Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
July 5, 2019
Destaque

Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!

Para continuar a falar sem preocupações na União Europeia e em todo o Mundo, conheça as modalidades de Roaming, consulte as tarifas e descubra o Net Roaming da NOS. 😊

• As tarifas de Roaming são aplicadas de país para país. Consulte aqui as tarifas.
  • Conheça as vantagens do Net Roaming, disponível em mais de 50 países fora da União Europeia e a bordo das principais companhias aéreas

Fale com o mundo e viaje sem preocupações!

Roaming Automático

Caso tenha um tarifário com carregamentos, o serviço de roaming está disponível na maioria dos países da Europa, assim como nos principais destinos mundiais. O custo das comunicações em roaming será descontado do seu saldo automaticamente, se necessário, faça um reforço através de um carregamento.

Roaming Contratual

Tarifários com carregamento

Se viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático é necessário ativar o roaming contratual. O custo das comunicações fora do (EEE) será debitado em fatura. No Espaço Económico Europeu (que inclui EU, Noruega, Islândia e Liechtenstein), o saldo é descontado como em território nacional (independentemente de ter ou não roaming contratual ativo).

Tarifários com fatura

O serviço de roaming está pronto a ser utilizado em todos os países do Mundo com quem a NOS tem acordo. O valor das comunicações será debitado na fatura.

Está fora do país, onde não existe acordo de roaming automático, e sem roaming ativo? Para ativar o roaming contratual fale connosco, aqui no Fórum NOS, para o ajudarmos. 😊

Saiba como ativar o Roaming Contratual e conheça melhor as vantagens do Net Roaming da NOS:

Roaming Like at Home

O roaming like at home (RLAH) aplica-se ao viajar para países da União Europeia, a Noruega, a Islândia, o Liechtenstein, a Ucrânia e a Moldávia.

Quando se encontra em Roaming RLAH, ao comunicar para um número de outro estado membro da EU, as chamadas não são consideradas chamadas internacionais e descontam do plafond do tarifário do seu tarifário.

Conheça os países em que se aplica o Roaming Like at Home:

• Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Bulgária
  • Chipre
  • Croácia
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovénia
  • Espanha
  • Estónia
  • Finlândia
  • França
  • Guadalupe
  • Guiana Francesa
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Ilhas Alands
  • Irlanda
  • Islândia
  • Itália
  • Letónia
  • Liechtenstein
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Martinica
  • Moldávia
  • Mayotte
  • Noruega
  • Polónia
  • Reino Unido
  • Reunião
  • República
  • Checa
  • Roménia
  • São Bartolomeu
  • São Martinho
  • San Marino
  • Suécia
  • Ucrânia

Através do site da NOS é possível ver as tarifas aplicáveis na modalidade de roaming RLAH. Consultar a informação aqui.

Atenção❕Podem ser taxados consumos em roaming para numeração especial ou de valor acrescentado. Saiba mais através do site NOS.

Informações importantes

Que recomendações e precauções deverá ter em conta quando viajar para outro país:

• Consultar sempre os preços das comunicações no país para onde vai viajar, assim estará sempre informado de todas as comunicações que realizará. Em todo o caso, alguns minutos depois de chegar ao seu país destino, receberá sempre uma mensagem dos preços das comunicações em vigor. Poderá em qualquer altura, de forma gratuita, ligar o 1279 (número informativo de roaming).
  • Sempre que estiver perto da fronteira com outro país, antes de efetuar comunicações, verifique se o seu telemóvel não se conectou a um operador do outro país. Pode controlar esta função se desativar a “seleção automática de rede” do seu dispositivo nas suas “definições de rede”
  • Utilizar sempre o indicativo de acesso internacional para realizar chamadas e enviar mensagens em roaming. Marcar o código de acesso internacional (+ ou 00), seguido do código do país (exemplo: código de Portugal 351) e do número de telefone que pretende contactar, consulte aqui os indicativos internacionais.
  • Pode utilizar o plafond de dados móveis do seu tarifário em toda a União Europeia, no entanto, podem existir limites à sua utilização. Consulte aqui as tarifas de roaming aplicáveis ao seu tarifário ou, quando estiver em roaming, através da marcação *111# no seu telemóvel.
  • Tem sempre ao seu dispor, gratuitamente a linha +351931279000 para o ajudar.
  • Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:
    • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
    • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Caso a utilização do roaming seja feita durante uma viagem de barco, o roaming é disponibilizado de forma automática e o consumo realizado via Satélite. Conheça os custos associados.
  • Se tiver o reencaminhamento de chamadas a ser direcionado para o voicemail e se se encontrar no estrangeiro fora da União Europeia, recomendamos a sua desativação. Caso não o faça, as chamadas vão ser taxadas de acordo com as tarifas aplicáveis ao país onde se encontrar. Em alternativa, pode desativar o serviço voicemail no seu número de telemóvel. Saiba como gerir os reencaminhamentos de chamadas através da my NOS aqui.
    No Espaço Económico Europeu (EEE), Moldávia e Ucrânia o depósito de mensagens no voicemail é gratuito.

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

❗Atenção ❗Os tarifários de internet móvel ou banda larga móvel não permitem a utilização em roaming. 

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre estas alterações, partilhe connosco. 😉

696 Comentários

Kilobyte
August 17, 2022

Boa Noite.

Estou em Itália, e já só tenho mais 1.5GB de dados Roaming para gastar. Pedi ao meu pai que está em Portugal que ligasse para a NOS para me creditarem mais 5gb de dados, pedido esse que foi concretizado. A minha dúvida é, vou poder usar esses 5gb enquanto estiver em Itália?

Obrigado 

João H.
Gestor da comunidade
August 18, 2022

Boa tarde @pedrorocha73,

Agradecemos a sua questão. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Caso tenha um tarifário com carregamentos, o serviço de roaming está disponível na maioria dos países da Europa, incluindo Itália.

A taxação do tráfego de internet é feito de acordo com as condições do seu tarifário em Portugal. Este é descontado do seu saldo automaticamente, se necessário, pode fazer um reforço através de um carregamento para continuar a navegar.

Pode consultar os Dados Móveis disponíveis no *111# ou na App NOS.

Diga-nos, por favor, se está a conseguir aceder à internet através dos dados móveis.

Caso tenha alguma questão fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
August 24, 2022

Como saber os consumos de roaming na página “NOS Clientes”?

Mário P.
Gestor da comunidade
August 24, 2022

Boa tarde @CaldeiraFernandes, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pretende consultar quanto trafego de roaming é que utilizou? Se sim, pode fazê-lo diretamente na App NOS e, em “Telemóvel”, escolha “Consultar todos os saldos

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
August 30, 2022

Boa noite,

Incluído no meu pacote está um telemóvel “residente” na Alemanha, e que nesta última factura apresenta custos de “Roaming Permanente”.

O que é que significa ? Não tinham sido abolidos os custos de roaming ?

Guimas
Super User
Super User
August 31, 2022
Kilobyte
September 1, 2022

Bom dia,

Venho por este meio demonstrar a minha insatisfação após ser alvo de uma cobrança indevida no meu cartão NOS pós-pago.

Ao entrar em Espanha fui informado relativamente aos dados móveis disponíveis em Roaming e que tenho direito a eles.

Após utilizar os dados móveis e não esgotando o tráfego disponível, foi-me cobrado na factura um valor de 12,00€ pela utilização sem qualquer fundamento.

Peço que a situação seja resolvida o quanto antes.

Obrigado.

Nuno Vales

Mário P.
Gestor da comunidade
September 2, 2022

Boa tarde @Nuno Vales, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
September 2, 2022

Boa tarde @vitor hugo

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

É, sim, aplicada a sobretaxa de roaming permanente. O @Guimas deu uma boa ajuda. 
Obrigado

Kilobyte
September 2, 2022

Boa tarde @Nuno Vales, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

Obrigado

Isso caso eu não tenha plafond de dados nacional, mas eu tenho plafond de dados nacional. E ao invés de ser retirado no plafond cobraram na fatura...