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Depois de conhecer todas as novidades sobre o Smart Number e os equipamentos ainda ficou com alguma dúvida?

É normal que seja necessário clarificar alguns conceitos, quer nos equipamentos e tarifários quer na associação e ativação. 😊

Consulte as perguntas mais frequentes:

 

  1. Em que consiste o serviço Smart Number?

O serviço permite ao cliente utilizar o seu número de telemóvel (e respetivo plafond de dados e minutos) num smartwatch com conectividade móvel. Desta forma, pode fazer chamadas, ouvir música em streaming e navegar nas apps do relógio sem ter o smartphone consigo.

 

  1. Como posso aderir ao serviço Smart Number?

Para aderir ao serviço têm de se verificar as 3 condições seguintes:

  • ter um Smartwatch compatível, com conectividade móvel. Veja os modelos disponíveis na NOS aqui.
  • ter um tarifário móvel da NOS, em fatura. Veja se o seu tarifário é elegível aqui.
  • ter um smartphone compatível com o serviço. 

Se satisfazer estas condições, aceda à APP do relógio no seu smartphone e inicie a ativação do serviço. Saiba mais aqui.

 

  1. Quais são os equipamentos smartwatch compatíveis com o serviço Smart Number?

Smartwatches com conectividade móvel das marcas Apple (Apple Watch Cellular Series 3 ou posterior) e Samsung (Samsung Galaxy Watch 3 LTE ou posterior).

 

  1. Quais sãos os smartphones compatíveis com o serviço Smart Number?

O Smart Number é compatível com smartwatches das marcas Apple e Samsung.

No caso dos Apple Watches (superior a Apple Watch 3 Cellular), são compatíveis todos os iPhones superiores ao iPhone 6S.

No caso dos Galaxy Watches, o Smart Number apenas é compatível com smartphones da marca Samsung que cumpram os seguintes critérios:

Smartwatch

Smartphones

Samsung watch 3

Samsung + Android 5 + VoLTE + GMS (Google Mobile Services)

Samsung watch 4

Samsung + Android 8 + VoLTE + GMS (Google Mobile Services)

Samsung watch 5

Samsung + Android 8 + VoLTE + GMS (Google Mobile Services)

 

Consulte aqui os telemóveis Samsung compatíveis com a tecnologia VoLTE.

 

  1. O cartão que possuo no meu smartphone é físico, consigo ativar o serviço Smart Number?

O serviço pode ser ativado independente do tipo de cartão, seja ele físico ou digital (eSIM). Para ativar o serviço é necessário que tenha um smartphone e smartwatch compatíveis, e de um tarifário móvel NOS elegível. Veja se o seu tarifário é elegível aqui.

 

  1. Tenho mais de um cartão no meu smartphone, consigo ativar o serviço?

O serviço Smart Number é ativado no smartwatch com referência ao cartão que estiver definido como principal no seu smartphone.

 

 

  1. Tenho um smartphone com sistema operativo Android, consigo ativar o serviço num Apple Watch?

Não, o software do Apple Watch só é compatível com sistema operativo iOS a partir da versão 13.4, ou seja, é necessário ter um iPhone 6S ou superior.

 

  1. Tenho um iPhone, consigo ativar o serviço num Samsung Galaxy Watch 3?

Não. Apesar do Galaxy Watch 3 permitir emparelhamento bluetooth com o iPhone, a conexão de dados móveis não é permitida pelo fabricante.

 

  1. Em quantos smartwatches posso ativar o serviço Smart Number?

Este serviço permite a ativação do serviço num máximo de três smartwatches em simultâneo.

 

  1. Qual o limite de voz e dados para utilizar no smartwatch?

O smartwatch consome do plafond de voz e dados do tarifário móvel associado. O consumo é centralizado no tarifário do cartão principal.

 

  1. Onde identifico o serviço e a mensalidade Smart Number na minha fatura?

Estas informações serão apresentadas no espaço destinado aos serviços adicionas.

 

  1. O serviço tem fidelização?

Não, pode cancelar o serviço a qualquer momento.

 

  1. Se desemparelhar o smartwatch continuo a pagar pelo serviço?

Sim, o desemparelhamento do smartwatch apenas o desassocia do smartphone. Este processo não cancela o serviço Smart Number.

 

  1. Onde e como posso cancelar este serviço?

 Através da própria app do smartwatch no smartphone, diretamente numa loja NOS, ou caso tenha dificuldades envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum , com os seus dados.

 

  1. Qualquer pessoa pode cancelar o serviço?

Não, no cancelamento através da app do smartwatch é necessário efetuar login com o seu NOS ID. Numa loja NOS ou através do 16990, apenas o responsável de conta poderá solicitar o cancelamento do serviço.

 

  1. Em que consiste a oferta na adesão ao Smart Number?

Consiste num benefício que a NOS oferece a todos os clientes que ativarem o serviço durante os 6 meses após o lançamento (até 31/05/2021). A oferta consiste em 6 meses de serviço gratuito a partir do momento de ativação. Esta oferta é apenas aplicável à primeira subscrição do serviço Smart Number associada a um tarifário móvel principal.

 

  1. Caso cancele o serviço ou troque por um novo smartwatch continuo com a oferta de gratuitidade?

Não, esta oferta é restrita apenas ao primeiro smartwatch ativo. Ou seja, caso cancele o serviço, troque de smartwatch ou até de tarifário, perderá imediatamente este benefício.

 

  1. O que acontece se trocar o meu tarifário de telemóvel por um que não seja elegível?

O serviço será automaticamente encerrado, ou seja, o smartwatch deixará de usufruir das comunicações incluídas no plafond do tarifário móvel (dados e voz).

 

  1. Caso o meu cartão móvel principal fique bloqueado ou suspenso, o que acontece ao meu smartwatch com o serviço Smart Number?

Qualquer alteração contratual no número principal reflete-se no(s) smartwatch(es) associado(s). No caso de suspensão do serviço, o relógio passará pela mesma experiência, ou seja, não conseguirá fazer comunicações a partir do tarifário móvel principal previamente associado.

 

  1. Posso suspender o serviço em caso de perda ou roubo do smartwatch?

Sim, é possível desassociar o serviço do smartwatch sem cancelar, caso deseje ativar num novo equipamento. Também pode cancelar o serviço permanentemente, porém é importante reforçar que perderá acesso à oferta promocional.

 

  1. Perdi o meu smartphone, o que acontece se eu suspender ou bloquear o meu tarifário móvel principal?

O serviço é suspenso no smartwatch de forma imediata, uma vez que ambos estão sincronizados.

 

  1. Posso bloquear o meu smartwatch em caso de perda ou roubo

Sim, é possível proceder ao bloqueio do equipamento. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum , com os seus dados e o seu IMEI.

 

  1. Suspendi/bloqueie o meu cartão principal. Ao reativá-lo, o serviço Smart
    Number no meu smartwatch volta a funcionar automaticamente?

Não, neste caso será necessário reassociar o smartwatch através do procedimento de reativação.

 

  1. O Smart Number funciona fora do país?

Não, este serviço é restrito a território nacional.

 

  1. Este serviço permite que o meu Apple watch envie e receba SMS?

O Apple Watch não é compatível com SMS. No entanto, caso esteja ligado à sua conta iCloud pode continuar a receber e enviar mensagens via iMessage.

 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Conheça mais sobre o Smart Number da NOS aqui.

 

Lembre-se, ligue-se ao que é mais importante.

Portanto para anular um serviço, que deveria ser tao simples quanto aderir…mensagem privada. 
Interessante uma vez mais a forma como a nós funciona a pensar nos clientes. 
 

E não, efectivamente não lamentam..É o modus-operandi 

Boa noite, é o modo de proteger o cliente, já que o seu numero de cliente é um dado privado que não deve ser divulgado no Fórum público.


Boa noite,

O modo de satisfazer (não proteger) o cliente, seria a mesma simplicidade para gastar dinheiro, ser usada para poupar.

A isso se chama orientação para o cliente ou satisfação do cliente.

Não há quaisquer problemas de “protecção” aquando de uma adesão…


Boa tarde, 

Agradecemos o seu testemunho @Ricardo Rendeiro.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado


Tenho um tarifário WTF, carregamentos, e gostaria de usar o meu numero no smartwatch. Porem não consigo perceber que opções tenho, nem os respetivos custos. Pelo que percebi só é possível usar números em fatura, com fidelizações de 24 meses, o que não tenho interesse. Algum esclarecimento?


Boa tarde @Matias da Silva,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A ativação do serviço Smart Number apenas é possível em tarifário em fatura. Tendo um tarifário por carregamento o mesmo não será possível.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde @Matias da Silva,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A ativação do serviço Smart Number apenas é possível em tarifário em fatura. Tendo um tarifário por carregamento o mesmo não será possível.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Obrigado pela resposta. Então e este cartão? https://lojaonline.nos.pt/produto/cartao-iot-smartwatch-34129 

É de carregamento não é? Fiquei um pouco confuso com a dualidade de informação.


Boa tarde @Matias da Silva,

Agradecemos a questão.

O serviço Smart Number permite-lhe utilizar o seu número de telemóvel (e respetivo plafond de dados e minutos) num smartwatch com conectividade móvel.
Desta forma, pode fazer chamadas, ouvir música em streaming e navegar nas apps do relógio sem ter o smartphone consigo.

Existe também um tarifário IoT para smartwatches, contudo este cartão tem um número independente e não possui um dotação de minutos/ SMS como tarifários convencionais. Ao invés, o IoT utiliza uma APN para estabelecer a ligação. Saiba mais no nosso artigo:

Partilhe connosco qualquer questão que possa surgir, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Comprei de propósito a versão mais cara do Samsung Galaxy Watch 6 para ter LTE (+50 euros que a versão sem LTE), para configurar tudo e... Não me permitem activar o smart number porque o meu telemóvel é um Realme em vez de Samsung (e não imaginam o tempo perdido com idas à loja e tentativas de esclarecimento por telefone que não deram em nada). Ridículo como é a própria operadora a limitar os telemóveis compatíveis quando a própria Samsung não impõe essas limitações fúteis de marcas. Outras operadoras como a Vodafone permitem ter dispositivos de marcas diferentes, portanto vou pensar se me mantenho na NOS. Depois de anos nesta operadora tenho pena, mas já percebi que hoje em dia a antiguidade não vale nada, somos só mais um número.


Comprei de propósito a versão mais cara do Samsung Galaxy Watch 6 para ter LTE (+50 euros que a versão sem LTE), para configurar tudo e... Não me permitem activar o smart number porque o meu telemóvel é um Real me em vez de Samsung (e não imaginam o tempo perdido com idas à loja e tentativas de esclarecimento por telefone que não deram em nada). Ridículo como é a própria operadora a limitar os telemóveis compatíveis quando a própria Samsung não impõe essas limitações fúteis de marcas. Outras operadoras como a Vodafone permitem ter dispositivos de marcas diferentes, portanto vou pensar se me mantenho na NOS. Depois de anos nesta operadora tenho pena, mas já percebi que hoje em dia a antiguidade não vale nada, somos só mais um número.

 

@SofiaJorge o problema é que o dispositivo não é compatível a nível de carrier settings.

Obrigado.


Bom dia, @SofiaJorge
Lamentamos a situação. 
No entanto, e se bem compreendemos, tem um smartphone que não da marca Samsung, é isso?

No caso dos Galaxy Watches, o Smart Number apenas é compatível com smartphones da marca Samsung que cumpram os seguintes critérios:

Smartwatch

Smartphones

Samsung watch 3

Samsung + Android 5 + VoLTE + GMS (Google Mobile Services)

Samsung watch 4

Samsung + Android 8 + VoLTE + GMS (Google Mobile Services)

Samsung watch 5

Samsung + Android 8 + VoLTE + GMS (Google Mobile Services)

 

Obrigado, 


Eu compreendo que haja compatibilidades. Não compreendo como é que o suporte da Samsung assegura que desde que o Android seja compatível não têm restrições, outras operadoras não têm restrições, mas a NOS tem. Isto não é um problema do smart watch, é do vosso “smart number”.


Compreendemos, @SofiaJorge
No entanto, e até ao momento, apenas certificámos a utilização do Smart Number através destas características. 
Continuamos a trabalhar para melhorar e contamos brevemente ter novidades. 

Obrigado,


Tenho um Xiaomi Watch 2 Pro LTE, e uma das razão pela qual comprei este smartwatch foi pela funcionalidade LTE, conseguir utilizá-lo na rua sem precisar de um telemóvel.

E neste momento a única operadora que não aceita o seu Smart Number nos smartwatch Xiaomi é a NOS. Tanto os Smart Numbers da Vodafone e da MEO, têm compatibilidade com Samsung, Apple e Xiaomi. Só mesmo a NOS é que tem esta restrição apenas para Samsung e Apple.

Gostaria de saber de existe uma data prevista para esta implementação, para incluir também os smartwatch Xiaomi. Ou se é algo que vai ser implementado ou não.

Porque neste momento não posso utilizar a funcionalidade LTE no meu smartwatch porque a NOS e a única operadora que só aceita o Smart Number nos Samsung e nos Apple. Isto é algo que devia ser resolvido.

Muito obrigado desde já!


Bom dia, @MARIA ARMANDA 

Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
De momento, e como indica, o Smart Number apenas se encontra disponível em equipamentos Apple e Samsung. Agradecemos, no entanto, a sua sugestão. 
Obrigado, 


Olá boa tarde,

adquiri o Apple Watch 10 e não está a dar para ativar o smart number. Já fui ver e o meu número é compatível. O que pode ser ? 


 


Pelo que tive a ver tanto o meu telemóvel como o relógio são compatíveis. 


Boa tarde, @bruno Filipe Carvalho Barbosa
Diga-nos, por favor, qual a versão do Apple Watch e, também, a modelo do iPhone.

Obrigado, 


@Mário P. 
Olá. É o Apple Watch 10 e o iPhone 13 pro


Será que é por ser o novo o Apple Watch? 
foi comprado em Portugal, deduzo. Acho que o moderador quer saber a versão e não o modelo


Está aí a versão e é o iPhone 13 Pro 


Bom dia, @bruno Filipe Carvalho Barbosa

Para ativar o serviço, é necessário que cumpra o seguinte:

  • a última atualização da app Watch (Apple)
  • ligação à internet estável (dados móveis ativo ou Wi-Fi) até à finalização do processo
  • VoLTE ativo
  • a última atualização do iOS 15 ou superior
  • ambos os equipamentos com, pelo menos, 50% de bateria.

Assim, caso tenha feito a utilizar o Wi-Fi, sugerimos que faça ao utilizar os dados móveis.

Obrigado, 


@Mário P. 

De tudo que vi o volte é a única coisa que não encontro. Pesquisei como o encontrar, fui lá e não aparece. Com o meu equipamento não é suposto ter volte ? 


Acho que depende do seu tarifário 


E consigo ativar o serviço volte no meu tarifário ? 


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