Skip to main content
Header
Destaque

Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!

Mostre a primeira mensagem

696 Comentários

• Megabyte
  • April 30, 2025

pois, em 2020 alteraram as regras, ou tentaram, mas tudo foi fogo de vista então, ficou tudo no papel à espera.

Vamos lá ver se entendi, se o numero em questão, vier a portugal, depois no regresso tem pelo menos 120 dias com o plafon do pack, estou correto? apenas se se verificar que ultrapassa os 120 dias de uso permanente no estrangeiro, UE, é que se cobram das ditas cujas taxas, certo? 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • April 30, 2025

pois, em 2020 alteraram as regras, ou tentaram, mas tudo foi fogo de vista então, ficou tudo no papel à espera.

Vamos lá ver se entendi, se o numero em questão, vier a portugal, depois no regresso tem pelo menos 120 dias com o plafon do pack, estou correto? apenas se se verificar que ultrapassa os 120 dias de uso permanente no estrangeiro, UE, é que se cobram das ditas cujas taxas, certo? 

Não, se em 120 dias tiverem mais de 50% do consumo no estrangeiro! 

Ou seja, como exemplo, se tens 100GB de tráfego e em 120 dias consumires mais de 50GB no estrangeiro, aplicam-se as taxas…

um bem haja 

• Megabyte
  • April 30, 2025

Bruno Aleixo, Não foi isso que se passou nem é o que se passa, como eu disse, o plafon está sempre no máximo, o meu filho nem usa para não ser cobrado desde que começou a receber essas mensagens, isto já se passa desde novembro, e depois quando veio a Portugal no natal, claro que fez uso, mas de retorno à Polonia voltou a receber as mesmas mensagens, e nem 8 dias tinha feito quanto mais 120 ...

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 30, 2025

Boa tarde ​@EMMMMMMMM,

Agradecemos o seu testemunho e ajuda do ​@Bruno Aleixo sobre o tema.

Compreendemos a questão, contudo, como indicado pelo ​moderador @Mário P. esta politica é aplicada também quando se verifica que o número esteve mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido.

Estas medidas foram impostas por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, com base no regulamento Regulamento (UE) 2017/920, de 17.05.2017. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1

Bruno Aleixo, Não foi isso que se passou nem é o que se passa, como eu disse, o plafon está sempre no máximo, o meu filho nem usa para não ser cobrado desde que começou a receber essas mensagens, isto já se passa desde novembro, e depois quando veio a Portugal no natal, claro que fez uso, mas de retorno à Polonia voltou a receber as mesmas mensagens, e nem 8 dias tinha feito quanto mais 120 ...

Tem de permanecer pelo menos fora de roaming 120 dias 

• Megabyte
  • May 9, 2025

Ou seja

De nada me vale estar a pagar um cartão todos os meses ao qual não posso ter usufruto dele, apenas vos estou a dar dinheiro porque o gasto feito mensalmente nesse cartão é zero

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 9, 2025

Boa tarde ​@EMMMMMMMM,

Agradecemos a sua mensagem.

Em alternativa, é ainda possível aderir ao serviço de isenção de roaming permanente, pelo valor de €19,90/mês.

Obrigado

• Megabyte
  • May 9, 2025

Nesse caso a Polonia tem melhor oferta que portugal por apenas o equivalente a 10 euros , net ilimitada em toda a eu, coisa que portugal realmente não tem, somos e seremos sempre os ultimos em preçario de comunicações… bem hajam

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 9, 2025

Boa tarde ​@EMMMMMMMM,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Forum|alt.badge.img

Olá boa tarde,

Vou para Cabo Verde e quero desativar tudo o que for passível de cobrança de taxas nesse país. Se eu desativar o roaming e ficar só com acesso a wi-fi, não me cobram lá? Quero que o roaming não seja activado lá.

Obrigada

Cristina

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 28, 2025

Boa tarde ​@ANA CRISTINA NOGUEIRA,

Agradecemos a sua mensagem. Eliminámos os seus comentários em duplicado noutros tópicos por motivo de spam.

Vamos ajudar a realizar o bloqueio de roaming. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de telemóvel em questão.

Obrigado

Recebi a fatura  no valor de 197 €, onde consta uma cobrança excessiva relativa a uso de internet em roaming em Espanha e França.situacao esta que já tinha sido reclamada e pedi ativação do roaming permanente, onde o colega garantiu que no próximo mês, viria apenas o valor de 19,99(preço do roaming permanente) e para a minha surpresa veio o valor de 197€ de roaming.

Gostaria de manifestar a minha contestação, uma vez que:
    1.    Trata-se de países da União Europeia, onde vigora o princípio do “Roam Like at Home”, que pressupõe o uso do tarifário nacional sem custos acrescidos.
    2.    Em nenhum momento fui devidamente informada sobre a existência de um limite de “uso justo” de dados em roaming, nem sobre os custos aplicáveis após ultrapassar esse limite.

Perante o exposto, solicito:
    •    A revisão urgente desta fatura;
    •    O estorno dos valores cobrados indevidamente ou, em alternativa, a aplicação de um valor justo e transparente de acordo com as regras europeias de roaming;
    •    Informação clara sobre os limites de dados em roaming no meu tarifário, para que situações como esta não se repitam.

Caso não haja uma resolução adequada, reservo-me o direito de apresentar reclamação junto da ANACOM e do Livro de Reclamações Eletrónico.

Aguardo a vossa resposta com a maior brevidade.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

Boa tarde ​@DEBORA PAULA VALVERDE SANTOS,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

De forma a evitar o uso abusivo dos serviços de roaming a nossa política de roaming aplica uma sobretaxa aos clientes que utilizam os serviços fora de Portugal por longos períodos.

Será considerado um "Roamer Permanente" se, nos últimos 120 dias:

• Fizer mais de 50% das  comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE) ou no Reino Unido;
  • Passar mais de 50% dos dias em que realiza comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido.

Toda a informação encontra-se disponível no Site NOS e Clausulas gerais do contrato.

Vamos ajudar a analisar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 18, 2025

Boa tarde a todos,

Desde 16 de dezembro de 2025, a Ucrânia e a Moldávia, passam a pertencer ao grupo de países de RLAH (Roaming Like at Home).

Clientes NOS neste país, passam agora a usufruir das mesmas condições de tarifário nestes países, como têm noutros países da Uníão Europeia.

Atualizamos o nosso artigo com mais informações sobre o Roaming Like at Home.

Partilhem connosco caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • January 2, 2026

Uma vez que a tarifa grossista passou a €1,1/GB, não editaram o restante texto exemplificativo na parte do cálculo:

Informações Legais e Condições de Uso: Roaming | NOS

Serve o presente como chamada de atenção para a correção.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 9, 2026

Boa tarde ​@DanielS,

Agradecemos a sua mensagem e pedimos desculpa pela demora.

Solicitámos a correção do exemplo no Site NOS. Contamos que seja breve.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Bom dia, 

Estou há 28 dias no Reiko Unido e acabo se receber uma msg a informar que face à utilização maioritariamente em roaming no EEE ou RU, pode trazer custos adicionais.

Segundo o que li neste fórum, a situação verifica-se quando esta utilização for >50% do tempo nos últimos 120 dias. Ora, pelas minhas contas, ainda não atingi  sequer os 25% do tempo, pelo que, não percebo o envio desta msg por parte da NOS.

Solicito clarificação,

cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 13, 2026

Boa tarde ​@Gilberto Conçalves Simões,

De forma a evitar o uso abusivo dos serviços de roaming a nossa política de roaming aplica uma sobretaxa aos clientes que utilizam os serviços fora de Portugal por longos períodos.

Será considerado um "Roamer Permanente" se, nos últimos 120 dias:

• Fizer mais de 50% das suas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;
  • Passar mais de 50% dos dias em que realiza comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrãnia.

Saiba mais através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia Se João H.

Muito agradeço o seu esclarecimento mas, não acrescentou nada àquilo já já estava explanando neste fórum.

Eu só pretendia saber porque è que recebi a msg informando que estava a abusar de utilização de roaming, quando ainda não estou no RU  sequer a 25% dos 120 dias estipulado.

cumps

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 13, 2026

Boa tarde ​@Gilberto Conçalves Simões,

Agradecemos a sua mensagem.

Conforme partilhado acima, esta politica não se aplica apenas pelo tempo em que se encontra no estrangeiro, mas também pelo consumo praticado no período estipulado: 

Fizer mais de 50% das suas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;

Ou seja, se no decorrer dos últimos 120 dias tiver praticado mais de 50% dos consumos fora de território nacional, aplica-se a sobretaxa. Saiba mais através do Site NOS.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde Sr. João,

Isso eu tinha percebido, no entanto, se eu estiver no estrangeiro, mesmo por pouco tempo, se fizer duas chamadas já fico com 100% se utilização do serviço em Roaming, pelo que, para para  ultrapassar essa situação, ao fazer uma chamada em Roaming, terei de ir a correr a Portugal, fazer uma ou duas chamadas para depois voltar a fazer outra em Roaming.

Se verificar, nas comunicações que fiz pela NOS, apenas gastei 3 minutos dos 3500 disponibilizados.

Cumps

Boa tarde,

Encontro-me fora do país em trabalho, na UE, e vou ficar durante 6 meses. Hoje recebi uma mensagem a informar que tenho utilizado o tarifário maioritariamente em roaming e que essa situação pode trazer taxas adicionais. Percebo o intuito desta regra, mas tendo em conta que apenas estou cá em trabalho, há alguma forma de informar a NOS de que são apenas 6 meses fora, por forma a não ser taxado? 

Obrigado.

ByteSábio
Forum|alt.badge.img
  • February 6, 2026
  • Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:
    • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
    • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

é uma condição do serviço não vai mudar so porque sao 6 meses, infelizmente. provavelmente ja recebeu o alerta porque esses motivos foram registados no seu numero, nao vai adiantar dizer qual é motivo de estar em roaming. pode é arranjar aí outro cartao, se calhar fica lhe mais barato 

Isso não faz sentido nenhum. O intuito da regra da UE do “roaming abusivo” é para que não haja utilização de dados em roaming a partir de países onde se paga menos. Ainda assim provando que a minha morada fiscal é em Portugal, não vejo a lógica de impor taxas, a não ser para mais um método de “sacar” dinheiro.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • February 6, 2026

Boa tarde ​@Ricardo123456, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@ByteSábio deu uma boa ajuda a esclarecer este tema.

A utilização do serviço maioritariamente em Roaming, ou seja, quando existe uma utilização excessiva de um serviço no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

• Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Uma vez que a sua permanência em roaming se vai manter por um período de 6 meses, sugerimos a ativação do Serviço de Exclusão de Roamers Permanentes por €19,90/mês. Com este serviço, vai poder usar o seu tarifário sem pagar mais extras.

Partilhe connosco, se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada