Boa tarde @JRicardoCosta,
Concordo consigo, 16€ por 1 Mb é demasiado mas a informação está neste site.
Roaming - Informações, Preços e Localizações | NOS
Obrigado.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e testemunho @JRicardoCosta.
Os consumos praticados em roaming são partilhados à NOS pelo operador ao qual se ligou no país de destino.
OS custos associados a comunicações roaming estão disponíveis através do Site NOS.
Obrigado
Boa tarde @João H.
suponho que você seja representante da NOS, agradeço sua atenção, pois já vinha de algumas tentativas sem sucesso de contactar a NOS.
Sim, eu sei que estas informações estão no site NOS, não as busquei antes por não ter interesse em utilizar o roaming fora da UE, assim como não o utilizei. De qualquer forma, para além da informação no site, ao chegar ao Brasil recebi vosso SMS com os valores do roaming. Curiosamente essa mensagem chegou junto com a mensagem de que o limite de meus dados em roaming haviam sido atingidos, o que casou-me imensa surpresa.
Evidentemente que as informações no site, nomeadamente a ativação automática e o valor exorbitante do MB, não são expostos claramente no momento da efetivação do contrato e, convenhamos, são poucas as pessoas que vão atrás de todos os pormenores e detalhes, principalmente de serviços que não se pretende utilizar. Pela quantidade de tópicos neste assunto, percebo que há muitos incautos como eu, que depositei alguma certa confiança na NOS de que situações absurdas não poderiam acontecer numa empresa deste porte. Mas pronto, percebo também que a empresa está legalmente amparada para agir assim, principalmente depois da sua resposta. Legalmente sim, porém eticamente, na minha opinião nem tanto. Mas isto é uma questão subjetiva.
Falando objetivamente, tentei contactar a NOS pois não reconheço esta utilização de dados em roaming, apenas vi as mensagens SMS que falei acima ao retirar o telemóvel do bolso. Portanto vou suspender o débito direto e solicitar o detalhamento desses tais 4MB, se isto não puder ser tratado aqui através deste fórum, gostava de saber por qual meio eu consigo tratar, pois o número internacional informado, o 931 699 000, não está a funcionar.
Obrigado
Os 4mb vão lhe aparecer na fatura dentro da área de cliente. Pode ligar para o apoio mas a resposta é a mesma. Pode consultar os custos associados no site da NOS. Existe um limite definido pela NOS que é 61.50€, já para evitar situações assim.
Boa tarde @JRicardoCosta,
Agradecemos a sua mensagem e testemunho.
Pode confirmar o detalhe dos consumos praticados através das definições do seu dispositivo.
Caso tenha ativos os sistemas de localização do seu equipamento estes fazem uso de dados móveis.
O mesmo poderá acontecer caso tenha ativas atualizações através de dados móveis.
Estando em roaming, sugerimos que coloque o prefixo do país (+351) antes do número.
Obrigado