Skip to main content
Header
Kilobyte
March 29, 2025
Respondido

Cobranças indevidas na fatura de telecomunicações

Olá,

Recebi a nova fatura referente ao mês anterior e fiquei extremamente surpreso com o valor a pagar. De fato, estive em viagem, mas não utilizei os serviços da NOS, pois tenho dois outros eSIMs para uso fora da Europa. O cartão SIM da NOS estava desligado no meu smartphone, além disso, na Rússia os seus serviços não funcionam, e fazer chamadas ou utilizar a internet é impossível.

Talvez tenha ocorrido um erro e vocês tenham incluído na fatura serviços que eu não utilizei. Não houve sequer um minuto de chamadas para o exterior nem um único megabyte de tráfego consumido fora da União Europeia.

Peço que cancelem todas as cobranças indevidas e emitam uma fatura corrigida.
Além disso, gostaria de saber qual é a taxa que devo pagar caso queira rescindir o contrato neste momento.

Aguardo sua resposta o mais rápido possível.

Atenciosamente.

Melhor resposta por Mário P.

Bom dia,  ​@C9xxxxx1 
Editámos o seu nome de utilizador, uma vez que o mesmo é o seu número de cliente, sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais publicamente para os proteger. 

Adicionalmente, verificamos que existem consumos realizados para números internacionais bem como a utilização do Roaming na Rússia. 

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. 

Sugerimos que confirme os consumos realizados pelos números em questão através da my NOS.

Obrigado, 

19 Comentários

Kilobyte
April 1, 2025

Sim  ​@João H.  . Em novembro. Todas as faturas vieram 5 euros. Até agora o mês de março que aparece essa cobrança de roaming.

Presencialmente na loja da NOS ​@Jorge C .

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
April 1, 2025

Boa noite, ​@Sheila Moreira

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. 

Sugerimos que confirme os consumos realizados pelos números em questão através da my NOS.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
April 2, 2025

Será que percebi bem que não há membros oficiais da NOS aqui?

Não falo muito bem português. Por isso, não me sinto à vontade para telefonar, mas sim para enviar a minha pergunta por escrito. Para que endereço de correio eletrónico posso escrever uma carta a pedir para verificar a última fatura?

João H.
Gestor da comunidade
April 2, 2025

Boa tarde ​@C9xxxxx1,

Agradecemos a sua mensagem.

Pode conhecer mais sobre o Fórum NOS através do artigo partilhado pelo ​@Jorge C. Os moderadores do Fórum, representantes da NOS, estão identificados como “Gestor da comunidade”.

A NOS não dispões de um contacto e-mail para o efeito que pretende, sendo que a resposta oficial sobre a sua questão foi partilhada acima pelo moderador ​@Mário P..

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 2, 2025

Ou seja, não há nenhuma possibilidade de enviar um pedido por escrito à NOS, para que alguém possa analisar a situação com mais atenção?

Muito obrigado, moderador @Mário P., mas a sua mensagem não me ajuda a compreender o problema.

João H.
Gestor da comunidade
April 2, 2025

Boa tarde ​@C9xxxxx1,

O tema foi analisado pelo moderador ​@Mário P., onde verificamos que existem consumos realizados para números internacionais bem como a utilização do Roaming na Rússia. 

Pode consultar o detalhe de comunicações em fatura ou através da my NOS:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 2, 2025

Já verifiquei as chamadas na aplicação da NOS, obrigado pela recomendação. De facto, houve três chamadas para números para os quais não poderia ter ligado com o cartão NOS, uma vez que estava desativado nas definições do meu smartphone.

Olaf
Super User
Super User
April 2, 2025

então foram feitas como? o quê que estava desativo nas definições? a rede não era, que a operadora russa conseguiu saber que lá esteve naquele período 

Mário P.
Gestor da comunidade
April 2, 2025

@C9xxxxx1, boa noite. 

O seu equipamento ligou-se a uma rede no estrangeiro que, por conseguinte, a mesma refere que houve comunicações do cartão NOS nas suas infrastruturas, ou seja, para que este operador tenha conhecimento de que se encontrou naquela país durante aquele período de tempo, é porque as comunicações ainda que inadvertidamente foram realizadas, pelo que o valor é devido.

Obrigado,  

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.