas que têm permissão de envio SMS. 

Excecionalmente, creditámos o valor dos SMS enviados, o mesmo encontra-se registado com o número 000171055583

Obrigado

 


  • Kilobyte
  • September 2, 2025

@Moelas, boa noite. 

Após análise não concluímos que existam indícios de que tenha sido alvo de fraude, Mobile Malware no número móvel.

Sugerimos, ainda assim, que atualize para a última versão do software do seu terminal e verifique quais as Apps instaladas que têm permissão de envio SMS. 

Excecionalmente, creditámos o valor dos SMS enviados, o mesmo encontra-se registado com o número 000171055583

Obrigado

 

Obrigado.

Entretanto, instalei o Bitdefender que detetou um malware no Chrome, que poderia estar a gerar os SMS.

Vamos ver se na próxima fatura já não acontece o mesmo


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 2, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Moelas.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado