Skip to main content
Header
Resposta

Cobrança de chamada para apoio técnico

Forum|alt.badge.img

No dia 29/03/2025 pelas 12h16, liguei para o apoio técnico, visto que deixei de ter acesso aos dados móveis, sem qualquer motivo. Já tinha reiniciado o telemóvel, sem sucesso e testado com um cartão de outra operadora, que funcionou. 

Tratou-se de uma anomalia no sistema da NOS, que definiu os meus dados móveis como 2G. Supostamente solucionaram e não me foi cobrada a chamada.

A 10/04/2025, a situação repetiu-se, a anomalia técnica regressou. Estive 24 minutos ao telefone com a linha de apoio técnico e agora estão a cobrar-me 2,09€ por essa chamada!

Ouçam as chamadas. Ambos os operadores me indicaram que era uma questão técnica e portanto grátis.

Antes que me perguntem, escolhi a opção de atendimento técnico.

Infelizmente, nos últimos tempos, não faço outra coisa que não reclamar à NOS, por falhas no serviço fixo, por alterações à morada de consumo, para uma rua errada e sem número de porta, e sem o meu conhecimento e expresso consentimento, entre outros.

Agradeço que me indiquem como reclamar esta situação. Não me deem respostas automáticas por favor! Já vi a página https://www.nos.pt/ajuda/linhas-de-atendimento?accordionid=ui-id-1. Lá menciona explicitamente que as chamadas do foro técnico são grátis. 

Caso me peçam para enviar os meus dados em privado, agradeço que me indiquem explicitamente para onde e que respondam rapidamente, porque da última vez, fui prontamente ignorado (até hoje!) e só reclamando ao provedor obtive resposta.

Obrigado e cumprimentos.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Miguel.tenshi,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho, assim como a ajuda do ​@Jorge C

Lamentamos a situação. Conforme descrito Site NOS, apenas chamadas para o 16990, apenas são gratuitas a partir da rede NOS para atendimento automático, vendas e apoio técnico.

Caso tenha sido esta uma a situação, lamentamos o erro de taxação. Recebemos a sua mensagem privada e vamos analisar a situação e responder-lhe logo que possível.

A NOS dispõe de vários canais de ajuda, como descrito no Site NOS, sendo o Fórum NOS um com as características que menciona.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. No Fórum NOS irá encontrar um comunidade de outros utilizadores e equipa de moderação, sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

11 Comentários

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • April 21, 2025

Aproveito para questionar que outros meios grátis disponibilizam e por escrito, em alternativa, já que pela linha automática esta situação não se resolve e na APP também não consta a opção de resolução desta anomalia, só falando com um assistente.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 21, 2025

Boa tarde ​@Miguel.tenshi

Caso confirme que ligou 16990 e escolheu a opção 3 para apoio técnico. 

Sugiro que envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com os dados:

• Número de cliente 
  • Numero de contribuinte 
  • Numero de telefone 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • April 21, 2025

Boa tarde ​@Miguel.tenshi

Uma vez que indica que ligou 16990 e escolheu a opção 3 para apoio técnico. 

Sugiro que envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com os dados:

• Número de cliente 
  • Numero de contribuinte 
  • Numero de telefone 

Obrigado.

Dados enviados para o perfil que indicou, ao seu cuidado. Obrigado.

Aproveito para questionar que outros meios grátis disponibilizam e por escrito, em alternativa, já que pela linha automática esta situação não se resolve e na APP também não consta a opção de resolução desta anomalia, só falando com um assistente.

Pode responder a esta questão, por favor?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 21, 2025

Claro que sim ​@Miguel.tenshi está a usar um dos canais oficiais de suporte, o Fórum NOS. 

Sugiro ainda que proceda de acordo com o descrito neste tópico. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • April 21, 2025

Obrigado, mas esse tópico não responde à questão que coloquei, em nada.

Eu tinha cobertura de rede, no máximo. Tanto que pude efetuar as chamadas para a linha de apoio técnico. Os dados móveis deixaram de funcionar de um momento para o outro, tal como eu mencionei no meu tópico. 

O tópico para o qual me reencaminhou em nada menciona a falta de dados móveis, sendo o motivo, que aliás já indiquei,  “uma anomalia no sistema da NOS, que definiu os meus dados móveis como 2G.”, de acordo com a informação prestada pelo técnico, no decorrer da chamada de 10/04/2025.

O seu atendimento estava a correr muito bem, mas já reverteu para as respostas automatizadas, sem nexo, tal como  os seus colegas em tópicos anteriores. Eu trabalho na área de análise e resposta a reclamações e teria vergonha de prestar um serviço destes. Em concreto, porque respondem com textos e atalhos pré-fabricados, muitas vezes desadequados e ficando sempre implícito que nem leram com atenção o que o cliente escreveu. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 21, 2025

Esclareço o ​@Miguel.tenshi que não sou, nem pretendo ser colaborador da NOS 😊 

Sugiro a leitura deste tópico para que entenda como funciona este espaço. 

Em relação ao seu problema, apesar da suas criticas continuo disponível para o ajudar. 

Sugiro que altere manualmente o modo de ligação à rede apenas para 4G/5G. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • April 21, 2025

Vou repetir: Tratou-se de “uma anomalia no sistema da NOS, que definiu os meus dados móveis como 2G.”, de acordo com a informação prestada pelo técnico, no decorrer da chamada de 10/04/2025.

Não foi no meu telemóvel.

Os dados móveis deixaram de funcionar de um momento para o outro, repentinamente e sem que eu tivesse efetuado qualquer alteração!

No meu telemóvel as opções estavam todas corretas, inclusive essa que menciona. Torno a repetir que essa situação está solucionada e que a minha questão é o facto de estarem a cobrar a chamada para o atendimento técnico!

Perguntei de que meios escritos grátis dispõe a NOS para atender o cliente, já que por chamada cobram!

A sua resposta não responde à pergunta.

Partilhar o meu feedback? Claro: Sempre que venho ao fórum, fico com três sensações: a 1ª é que não procuram entender as questões, a 2ª é que parecem estar a fazer pouco das pessoas e a 3ª é que a NOS não disponibiliza meios eficientes para a resolução de situações.

De todas as vezes que contacto a NOS é para solucionar problemas que a NOS criou, não eu e é sempre isto.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • April 21, 2025

Já agora, aproveito para informar que enviei a mensagem privada e resposta, nada.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 21, 2025

Compreendo perfeitamente o seu desagrado, estas situações podem ser bastante frustrantes.

No entanto, recomendo que mantenha a serenidade para que possamos ajudar da melhor forma possível.

Já agora, após mudar para 4G ou 5G, notou alguma melhoria na qualidade da ligação ou no acesso ao serviço? Essa informação pode ser útil para percebermos melhor o que se passou e como evitar que volte a acontecer. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • April 21, 2025

No meu telemóvel as opções estavam todas corretas, inclusive essa que menciona. Eu não mudei nada para 4G ou 5G. 

O meu serviço já era suposto ser 5G. A NOS, o sistema ou seja o que for, é que alterou, do seu lado (da NOS), não do meu. E não houve qualquer melhoria de serviço, quando resolveram a anomalia, tornou a ficar como estava anteriormente, isto é, tornei a ter acesso aos dados móveis.

Ou seja, simplificando: Eu tinha net móvel. Deixei de ter. Liguei para o apoio técnico da NOS e tornei a ter, sem eu ter feito qualquer alteração no meu telemóvel e definições, antes, durante ou depois da anomalia.

Que meios escritos grátis dispõe a NOS para atender o cliente, por favor?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • April 21, 2025

Boa tarde ​@Miguel.tenshi,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho, assim como a ajuda do ​@Jorge C

Lamentamos a situação. Conforme descrito Site NOS, apenas chamadas para o 16990, apenas são gratuitas a partir da rede NOS para atendimento automático, vendas e apoio técnico.

Caso tenha sido esta uma a situação, lamentamos o erro de taxação. Recebemos a sua mensagem privada e vamos analisar a situação e responder-lhe logo que possível.

A NOS dispõe de vários canais de ajuda, como descrito no Site NOS, sendo o Fórum NOS um com as características que menciona.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. No Fórum NOS irá encontrar um comunidade de outros utilizadores e equipa de moderação, sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado