Skip to main content
Header
Resposta

chamadas internacionais em roaming

Estando no estrangeiro, em roaming, pago para ligar para numeros do pais onde estou tipo belgica ou Espanha?

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, 

Comentários foram eliminados por não respeitarem os Termos e Condições do Fórum NOS e as boas práticas, uma vez em que nada releva para a questão apresentada, ​@Olaf e ​@Jorge C. O Fórum NOS não serve como palco para discussões em que nada tenham que ver com os serviços e produtos NOS. 

@Nunorodrigues5, em regra, os tarifários NOS apenas têm comunicações incluídas para números nacionais. No entanto, de facto, existem tarifários com plafond para números internacionais. Assim, pedimos que confirme o tarifário que tem na App my NOS. Saiba como em: 

Obrigado, 

14 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 26, 2025

Boa tarde ​@Nunorodrigues5

Aplica-se a tarifa nacional, do seu tarifário, para outras redes móveis. 

Obrigado.

Eu não pago para números nacionais. Também é gratuiro números internacionais?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 26, 2025

Eu não pago para números nacionais. Também é gratuiro números internacionais?

Aplica-se a tarifa para outras redes móveis nacionais para números do mesmo país. 

Obrigado.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 26, 2025

Não, porque não deixa de estar a ligar para um número estrangeiro. 

‘’O plafond deste tarifário inclui apenas comunicações para prefixos 9x, 2x e 30x (numerações nacionais de 9 dígitos e com destino móvel, fixo e nómada). Para saberes o preço de uma chamada/SMS para números considerados de valor acrescentado ou números especiais, consulta aqui ou entra em contacto com a linha de apoio. Outras comunicações não incluídas no plafond são taxadas ao preço de uma comunicação fora do pacote para outras redes nacionais. MMS e Videochamadas não estão incluídas no plafond sendo sempre consumos extra pacote. Consulta aqui os preçários em vigor.

Consulta aqui as tarifas aplicadas às comunicações efetuadas a partir de Portugal para os diferentes destinos internacionais.’’

o tarifario de portugal, funciona em roaming da UE como se tivesse em portugal, por isso, sim, paga se ligar para um número internacional

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 26, 2025

Boa tarde ​@Nunorodrigues5,

Agradecemos a sua mensagem.

O ​@Olaf deu uma boa ajuda no tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 

Continuo sem entender porque já fiz chamadas neste contexto e nao me foi cobrado nada. 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 26, 2025

Quer dizer que tem custos para numeros internacionais

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 26, 2025

Confirme-nos, por favor, o tarifário que tem contratado, ​@Nunorodrigues5
Obrigado,

Não sei em detalhe. Mas sei que é tv net voz e tlmv  e pago 47.99€/mês. E pelos vistos não pago chamadas internacionais. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 27, 2025

Continuo sem entender porque já fiz chamadas neste contexto e nao me foi cobrado nada. 

Informações Legais e Condições de Uso: Roaming | NOS 

Obrigado.

Isso não menciona chamadas internacionais… a dúvida mantem-se

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 27, 2025

Permita-me esclarecer a sua dúvida de forma clara e fundamentada.

Quando se encontra em roaming no Espaço Económico Europeu (EEE) ou no Reino Unido e liga para um número do país onde está, essas chamadas são descontadas do plafond de minutos incluído no seu tarifário NOS para comunicações nacionais. Ou seja, utiliza os minutos que tem disponíveis no seu pacote (se for o caso), tal como se estivesse a efetuar a chamada em Portugal.

Assim, enquanto não esgotar o seu plafond de minutos, não será cobrado por estas chamadas.

Apenas quando ultrapassar o limite do seu pacote é que poderão surgir custos adicionais.

Importa referir que esta regra aplica-se apenas a chamadas para números nacionais do país onde está em roaming ou para Portugal. Caso efetue chamadas para outros países estrangeiros, estas serão consideradas chamadas internacionais e poderão acarretar custos extra.

Para mais informações, poderá consultar a página oficial da NOS sobre roaming: 

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico

Espero ter esclarecido a sua questão.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 27, 2025

Boa tarde, 

Comentários foram eliminados por não respeitarem os Termos e Condições do Fórum NOS e as boas práticas, uma vez em que nada releva para a questão apresentada, ​@Olaf e ​@Jorge C. O Fórum NOS não serve como palco para discussões em que nada tenham que ver com os serviços e produtos NOS. 

@Nunorodrigues5, em regra, os tarifários NOS apenas têm comunicações incluídas para números nacionais. No entanto, de facto, existem tarifários com plafond para números internacionais. Assim, pedimos que confirme o tarifário que tem na App my NOS. Saiba como em: 

Obrigado, 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 27, 2025

Boa tarde ​@Nunorodrigues5,

Permita-me complementar a informação com base na legislação europeia em vigor.

Ao abrigo do regulamento europeu (UE) 2022/612, conhecido como “Roam Like at Home”, sempre que se encontra em roaming dentro do Espaço Económico Europeu (EEE) ou no Reino Unido, pode utilizar o seu tarifário nacional como se estivesse em Portugal.

📌 Isto significa que:

• As chamadas que fizer para números portugueses ou números do país onde se encontra (por exemplo, está em Espanha e liga para um número espanhol) serão descontadas do seu plafond nacional de minutos, caso o tarifário as inclua.

• Estas chamadas não são consideradas chamadas internacionais, mas sim comunicações incluídas em roaming, ao abrigo da política da UE.

• Apenas chamadas feitas para fora do EEE (ex: de Espanha para os EUA) são tratadas como internacionais e podem ter custo adicional.

🔗 Pode consultar a legislação europeia aplicável aqui: 

Regulamento UE 2022/612 – Roaming 

Espero ter ajudado a esclarecer.

Qualquer dúvida, disponha! 

Obrigado.