Skip to main content
Header
Resposta

Cobrança indevida de Roaming de dados fora da UE

  • December 12, 2024
  • 14 comentários
  • 167 visualizações

Bom dia,

Cheguei ao Brasil, mal saí do avião, ainda na esteira das bagagens, troquei o chip. Para minha surpresa estão a ser cobrados 60,95€ pelo uso de 4MB de dados em roaming. Uma cobrança a meu ver equivocada ou abusiva, pois ativar isto automaticamente sem o meu conhecimento e consentimento e a este valor exorbitante que ninguém em sã consciência utilizaria...  

Estou a tentar contato através do número internacional da NOS, mas este simplesmente não funciona, assim como também não encontro outra forma de comunicação, seja por e-mail, chat ou qualquer outro meio.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho ​@JRicardoCosta.

Os consumos praticados em roaming são partilhados à NOS pelo operador ao qual se ligou no país de destino.

OS custos associados a comunicações roaming estão disponíveis através do Site NOS.

Obrigado

14 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • December 12, 2024

Boa tarde ​@JRicardoCosta

Concordo consigo, 16€ por 1 Mb é demasiado mas a informação está neste site. 

Roaming - Informações, Preços e Localizações | NOS 

Obrigado.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • December 12, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho ​@JRicardoCosta.

Os consumos praticados em roaming são partilhados à NOS pelo operador ao qual se ligou no país de destino.

OS custos associados a comunicações roaming estão disponíveis através do Site NOS.

Obrigado


  • Autor
  • Byte
  • December 12, 2024

Boa tarde ​@João H. 

suponho que você seja representante da NOS, agradeço sua atenção, pois já vinha de algumas tentativas sem sucesso de contactar a NOS.

Sim, eu sei que estas informações estão no site NOS, não as busquei antes por não ter interesse em utilizar o roaming fora da UE, assim como não o utilizei. De qualquer forma, para além da informação no site, ao chegar ao Brasil recebi vosso SMS com os valores do roaming. Curiosamente essa mensagem chegou junto com a mensagem de que o limite de meus dados em roaming haviam sido atingidos, o que casou-me imensa surpresa.

Evidentemente que as informações no site, nomeadamente a ativação automática e o valor exorbitante do MB, não são expostos claramente no momento da efetivação do contrato e, convenhamos, são poucas as pessoas que vão atrás de todos os pormenores e detalhes, principalmente de serviços que não se pretende utilizar. Pela quantidade de tópicos neste assunto, percebo que há muitos incautos como eu, que depositei alguma certa confiança na NOS de que situações absurdas não poderiam acontecer numa empresa deste porte. Mas pronto, percebo também que a empresa está legalmente amparada para agir assim, principalmente depois da sua resposta.  Legalmente sim, porém eticamente, na minha opinião nem tanto. Mas isto é uma questão subjetiva.

Falando objetivamente, tentei contactar a NOS pois não reconheço esta utilização de dados em roaming, apenas vi as mensagens SMS que falei acima ao retirar o telemóvel do bolso. Portanto vou suspender o débito direto e solicitar o detalhamento desses tais 4MB, se isto não puder ser tratado aqui através deste fórum, gostava de saber por qual meio eu consigo tratar, pois o número internacional informado, o 931 699 000, não está a funcionar.

Obrigado


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 12, 2024

Os 4mb vão lhe aparecer na fatura dentro da área de cliente. Pode ligar para o apoio mas a resposta é a mesma. Pode consultar os custos associados no site da NOS. Existe um limite definido pela NOS que é 61.50€, já para evitar situações assim.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 13, 2024

Boa tarde ​@JRicardoCosta,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Pode confirmar o detalhe dos consumos praticados através das definições do seu dispositivo. 
Caso tenha ativos os sistemas de localização do seu equipamento estes fazem uso de dados móveis. 
O mesmo poderá acontecer caso tenha ativas atualizações através de dados móveis.

Estando em roaming, sugerimos que coloque o prefixo do país (+351) antes do número.

Obrigado


  • Kilobyte
  • June 19, 2025

A mesma situação aconteceu comigo em Moçambique este mês.

É óbvio que, com 61,50 euros de dados a este preço ridículo, o usuário não pode fazer absolutamente nada!

Estou furiosa.

Acho os preços, a política e as respostas da NOS tão vergonhosos que vou cancelar todos os meus contratos com eles imediatamente.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 19, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@CSST1350.

Os custos de roaming em cada destino estão disponíveis para consulta, de forma constante, no Site NOS.

Obrigado


  • Kilobyte
  • June 19, 2025

Obrigado ​@João H. mas isso nem é verdade: o limite de 61 euros não é notificado em lugar nenhum (nem no site, nem no SMS de "boas-vindas"). E se eu soubesse que só conseguiria 9 MB, nem tentaria me conectar.

Além disso, você obviamente tem a última palavra, mas a NOS está desperdiçando meu tempo, meu dinheiro e acaba de perder um cliente.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 19, 2025

Boa tarde ​@CSST1350,

A informação que menciona, encontra-se referida no Site NOS Roaming, acima partilhado, om conjunto com toda a informação relevante sobre o tema. 

Esta informação encontra-se disponível para consulte a qualquer momento, sendo recomendada a sua consulta antes de se deslocar a um país destino.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • June 19, 2025

Tem razão, as minhas desculpas, está de facto mencionado. Mas o que isso muda? Pois continua sem responder à verdadeira questão: a NOS a tirar dinheiro aos clientes em troca de nada...?!


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 19, 2025

Boa tarde ​@CSST1350,

Agradecemos o seu testemunho.

Ao utilizar a dotação do seu tarifário em roaming concorda com as politicas e preços em vigor. 

Obrigado


Boa tarde , 

 

venho por este meio solicitar informações relativas ao pagamento de uma fatura com “trafego de dados em roaming” por um valor de 125€ (62.51€/pessoa, nesse caso 2). 
 

Fizemos questão de não utilizar dados móveis fora da UE pra não ter custos adicionais, usamos redes Wi-Fi o tempo todo onde estávamos , estivemos até em “modo avião” o tempo inteiro. 
 

Fiz uma ligação, pela qual sim pagarei o valor cobrado. 
no entanto, em momento algum vamos pagar 125€ por dados que não usamos. 
 

como isto é possível? 
 

agradeço esclarecimentos , 

 

Sra Fernandes. 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 19, 2025

Boa tarde , 

 

venho por este meio solicitar informações relativas ao pagamento de uma fatura com “trafego de dados em roaming” por um valor de 125€ (62.51€/pessoa, nesse caso 2). 
 

Fizemos questão de não utilizar dados móveis fora da UE pra não ter custos adicionais, usamos redes Wi-Fi o tempo todo onde estávamos , estivemos até em “modo avião” o tempo inteiro. 
 

Fiz uma ligação, pela qual sim pagarei o valor cobrado. 
no entanto, em momento algum vamos pagar 125€ por dados que não usamos. 
 

como isto é possível? 
 

agradeço esclarecimentos , 

 

Sra Fernandes. 

Se o valor aparece é porque foi utilizado dados em roaming, dado que essa informação vem do pais aonde se ligou. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 20, 2025

Bom dia,

Agradecemos a sua mensagem ​@Celine fernandes e a partilha do ​@Guimas.

Confirmou nas definições do seu dispositivo que aplicação fez consumo dos dados móveis? 
Mesmo sem aceder à internet é possível que existam consumos, como por exemplo, caso tenha serviços de localização ativos ou atualizações de apps em 2ª plano.

Obrigado