Skip to main content
Header
Respondido

Cobranças indevidas na fatura de telecomunicações

Olá,

Recebi a nova fatura referente ao mês anterior e fiquei extremamente surpreso com o valor a pagar. De fato, estive em viagem, mas não utilizei os serviços da NOS, pois tenho dois outros eSIMs para uso fora da Europa. O cartão SIM da NOS estava desligado no meu smartphone, além disso, na Rússia os seus serviços não funcionam, e fazer chamadas ou utilizar a internet é impossível.

Talvez tenha ocorrido um erro e vocês tenham incluído na fatura serviços que eu não utilizei. Não houve sequer um minuto de chamadas para o exterior nem um único megabyte de tráfego consumido fora da União Europeia.

Peço que cancelem todas as cobranças indevidas e emitam uma fatura corrigida.
Além disso, gostaria de saber qual é a taxa que devo pagar caso queira rescindir o contrato neste momento.

Aguardo sua resposta o mais rápido possível.

Atenciosamente.

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  ​@C9xxxxx1 
Editámos o seu nome de utilizador, uma vez que o mesmo é o seu número de cliente, sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais publicamente para os proteger. 

Adicionalmente, verificamos que existem consumos realizados para números internacionais bem como a utilização do Roaming na Rússia. 

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. 

Sugerimos que confirme os consumos realizados pelos números em questão através da my NOS.

Obrigado, 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

19 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4037 comentários
  • 29 de março de 2025

Mas o cartão esteve ligado à rede… veja o detalhe de comunicações na área de cliente

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 29 de março de 2025

Isso não pode ser. Eu sei perfeitamente como ativar e desativar os cartões SIM. Isso, em primeiro lugar. E, em segundo lugar, mesmo que estivesse ativado, 30 euros por serviços que não utilizei é um valor alto demais.

Também aguardo uma resposta oficial de um representante da NOS. E quero saber quanto custará a rescisão do contrato. Acho que, com esses preços abusivos por serviços não utilizados, a NOS está ultrapassando todos os limites.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4037 comentários
  • 29 de março de 2025

Então acha que a operadora que disse à nos que houve consumos, inventou? 
Se o seu cartão não estivesse ligado à rede como é que ia ser cobrado?

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 29 de março de 2025

Com que direito uma operadora da NOS lhe informa sobre o estado da minha conta? Quem é você, afinal? Talvez eu devesse apresentar uma reclamação sobre a divulgação de dados pessoais por funcionários da NOS a terceiros sem qualquer explicação.

Não faço ideia de como a NOS calculou chamadas em roaming com o meu cartão SIM desligado. A DIGI, por exemplo, não cobrou nada. Mas a NOS decidiu que precisava muito cobrar-me mais 30 euros além do valor já incrivelmente alto da mensalidade.

Jorge C
Super User
  • 8211 comentários
  • 29 de março de 2025

Boa tarde ​@C963806051

Sugira que conheça melhor o Fórum NOS. 

Em relação à partilha anterior, suponho que será baseada no principio básico que não poderá haver utilização da rede sem uma ligação à mesma. 

Roaming - Rússia | NOS 

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12225 comentários
  • 29 de março de 2025

Não sei onde está a ver divulgação de dados pessoais. O montante foi cobrado porque realmente esse consumo existiu, não há outra explicação. Para a questão do cancelamento sugiro tentar ver pela área de cliente. De outra forma as linhas de apoio reabrem segunda-feira

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29775 comentários
  • Resposta
  • 29 de março de 2025

Bom dia,  ​@C9xxxxx1 
Editámos o seu nome de utilizador, uma vez que o mesmo é o seu número de cliente, sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais publicamente para os proteger. 

Adicionalmente, verificamos que existem consumos realizados para números internacionais bem como a utilização do Roaming na Rússia. 

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. 

Sugerimos que confirme os consumos realizados pelos números em questão através da my NOS.

Obrigado, 

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 1 de abril de 2025

Boa tarde.

Viajei e solicitei a suspensão dos serviços do chip da NOS para reativar no retorno (como já havia feito em outra oportunidade por orientação de um atendente da NOS).

Estão a me cobrar por tráfego de dados em roaming que estão desligados desde a saída de PT.

Como devo proceder?

Jorge C
Super User
  • 8211 comentários
  • 1 de abril de 2025

Boa tarde ​@Sheila Moreira

Sugiro que partilhe em que data fez o pedido e de que forma o formalizou. 

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29727 comentários
  • 1 de abril de 2025

Boa tarde ​@Sheila Moreira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Jorge C.

Realizou o pedido de barramento roaming ainda em Portugal? 

Obrigado

• Kilobyte
  • 2 comentários
  • 1 de abril de 2025

Sim  ​@João H.  . Em novembro. Todas as faturas vieram 5 euros. Até agora o mês de março que aparece essa cobrança de roaming.

Presencialmente na loja da NOS ​@Jorge C .

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29775 comentários
  • 1 de abril de 2025

Boa noite, ​@Sheila Moreira

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 2 de abril de 2025

Será que percebi bem que não há membros oficiais da NOS aqui?

Não falo muito bem português. Por isso, não me sinto à vontade para telefonar, mas sim para enviar a minha pergunta por escrito. Para que endereço de correio eletrónico posso escrever uma carta a pedir para verificar a última fatura?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29727 comentários
  • 2 de abril de 2025

Boa tarde ​@C9xxxxx1,

Agradecemos a sua mensagem.

Pode conhecer mais sobre o Fórum NOS através do artigo partilhado pelo ​@Jorge C. Os moderadores do Fórum, representantes da NOS, estão identificados como “Gestor da comunidade”.

A NOS não dispões de um contacto e-mail para o efeito que pretende, sendo que a resposta oficial sobre a sua questão foi partilhada acima pelo moderador ​@Mário P..

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 2 de abril de 2025

Ou seja, não há nenhuma possibilidade de enviar um pedido por escrito à NOS, para que alguém possa analisar a situação com mais atenção?

Muito obrigado, moderador @Mário P., mas a sua mensagem não me ajuda a compreender o problema.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29727 comentários
  • 2 de abril de 2025

Boa tarde ​@C9xxxxx1,

O tema foi analisado pelo moderador ​@Mário P., onde verificamos que existem consumos realizados para números internacionais bem como a utilização do Roaming na Rússia. 

Pode consultar o detalhe de comunicações em fatura ou através da my NOS:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 2 de abril de 2025

Já verifiquei as chamadas na aplicação da NOS, obrigado pela recomendação. De facto, houve três chamadas para números para os quais não poderia ter ligado com o cartão NOS, uma vez que estava desativado nas definições do meu smartphone.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4037 comentários
  • 2 de abril de 2025

então foram feitas como? o quê que estava desativo nas definições? a rede não era, que a operadora russa conseguiu saber que lá esteve naquele período 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29775 comentários
  • 2 de abril de 2025

@C9xxxxx1, boa noite. 

O seu equipamento ligou-se a uma rede no estrangeiro que, por conseguinte, a mesma refere que houve comunicações do cartão NOS nas suas infrastruturas, ou seja, para que este operador tenha conhecimento de que se encontrou naquela país durante aquele período de tempo, é porque as comunicações ainda que inadvertidamente foram realizadas, pelo que o valor é devido.

Obrigado,  

Comentário