Header

Como adquirir um cartão SIM M2M


  • Kilobyte
  • 5 comentários

Boa tarde,

Recentemente adquiri um cartão SIM normal (com chamadas, sms e dados móveis) para colocar num modem que faz a comunicação com a e-redes para telecontagem de produção de energia de um sistema fotovoltaico.

No entanto, nunca funcionou, e segundo a e-redes, esse cartão não é compatível e tem de ser um cartão SIM M2M, mais especificamente, segundo a e-redes:

“O cartão GSM que o Cliente adquire, deve assegurar os seguintes requisitos: Comunicação “Circuit Switch Data” que corresponde à comunicação de dados sobre voz.
Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas.
Não deverá ter PIN ativo, ou seja, cartão SIM sem PIN.
Cartão tipologia M2M (Machine to Machine).
Deve permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit).
Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.”

 

Já falei com a vossa linha de apoio, e quem me atendeu nem sabia o que era um cartão M2M, já fui a uma loja e disseram-me que não tinham acesso porque é um produto empresarial…

Dado que o produto é divulgado no vosso website (M2M Plus), então, a minha questão é, como é que eu, sendo um particular, consigo adquirir um cartão desses (que respeite todas as características pedidas pela e-redes) e qual o tarifário do mesmo com 250MB.

 

Obrigado


14 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PR1,

Agradecemos a sua mensagem. 

Conheça as características das soluções de conectividade M2M aqui.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Antes de mais, obrigado pela pronta resposta.

No entanto, eu já tinha visto esse website e o mesmo não responde a nenhuma das minhas perguntas:

  • Esses produtos estão na área empresarial e eu sou um cliente particular, posso adquiri-lo?
  • Se posso adquirir, onde o posso fazer, dado que na loja NOS onde fui me disseraram que não têm acesso a esses produtos, e na loja on-line não há qualquer referência aos mesmos.
  • Qual o tarifário? É pré-pago, pós-pago, mensal, qual a mensalidade…

Obrigado

Antes de mais, obrigado pela pronta resposta.

No entanto, eu já tinha visto esse website e o mesmo não responde a nenhuma das minhas perguntas:

  • Esses produtos estão na área empresarial e eu sou um cliente particular, posso adquiri-lo?
  • Se posso adquirir, onde o posso fazer, dado que na loja NOS onde fui me disseraram que não têm acesso a esses produtos, e na loja on-line não há qualquer referência aos mesmos.
  • Qual o tarifário? É pré-pago, pós-pago, mensal, qual a mensalidade…

Obrigado

Também estou a acompanhar esse assunto aqui

 

Não sei se o cartão IoT é compatível.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 
​​O @CP001 deu uma boa ajuda. 

Pedimos desde já desculpa pela demora na nossa resposta. 
Sim, os cartões em causa (Internet móvel e NOS IoT são compatíveis com função CS data. 
Obrigado 

Boa tarde @Mário P.. Agradeço a informação, mas eu não percebo muito acerca deste assunto, pelo que ao dizer que os cartões IoT são compatíveis com CS Data, isso significa que também cumpre os restantes requisitos da e-redes, nomeadamente:

  • Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas;
  • Cartão tipologia M2M (Machine to Machine);
  • Permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit);
  • Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.

Alguém pode confirmar se já utilizou um cartão NOS IoT num modem itron de um contador de telecontagem para a e-redes?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua resposta, @PR1. Tanto o cartão de internet móvel como o IoT são compatíveis com o CS Data. No entanto, sugerimos que adquira um cartão de internet móvel, devido ao mínimo de capacidade de 250MB. Consulte, por favor, os tarifário de internet móvel em nos.pt.

Obrigado,

@Mário P. por favor, respondam à minha pergunta e deixem de andar com rodeios… A NOS tem algum cartão SIM com todas as características que eu já listei 2 vezes, ou seja, para além de CS Data, também:

  • Permitir apenas receção de chamadas. Não deve permitir fazer chamadas;
  • Cartão tipologia M2M (Machine to Machine);
  • Permitir comandos OTA (tecnologia Over The Air) e STK (SIM ToolKit);
  • Deve ter no mínimo capacidade para 250MB.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @PR1

Lamentamos, no entanto, não temos acesso à informação que nos pede. 

Sendo uma solução eRedes o cartão SIM não é fornecido pelos mesmos. 

Obrigado

 

Boa tarde,

Para quem estiver na mesma situação que eu, queria apenas confirmar que os cartões de Internet Móvel funcionam. No entanto, o mais barato que arranjei foi por 8€ mensais com 10GB. Apesar de necessitar de apenas 250MB mensais, não consegui arranjar nenhum tarifário mais barato.

Cumprimentos

Boa tarde,

Para quem estiver na mesma situação que eu, queria apenas confirmar que os cartões de Internet Móvel funcionam. No entanto, o mais barato que arranjei foi por 8€ mensais com 10GB. Apesar de necessitar de apenas 250MB mensais, não consegui arranjar nenhum tarifário mais barato.

Cumprimentos

Boa tarde,

Em princípio vai funcionar, mas não lhe dou certezas. Penso que a função CS-Data apenas funcione se tiver 3G na zona.

 

Contacte a E-redes e peça um teste de comunicação ao cartão. Em poucos dias receberá a informação sobre se o cartão está a comunicar. 

 

Tratando-se de um alarme solar, pode experimentar um cartão IoT Alarme. Custo 2,99€ por mês

https://www.nos.pt/particulares/internet/iot/Paginas/default.aspx#tarifarios

@CP001, no meu comentário eu disse que confirmava que funciona. Ou seja, eu já pedi à E-redes para fazerem o teste e eles já fizeram e confirmaram que conseguem comunicar com sucesso.

Boa tarde PR1

Estou com o mesmo problema. Necessito do cartão que referiu para o contador totalizador comunicar com a EREDES.

Poderia indicar qual o cartão que comprou e se teve de efectuar aguma configuração especial no momento da activação do cartão.

Obrigado

Eu vou aumentar o meu sistema fotovoltaico de 2kw para 6kw, e gostaria de saber qual o contador totalizador que deveria comprar, como o instalar, e como comprar o cartão M2M da NOS e qual o serviço mais indicado entre o BASE, STANDER ou PLUS. Obrigado a quem poder ajudar.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Tiago_Goncalves

Sendo que refere que existe um upgrade, talvez, seja benéfico verificar a solução PLUS, uma vez que é aquela que tem uma capacidade superior. 
Mas, primeiramente, sugerimos que consulte o fornecedor do seu sistema fotovoltaico  para verificar se é o suficiente. 
Obrigado

Comentário