Skip to main content
Header
Resposta

Cobrado valor adicional em roaming em Portugal

Boa tarde, tentei falar com a assistência diretamente mas sem sucesso. O meu tarifário pos WTF (que inclui minutos de roaming) está a me ser cobrado mais do que o montante negociado. Isto é particularmente relevante porque me estão a cobrar uma sobretaxa de roaming este mês quando estive em Portugal (o que não faz sentido também). Aproxima-se limite de pagamento do tarifário e não quero que me cobrem mais por não pagar isso também, no entanto considero o montante da fatura errado e procuro uma explicação. Obrigada!

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde ​@mmpignatelli,

O ​@Olaf deu uma boa ajuda.

A fatura do mês de julho tem os consumos referentes ao mês anterior (junho). 

Todos os tarifários WTF permitem a utilização de minutos e SMS em território nacional ou em Roaming na UE (incluindo o Reino Unido).

No entanto, existe um Regulamento Comunitário que permite às operadoras aplicarem uma Sobretaxa (valor adicional) aos consumos em Roaming dentro do Espaço Económico Europeu e Reino Unido sempre que nos últimos 120 dias, se verifiquem duas condições:

• Mais de 50% de volume de comunicações em roaming em EEE e/ou Reino Unido.
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido.

Esta sobretaxa (valor adicional sobre todos os consumos) pode ser aplicada sobre todas as comunicações: Voz, SMS e dados móveis.

Se a sua permanência em roaming se mantiver por um prolongado período de tempo, sugerimos a ativação do Serviço de Exclusão de Roamers Permanentes que custa apenas €19,90/mês. Com este serviço, poderá usar o seu tarifário sem pagar mais extras.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,

7 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 27, 2025

tem de ver o ciclo de fatura em causa, e a que comunicações diz respeito. Veja o detalhe de comunicações na app my NOS.

• Autor
  • Kilobyte
  • July 27, 2025

Agradeço o comentário ​@Olaf . A fatura refere-se a este mês (julho) e o detalhe diz "consumos adicionais". Os consumos referidos também não me fazem sentido porque mal esgotei os do pacote que pago

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 27, 2025

A fatura pode dizer julho mas corresponder ao período ainda do mês de junho.. Mas sobretaxa é por utilizar mais o serviço no estrangeiro que em Portugal 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 27, 2025

Obrigada pela informação. Fui verificar e mesmo assim surpreende-me a sobretaxa porque na negociação do tarifario posWTF garantiram-me que esta não se aplicaria mesmo se vivesse no estrangeiro desde que em espaço europeu. Se as condições não são estas ou alguma parte não ficou clara procurarei mudar de tarifário 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 27, 2025

se lhe disseram isso, é diferente… Pode verificar com a moderação se há algum tarifário wtf que tenha essa excepção.. 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 27, 2025

Obrigada por avisar ​@Olaf . Como posso contactar a moderação? O contacto telefónico não atende este tipo de assuntos (agora/hoje)

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 27, 2025

Boa tarde ​@mmpignatelli,

O ​@Olaf deu uma boa ajuda.

A fatura do mês de julho tem os consumos referentes ao mês anterior (junho). 

Todos os tarifários WTF permitem a utilização de minutos e SMS em território nacional ou em Roaming na UE (incluindo o Reino Unido).

No entanto, existe um Regulamento Comunitário que permite às operadoras aplicarem uma Sobretaxa (valor adicional) aos consumos em Roaming dentro do Espaço Económico Europeu e Reino Unido sempre que nos últimos 120 dias, se verifiquem duas condições:

• Mais de 50% de volume de comunicações em roaming em EEE e/ou Reino Unido.
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido.

Esta sobretaxa (valor adicional sobre todos os consumos) pode ser aplicada sobre todas as comunicações: Voz, SMS e dados móveis.

Se a sua permanência em roaming se mantiver por um prolongado período de tempo, sugerimos a ativação do Serviço de Exclusão de Roamers Permanentes que custa apenas €19,90/mês. Com este serviço, poderá usar o seu tarifário sem pagar mais extras.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,