Header
Destaque

A NOS melhorou a qualidade das chamadas de Voz Móvel


Reputação 7
Crachá +6

A NOS melhorou a qualidade das chamadas de Voz Móvel

Reparou que as suas chamadas de voz são feitas com mais qualidade? A NOS implementou o codec AMR-WB na sua rede 3G e assim, permite a todos os clientes de telemóvel uma melhor experiência. Com esta melhoria, garantimos:

  • melhor qualidade
  • maior definição de voz
  • voz mais realista e cristalina

Para os nossos utilizadores mais curiosos, partilhamos também algumas FAQS:

 

  • A alteração foi feita em todo o país?
    Sim, esta alteração aplica-se a toda a rede 3G da NOS.
  •  Vou notar melhorias em todas as chamadas? 
    Em todas as chamadas realizadas entre clientes móveis da NOS. A maioria dos equipamentos é compatível com esta tecnologia.
  • O que é a voz HD?
    É a qualidade de voz de alta-definição. Chamadas de voz mais cristalinas e naturais são possíveis através da utilização de um fluxo de áudio com frequências de 50Hz a 7kHz processadas 16 mil vezes por segundo, utilizando o codec AMR-WB.

     

Conheça também a funcionalidade VoLTE e Wi-Fi Calling em:

O que acham destas novidades?


25 Comentários

E para quando VoLTE?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @afonsoserra,



As melhorias foram realizadas na rede 3G. Caso existam novidades sobre a utilização da tecnologia VoLTE na NOS, divulgamos no Fórum e canais habituais. 🙂
Reputação 4
Crachá +1
E para quando VoLTE?



Quanto ao VoLTE a rede da NOS já se encontra a ser preparada. Para breve deverá haver novidades.
Reputação 3
Crachá
Tão bom que tenho que voltar para GSM por causa da falta de rede cá na ilha, muitas partes onde vivo nem mesmo com GSM apenas se safa, fica sem rede em imensos locais, usando o WCDMA\3G lá vai 2 traços de rede na maioria dos locais...
Reputação 7
Crachá
Tão bom que tenho que voltar para GSM por causa da falta de rede cá na ilha, muitas partes onde vivo nem mesmo com GSM apenas se safa, fica sem rede em imensos locais, usando o WCDMA\3G lá vai 2 traços de rede na maioria dos locais...Alerto para o facto que os equipamentos também contam para a qualidade de rede. Digo isto porque tinha um equipamento mais antigo que apanhava apenas 1 traço de rede e troquei por outro actual e apanho praticamente a rede toda em todo lado. Não sei se é o caso, mas eu desconhecia este facto.
Reputação 3
Crachá
Sim também sei disso já que o primeiro android que comprei foi em 2014 foi um alcatel qualquer e usava MEO, o aparelho só apanhava 2 traços onde sempre apanhei rede máxima com qualquer telemóvel que tive mesmo dos finais de anos 90 até 2014, mas paguei mais um pouco e trouxe um Wiko baratinho que voltou a rede para o máximo (desde 2008 até 2014 sempre usei o Nokia N95 8GB), a potência de antena do alcatel era mesmo uma porcaria, mas em contrapartida também não faz tanto mal...



Mas não é do telemóvel, este é o Sony Xperia Z2, com a MEO é rede máxima em quase todo o lado, rede NOS é falta de rede em tantos bares, restaurantes, centro cívico (mesmo na rua)............



A culpa é que a NOS\Optimus só tem uma antena para esta zona lá para cima para as montanhas a km's daqui e tanto a TMN\MEO como Vodafone usam uma na montanha e uma cá mais perto para aí a 1KM da minha casa (ambas usam as mesmas antenas menos a NOS)...



Todo o pessoal que conheço que passou da MEO ADSL para Fibra NOS preferiu pagar mais e manter os tlm na MEO, tal como as casas todas aqui ao lado bem como o meu pai e irmão, eu e a minha mãe é que passamos para a NOS que até não me chateia muito a rede, menos chateiam 😃 (só que mesmo assim às vezes preciso de fazer uma chamada e rede = 0 traços mesmo usando apenas GSM :@).



ps: Só mudo para o modo de rede 3G ou 4G quando é mesmo para ligar 3G\4G para a net (embora é bem raro usar e até posso dizer que nunca testei sequer ligar o 4G neste Xperia Z2, uso spr 3G para a net quando é só para ver algo no google e desligo logo para ter sempre bateria), de resto uso a rede no tlm apenas GSM já que ganha sempre mais rede e acho que ainda poupa mais um pouco de bateria no tlm embora a qualidade das chamadas seja pior, mas nem é que noto alguma diferença já que o Z2 tem equalizador para ficar a voz sempre mais cristalina embora perde os graves, mas o que faz perceber bem as pessoas é a frequência mais alta\aguda, não é para gravar som por isso interessa é ouvir bem as pessoas, tb tem outras ajudas para a voz no software dele, mas não as uso...
Reputação 7
Crachá
Sim também sei disso já que o primeiro android que comprei foi em 2014 foi um alcatel qualquer e usava MEO, o aparelho só apanhava 2 traços onde sempre apanhei rede máxima com qualquer telemóvel que tive mesmo dos finais de anos 90 até 2014, mas paguei mais um pouco e trouxe um Wiko baratinho que voltou a rede para o máximo (desde 2008 até 2014 sempre usei o Nokia N95 8GB), a potência de antena do alcatel era mesmo uma porcaria, mas em contrapartida também não faz tanto mal...



Mas não é do telemóvel, este é o Sony Xperia Z2, com a MEO é rede máxima em quase todo o lado, rede NOS é falta de rede em tantos bares, restaurantes, centro cívico (mesmo na rua)............



A culpa é que a NOS\Optimus só tem uma antena para esta zona lá para cima para as montanhas a km's daqui e tanto a TMN\MEO como Vodafone usam uma na montanha e uma cá mais perto para aí a 1KM da minha casa (ambas usam as mesmas antenas menos a NOS)...



Todo o pessoal que conheço que passou da MEO ADSL para Fibra NOS preferiu pagar mais e manter os tlm na MEO, tal como as casas todas aqui ao lado bem como o meu pai e irmão, eu e a minha mãe é que passamos para a NOS que até não me chateia muito a rede, menos chateiam 😃 (só que mesmo assim às vezes preciso de fazer uma chamada e rede = 0 traços mesmo usando apenas GSM :@).



ps: Só mudo para o modo de rede 3G ou 4G quando é mesmo para ligar 3G\4G para a net (embora é bem raro usar e até posso dizer que nunca testei sequer ligar o 4G neste Xperia Z2, uso spr 3G para a net quando é só para ver algo no google e desligo logo para ter sempre bateria), de resto uso a rede no tlm apenas GSM já que ganha sempre mais rede e acho que ainda poupa mais um pouco de bateria no tlm embora a qualidade das chamadas seja pior, mas nem é que noto alguma diferença já que o Z2 tem equalizador para ficar a voz sempre mais cristalina embora perde os graves, mas o que faz perceber bem as pessoas é a frequência mais alta\aguda, não é para gravar som por isso interessa é ouvir bem as pessoas, tb tem outras ajudas para a voz no software dele, mas não as uso...
Por acaso eu estava com o Xperia Z1 😃 e digo te já que eu o tive por bastantes anos, desde 2015 que é o meu telemóvel e foi Vodafone por algum tempo e quando mudei de casa, para uma zona não tanto centralizada senti que apanhava 1 traço e achei que era de estar mais retirado do centro da cidade, pois no centro era no máximo. Mudei para a NOS e senti a mesma dificuldade, a minha esposa teve o Xperia E3 e era igual. Eu já tinha sido WTF e eu chateei mas muito a NOS por falta de rede e não se resolvia de maneira nenhuma, até que comprei o Huawei Mate 20 Lite e para ela o Xiaomi Redmi Note 7 e a diferença é astronómica, rede sempre no máximo, qualidade de som nas chamadas como nunca ti há visto na NOS. Antes era só ruídos e gaguejos.

Verdade seja dita, fui a uma formação numa sala à coisa de 2 semanas e perdi a rede, no entanto ao meu lado havia uma pessoa que o telemóvel toca, logo presumo que nesse aspecto alguma rede que não sei qual estava a dar vida ao telemóvel.

Mas em questão de rede ou velocidade de Internet normalmente, tem sido satisfatório.
Reputação 3
Crachá
Aqui com a Meo, o Xperia Z2 apanha exactamente a mesma rede que todos os meus antigos tlm desde os anos 90 e também igual ao Samsung J7 2017 do meu pai ou ou J5 2017 da minha namorada ou mesmo igual ao samsung S8 do meu primo, n vejo grande diferença quando tinha MEO (O único que tive mesmo mau desde os anos 90 foi mesmo o alcatel android de 2014)...



O que tem com o Z2 é que ele n é bom a escolher entre WCDMA e GSM, mas basta usar o modo GSM apenas e fica spr com o máximo sinal, mas mesmo usando 3G n vejo grande diferença para a maioria dos outros tlm até porque pelo menos o Z3 está na lista dos que tem mais rede em 2018 apesar de não ser o melhor, a diferença para o que tinha mais potência de antena n é mt e depois quanto mais tb mais mal faz 😞...



A NOS aqui tudo quem teve disse que a cobertura era mesmo muito má daí que todo o pessoal que tá a passar de MEO ADSL está a manter os tlm na MEO, conheço bem pouca gente com NOS cá devido ao muito mau investimento nas antenas...



Num mapa já desactualizado por exemplo só aqui na ilha da madeira vejo a NOS com cerca de ~42 antenas, a da TMN nem vou dar ao trabalho de contar que só no funchal já deve ter esse número de antenas ou mais lol E penso que não deve ter mudado muito na rede NOS cá na ilha desde 2014 para agora, a mesma antena registada para toda a zona onde vivo continua a ser a mesma...



E depois a MEO tá cheia de antenas em alguns edifícios como hospitais, perto de tuneis e etc (algumas vezes com sorte com TMN até dá para continuar a chamada pelos túneis grandes, claro que às vezes mesmo assim há umas partes que falha)...



Tá aqui só um pequeno exemplo:

MEO





NOS





(Atenção que no mapa da MEO o mapa ainda está com muito mais zoom que o da NOS, ou seja é uma area ainda bem mais pequena que o mapa maior da NOS...).



ps: O mapa está desactualizado, mas ainda assim pelo menos na minha zona sei que está certo a localização da antena da NOS, o resto n faço a minima, é muito provável que hoje em dia tenha mais algumas antenas, mas ainda assim grande parte da ilha sem ser nas grandes cidades está com muito pouca rede e ainda nem testei nos grandes centros comercias com a NOS, a MEO tinha rede máxima em quase todo o lado do Madeira Shopping, mas nunca mais lá fui desde que mudei para a NOS para testar...
boa tarde gostaria de activar o serviso hd voice neste numero 93XXXXXX pin XXXX obrigado pois sei da exstencia do serviso esta no voso site por isso quero que me o activem muito obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Joana Oliv, 🙂



A NOS implementou o codec AMR-WB na sua rede 3G e assim, permite a todos os clientes de telemóvel uma melhor experiência. Esta alteração aplica-se a toda a rede 3G da NOS, ou seja, não é necessário nenhuma activação no cartão SIM do cliente.



Devemos indicar que movemos a sua publicação para um tópico mais antigo. Desta forma, a consulta de informação torna-se mais fácil para toda a comunidade.
Boa tarde, Falo dentro de casa para evitar os ruidos da rua como carros, pessoas e outros ruidos. E dentro de casa as pessoas não me ouvem e já mudei de telemóvel e só me ouvem se encostar o telemóvel junto ao vidro da janela do primeiro andar com telhado. Tenho rede 2G, 3G e 4G cheia e sem estar a internet ligada.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Paulo Quinha ,



Perante esta dificuldade, é preciso uma avaliação personalizada. Pedimos que nos contacte, por favor, pois é a melhor maneira de resolver esta situação. Ela terá que ser diagnosticada por uma equipa técnica especializada que vai detectar e resolver a origem da dificuldade.



Saiba como entrar em contacto connosco aqui.
Reputação 7
Crachá +2

Sobre o tema para a QUALIDADE das chamadas / som na rede NOS… eu tenho tido EXTREMA dificuldade em OUVIR quando falo ao telemóvel. Pensei que fosse o meu telefone… mas na verdade, quando faço chamadas por Messenger ou Whatsapp, a VOZ é CLARA, cristalina, e perfeitamente audível!!!!

 

Na rede NOS, tenho-me debatido há LONGOS meses com uma qualidade ABAIXO do medíocre… estou sempre a aumentar o volume porque penso que baixei o volume inadvertidamente… mas sempre com o volume no máximo, luto por vezes para perceber as pessoas.

 

Parece-me que a qualidade da rede caiu a PIQUE, principalmente este ano.

 

NOTA: tenho o tarifário WTF EXCLUSIVO… pode ser por isso… discriminação??? Como é possível que uma melhoria na REDE tenha provocado, na minha experiência, uma PIOR qualidade no serviço?

Sobre o tema para a QUALIDADE das chamadas / som na rede NOS… eu tenho tido EXTREMA dificuldade em OUVIR quando falo ao telemóvel. Pensei que fosse o meu telefone… mas na verdade, quando faço chamadas por Messenger ou Whatsapp, a VOZ é CLARA, cristalina, e perfeitamente audível!!!!

 

Na rede NOS, tenho-me debatido há LONGOS meses com uma qualidade ABAIXO do medíocre… estou sempre a aumentar o volume porque penso que baixei o volume inadvertidamente… mas sempre com o volume no máximo, luto por vezes para perceber as pessoas.

 

Parece-me que a qualidade da rede caiu a PIQUE, principalmente este ano.

 

NOTA: tenho o tarifário WTF EXCLUSIVO… pode ser por isso… discriminação??? Como é possível que uma melhoria na REDE tenha provocado, na minha experiência, uma PIOR qualidade no serviço?

Boa dia a todos ,tenho rede nos , estou com a qualidade de som nas chamada muito fraca ,nao e do equipamento e um Samsung galaxy A70 ,o sinal  de rede 2 barras, cartão nos com suporte 5G , e vergonhosa a qualidade Nos ,assim que poder volto para a Vodafone sempre com qualidade, sem falhas de rede ,cumprimentos. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Paulorcpereira

Lamentamos o que nos conta. 

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número e o código-postal da zona em que se encontra, por favor. 

Obrigado

Bom Dia

Possuo um cartão vodafone red e um Woo ambos a usar VoLTE, quando ligo para um certo numero Nowo, que usa a rede meo, do vodafone, consigo chamadas em HD, usando o protocolo AMR-WB, e um som de excelência, usando o cartão WOO, que usa rede NOS, conectado em VoLTE, ligando para o mesmo numero, o protocolo usado é AMR-NB, logo menos qualidade de som.

A zona é AMADORA, moinhos da funcheira.

Visto estar a usar VoLTE, das 2 uma, ou a NOS nao tem protocolo para chamadas HD com a rede MEO,  ou caso tenha, o protocolo ativado deveria ser o AMR-WB e não o NB.

Mais alguém que tenha notado a ausencia do HD para chamadas da rede MEO, ou terá a ver com zonas?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rui Tavira
Agradecemos a partilha connosco sobre a situação que tem verificado. 
Pedimos que, por favor, nos diga essa dificuldade, na mesma zona, só acontece para o número que refere (Nowo)?  

Adicionalmente para verificarmos que se há dificuldades de cobertura na zona que refere, pedimos que nos confirme o código postal da zona. 
Obrigado

Olá Mário P

O código postal é 1449-015

Tenho este cartão à pouco tempo mas chamadas para Vodafone e Nos, tem HD no visor, excepto para numeros MEO, não se restringe a NOWO.

Penso ser mais protocolo de interligação com o operador MEO que ser uma restrição de célula.

 

Obrigado

 

Apos alguns testes mais cheguei à conclusao de:

Efetivamente o protocolo usado para chamadas entre Nos e vodafone, nos com nos o protocolo usado é o AMR-WB. Tudo o que seja chamadas para rede fixa, e Meo usam o AMR-NB.

Usando VoLTE, nos dias que correm acho que já nao tem de haver estas diferenças de interligaçao com os outros operadores na questão de som HD visto todos usarem o mesmo protocolo. Poderia ser uma situacao a rever entre todos.…

Tenho 2 cartoes e com meo sucede o mesmo....WB entre rede meo e rede fixa, para os outros sai em NB, o que prova nao ser das celulas mas sim da interligacao entre os mesmos.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem e partilha @Rui Tavira.

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.
Iremos endereçar este tema internamente para que seja alvo da melhor apreciação.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Algum desenvolvimento neste tema?

Isto já é um assunto falado à muito tempo até nalguns foruns da Meo, não há nada como técnicos falarem com técnicos porque tecnicamente não existe nenhuma limitação para que os protocolos de interligação de redes não sejam os adequados, até se diz que a limitação está do lado da Nos e não da Meo.

“Da minha experiência sendo NOS!

Chamadas NOS-NOS e NOS-Vodafone consigo HD e HD+

NOS-MEO não consigo nada...”

 

“Hoje contactaram-me da MEO por causa do problema das chamadas HD para a NOS. Disseram-me basicamente que a NOS não tem ativado o melhor codec para a MEO (AMR-WB) e é por isso que as chamadas não têm tanta qualidade como para outros números MEO ou Vodafone. Não sei como é que isso se resolve, porque a NOS utiliza esse codec para números NOS e Vodafone. Não sei de quem será a culpa de entre NOS e MEO não ser utilizado...”

Obrigado

Reputação 7

Algum desenvolvimento neste tema?

Isto já é um assunto falado à muito tempo até nalguns foruns da Meo, não há nada como técnicos falarem com técnicos porque tecnicamente não existe nenhuma limitação para que os protocolos de interligação de redes não sejam os adequados, até se diz que a limitação está do lado da Nos e não da Meo.

“Da minha experiência sendo NOS!

Chamadas NOS-NOS e NOS-Vodafone consigo HD e HD+

NOS-MEO não consigo nada...”

 

“Hoje contactaram-me da MEO por causa do problema das chamadas HD para a NOS. Disseram-me basicamente que a NOS não tem ativado o melhor codec para a MEO (AMR-WB) e é por isso que as chamadas não têm tanta qualidade como para outros números MEO ou Vodafone. Não sei como é que isso se resolve, porque a NOS utiliza esse codec para números NOS e Vodafone. Não sei de quem será a culpa de entre NOS e MEO não ser utilizado...”

Obrigado

 

Boa tarde @Rui Tavira,

A NOS implementou o codec AMR-WB na sua rede 3G e assim, permite a todos os clientes de telemóvel uma melhor experiência, cerca de 5 anos atrás, pode confirmar aqui.

Em relação ao VoLTE, foi cerca de 2 anos atrás, pode confirmar aqui.

Obrigado

Ola Jorge, todos os operadores utilizam faz bastantes anos tendo sido a Nos a ultima a disponibilizar,  a questao nao é da rede para a propria rede e para vodafone, é na interligacao com rede meo e a rede fixa. Agora qual dos operadores está a limitar nao faco a minima ideia.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Rui Tavira

Não temos conhecimento de que existam limitações implementadas pela NOS, pelo que endereçámos a sua questão internamente para verificar a situação. 
Assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

Obrigado Mario P.

Comentário