Header
Destaque

Roaming - Desligamento das redes 2G e 3G


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22680 comentários

Ligou-se à rede de um operador em roaming e está a sentir dificuldades na realização de chamadas?

Neste artigo ajudamo-lo a compreender o que está a acontecer e o que pode fazer para resolver qualquer dificuldade. 😊

 

Desligamento das redes 2G e 3G

Devido ao desligamento das redes 2G e 3G de alguns operadores, como por exemplo pela AT&T nos Estados Unidos da América (EUA), situação que a NOS é alheia, os clientes em roaming, que se registem nestes operadores, estão impossibilitados de conseguir fazer ou receber chamadas de voz “tradicionais” através das tecnologias 2G ou 3G.

Se o operador visitado mantiver pelo menos uma das tecnologias disponíveis, 2G ou 3G, os clientes em roaming conseguem realizar chamadas “tradicionais”, sem qualquer dificuldade. Apenas ficando impossibilitados no caso de o operador visitado desligar ambas as tecnologias.

 

A NOS, de forma a minimizar o constrangimento, disponibiliza o serviço de VoLTE (Voice over LTE) em roaming nestes operadores.

O serviço VoLTE permite realizar chamadas de voz com alta qualidade através da rede 4G, em simultâneo com os dados móveis e sem qualquer restrição na velocidade da sua internet 4G. Sendo uma alternativa à ligação tradicional de voz com o 2G ou 3G.Este serviço já está disponível na rede AT&T nos EUA.

 

Saiba mais sobre a tecnologia VoLTE em:

 

A utilização desta tecnologia não tem qualquer custo adicional. Para usufruir do serviço é apenas necessário que tenha:

  1. Equipamento compatível com VoLTE em roaming;
  2. Instalada a última versão de software disponível;

 Conheça a lista de equipamentos compatíveis com VoLTE em roaming:

6S/6S+

7/7+

8/8+

X

Xr/XS/XS Max

11/11 Pro/11 Pro Max

2/12 Mini/12 Pro/12 Pro Max

3/13 Mini/13 Pro/13 Pro Max

SE

SE (2020)

SE (2022)

 

1S (2020)

1S (2021)

3X

 

S59Pro

 

Mate 20 X

P Smart 2021

P30 Lite

P30 Pro

P40 lite E

 

V70

 

A15

Find X3 Lite

Reno4 Pro 5G

 

FOLD 2

Galaxy A02s

Galaxy A02s

Galaxy A03s

Galaxy A10

Galaxy A12

Galaxy A12 (Exynos)

Galaxy A20

Galaxy A20e

Galaxy A20s

Galaxy A21s

Galaxy A21s

Galaxy A22

Galaxy A22 5G

Galaxy A30 DS

Galaxy A30s

Galaxy A31

Galaxy A32 5G

Galaxy A32 LTE

Galaxy A40

Galaxy A42 5G

Galaxy A50

Galaxy A51

Galaxy A52

Galaxy A52 5G

Galaxy A52s 5G

Galaxy A6 (2018) DS

Galaxy A6+ (2018) DS

Galaxy A7 2018

Galaxy A70

Galaxy A71

Galaxy A72

Galaxy Fold3 5G

Galaxy J6 (2018) DS

Galaxy J6+

Galaxy M02

Galaxy M12

Galaxy M30s

Galaxy Note 10

Galaxy Note 10 Lite

Galaxy Note 9 DS

Galaxy Note10+

Galaxy Note20

Galaxy Note20 5G

Galaxy Note20 Ultra 5G

Galaxy S10

Galaxy S10+

Galaxy S10e

Galaxy S20 4G

Galaxy S20 5G

Galaxy S20 FE 4G

Galaxy S20 FE 5G

Galaxy S20 Ultra 5G

Galaxy S20+ 4G

Galaxy S20+ 5G

Galaxy S21 5G

Galaxy S21 Ultra 5G

Galaxy S21+ 5G

Galaxy S22 ULTRA

Galaxy S9 DS

Galaxy S9+ DS

Galaxy Z Flip 5G

Galaxy Z Flip3 5G

 

10 SE

10L

20L+

20SE

 

Power U10

 

Mi 10 Lite 5G

Mi 10T Lite

Mi 11

Mi 11 Lite 4G

Mi 11 Lite 5G

Mi 11 Lite 5G New Edition

Mi 11i

Mi 11T 5G

Redmi 10

Redmi 9T

Redmi Note 10 5G

Redmi Note 10 Pro

Redmi Note 10S

Redmi Note 7

Redmi Note 8

Redmi Note 9T


 

Ficou com dúvidas de como proceder? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Se o operador visitado desligar apenas o 2G consigo fazer chamadas de voz “tradicionais”? E se desligar apenas o 3G?

    Sim, desde que o operador visitado desligue apenas uma das tecnologias, continua a conseguir realizar chamadas de voz tradicionais, através da rede 2G ou 3G, de acordo com a tecnologia disponibilizada pelo operador.

     

  2. Se o operador visitado desligar a rede 2G e 3G, que alternativas e operadores tenho disponíveis?

    Se não tiver um equipamento compatível com VoLTE em roaming sugerimos as seguintes alternativas:

    • Verifique nas definições de rede do smartphone se consegue selecionar manualmente outra rede. Por exemplo, no caso dos EUA, pode ligar-se à rede da T-Mobile USA, que disponibiliza a rede 2G/3G/4G e permite fazer/receber chamadas de voz sem necessitar de VoLTE.
    • Caso outras redes não estejam disponíveis, pode manter-se ligado à rede do operador atual e optar por realizar chamadas através de apps de conversação, como o whatsapp. É necessário que tenha os dados móveis em roaming ligados, sendo taxado de acordo com o preço dos dados móveis no país destino, comunicado na mensagem de boas-vindas. A NOS disponibiliza uma oferta alternativa com pacotes de dados móveis de 200MB por apenas 7,5€ - para ativar basta enviar SMS com “NETROAMING” para o 1279.
      Saiba mais em nos.pt/netroaming

     

  3. Quais os equipamentos e versões de software que permitem usar o serviço de VoLTE em roaming? Todos os equipamentos e versões de software compatíveis com VoLTE em Portugal, são compatíveis em roaming?

    Nem todos os equipamentos e versões de software são compatíveis. Tomando como exemplo a Apple, o iPhone iOS 13.4 ou superior é compatível com VoLTE nacional, mas apenas iOS 15 ou superior é compatível com VoLTE em roaming.

    Consulte a lista acima de equipamentos compatíveis com VoLTE em roaming. Adicionalmente, para garantir a compatibilidade dos equipamentos, instale a última versão de software disponível.

     

  4. O meu equipamento é compatível com VoLTE em roaming, mas não consigo fazer chamadas. Porquê?

    Caso tenha um equipamento compatível verifique que tem instalada a última versão de software disponível.

     

  5. Consigo confirmar se o meu equipamento tem VoLTE em roaming consultando o menu de definições do telemóvel?

    Não, esta informação não está disponível nos menus de definições dos equipamentos.

     

  6. Se o meu equipamento for compatível com VoLTE em roaming, consigo automaticamente fazer/receber chamadas em operadores que desligaram a rede 2G/3G ou é necessária alguma alteração nas definições do telemóvel?

    Não é necessária qualquer alteração. Consegue fazer/receber chamadas automaticamente.

     

  7. Posso usar VoLTE em roaming se tiver o serviço de dados de roaming desativado no equipamento?

    Sim. Não necessita de ativar os dados móveis. Apesar de as chamadas serem realizadas sobre a rede 4G, a tecnologia VoLTE é independente do serviço de dados móveis.

     

  1. A utilização do serviço de VoLTE em roaming tem custos adicionais?

    O preço das chamadas realizadas e recebidas em VoLTE é o mesmo das chamadas de voz “tradicionais”. Os preços por minuto são comunicados na mensagem de boas-vindas, na chegada ao destino.

     

  2. Consigo enviar e receber SMS em roaming sem problemas nos operadores que desligam a rede 2G/3G?

    Sim.

 

Todos os clientes residenciais têm tarifário compatível com VoLTE em roaming. No caso de clientes empresariais os seguintes tarifários ainda são incompatíveis com a tecnologia VoLTE em roaming:

  • Mobilidade 4.000 UE Pré-Pago GE
  • Plano FM Corporate 2015 M
  • Plano Corporate CGD
  • Consumo Matricial Corp 4.5
  • Plano Corporate CGD CC
  • Plano Corporate UC 2017 CC
  • Plano Corporate UC 2017
  • Sonae FM M
  • Consumo Matricial Dados Corp 4
  • Mobilidade 4.000 Nac Pré-Pago GE
  • Misto Corp CUG Reg
  • Consumo Matricial Corp 4
  • Mobilidade 500 Nac Pré-Pago GE
  • Mobilidade 4.000 Nac Pré-Pago PME
  • Rede Negócios FM
  • Mobilidade 4.000 UE Pré-Pago PME
  • Mobilidade CUG Pré-Pago PME
  • Rede 2012_Acesso C
  • Mobilidade 500 Nac Pré-Pago PME
  • Rede Total 2013_Acesso C
  • Consumo Matricial DadosCorp4.5
  • Plano FM Corporate 2012 M
  • Mobilidade CUG Pré-Pago GE
  • WT - Voz Móvel 10
  • Rede Total 2013_Acesso C 0.10
  • Plano Especial MM Prom FM
  • Mobilidade 4.000 UE+G2 Pré-Pago PME
  • Mobilidade 4.000 Nac+G1 Pré-pago GE
  • Mobilidade 500 Nac+G2 Pré-Pago PME
  • Plano FM Corporate 2015 CC
  • Plano FM Corporate 2015 M 1+1
  • Plano Individual FM Light 2013
  • Rede Mobilidade GE FM
  • Rede Profissionais Promo FM
  • Rede Mobilidade FM Pós Pago PME
  • Plano Mobilidade 1 CC FM
  • Plano Mobilidade 0 CC FM
  • Plano Mobilidade 3 CC FM
  • Plano Individual FM Mais 2013
  • Plano Mobilidade 2 CC FM
  • Sonae FM CC
  • Plano Mobilidade 2 Especial CC FM
  • Plano Mobilidade 4 CC FM
  • Plano Individual Mobilidade FM
  • Rede Total 2013 FM

 

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco. 

Estamos sempre disponíveis para ajudar. 🙂


37 Comentários

Bom dia,

Estarei por um período nos Estados Unidos, e necessito que a linha telefônica funcione para receber SMS.

Tendo um pré pago por carregamento, o serviço de roaming funciona? Existe tempo determinado para funcionar fora de Portugal? Funciona enquanto houver saldo, independentemente do período que esteja no exterior?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 😀

O operador AT&T, dos Estados Unidos da América, inactivou as redes 2G e 3G, pelo que, em alternativa, vamos disponibilizar a tecnologia VoLTE em Roaming quando se liga à AT&T.

Se tiver questões, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Vanessa dos Santos Candreva,

Agradecemos a sua mensagem. Pedimos desculpa pela demora na resposta.

Movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema da sua questão. 

Acreditamos que vai encontrar aqui toda a informação que necessita.

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Ligou-se à rede de um operador em roaming e está a sentir dificuldades na realização de chamadas?

Atualizámos o nosso artigo para que compreenda ainda melhor o que pode fazer se estiver a viajar e não tiver cobertura 2G ou 3G.

Saiba tudo no nosso artigo:

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde,

O serviço de VoLTE em roaming funciona apenas nas operadoras que desligaram as redes 2G e 3G? Caso a operadora ainda tenha alguma dessas redes a funcionar, é possível ativar o VoLTE em roaming estando ligado a esta operadora? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ANDRE R,

Agradecemos a sua mensagem. 

Sim, o serviço de VoLTE e Wi-Fi calling está disponível em roaming, desde que tenha um equipamento e tarifário compatíveis.

Obrigado 

Boa tarde, fiquei sem roaming de voz no telemóvel. Encontro-me nos EUA e o serviço de roaming tem funcionado mas hoje recebi indicação de que o valor tinha ultrapassado os 62 euros e perdi acesso à rede, podendo apenas fazer chamadas SOS. Em ocasiões anteriores foram-me enviados dados de pagamento para continuar o roaming mas não desta vez, e queria por isso saber como é possível obter esses dados para reactivar o roaming de voz. 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jorge Mourinha,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde,

Afinal o serviço de voz não se encontrava bloqueado, apenas o de dados móveis. A inacessibilidade da rede deviA-se a problemas do operador americano e não do serviço de roaming. Obrigado pela ajuda. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jorge Mourinha,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

Quais paises europeus a NOS fornece o VOLTE em Roaming? 

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +6

Atualmente apenas fornecemos o VoLTE nos Estados Unidos, @Wesley Lima
Assim que existam novidades partilharemos. 
Obrigado

Boas, 

Para quando o 5G SA na NOS? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Wesley Lima,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos novidades sobre este tema.

Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS, ou Site NOS.

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Com o desligamento da rede 3G na Alemanha as chamadas lá serão todas via 2G em roaming??? Ou já tem VoLTE lá em roaming?

Reputação 1

Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?

Reputação 7

Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?

 

Boa tarde @ANDRE R,

O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde, @Jorge C

Sim eu conheço esta tecnologia, mas infelizmente ainda não está disponível em roaming em muitos (senão todos os países a não ser os EUA).

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?

 

Boa tarde @ANDRE R,

O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.

Obrigado

Neste caso tá errado o VoNR é que é chamadas via 5G o ícone pode ficar no VoLTE mas é apenas isso que fica em chamada na realidade estas em 4G mas o ícone mostra 5G nomeadamente se tiverem numa B1/B3/B7 nunca estas em 5G😉

Reputação 1

Não me faz diferença se o serviço é VoLTE ou VoNR, apenas gostaria que um deles estivesse ativo em roaming. A qualidade de voz em 2G é muito limitada e é impossível utilizar os dados móveis durante uma chamada. Estamos no final de 2023...

Reputação 7

Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?

 

Boa tarde @ANDRE R,

O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.

Obrigado

Neste caso tá errado o VoNR é que é chamadas via 5G o ícone pode ficar no VoLTE mas é apenas isso que fica em chamada na realidade estas em 4G mas o ícone mostra 5G nomeadamente se tiverem numa B1/B3/B7 nunca estas em 5G😉

 

Boa tarde @Celso Costa,

Foi uma resposta sem pesquisa, apenas para esclarecer a questão do cliente 😊

VoLTE (Voice over LTE) e VoNR (Voice over New Radio) são tecnologias de voz utilizadas em redes móveis de última geração, como o 4G LTE e o 5G, respectivamente. Ambas permitem que as operadoras de telefonia transmitam voz por meio de redes de dados de alta velocidade, em vez de utilizar redes mais antigas dedicadas apenas para chamadas de voz.

Aqui estão as principais diferenças entre VoLTE e VoNR:

  1. Tecnologia subjacente:

    • VoLTE opera em redes 4G LTE. Ele permite que chamadas de voz sejam transmitidas através da rede de dados LTE em pacotes de dados.
    • VoNR é específico para redes 5G. Ele foi desenvolvido para aproveitar as vantagens das redes 5G, oferecendo melhor qualidade de voz, latência reduzida e maior eficiência em comparação com VoLTE.
  2. Qualidade e eficiência:

    • VoNR é projetado para fornecer uma qualidade de voz ainda melhor do que VoLTE, aproveitando as capacidades avançadas das redes 5G, como maior largura de banda, menor latência e melhor confiabilidade.
    • Enquanto o VoLTE já oferece uma experiência de voz bastante satisfatória em comparação com as tecnologias mais antigas, o VoNR promete melhorias adicionais na qualidade e eficiência das chamadas de voz.

O símbolo VoLTE que aparece nos telefones geralmente indica que o dispositivo está conectado a uma rede 4G LTE que suporta chamadas de voz por meio da tecnologia VoLTE. Da mesma forma, quando um telefone 5G exibe o símbolo VoNR, significa que está conectado a uma rede 5G que suporta chamadas de voz usando a tecnologia VoNR.

Esses símbolos indicam a capacidade do dispositivo de realizar chamadas de voz sobre a rede de dados em vez de usar redes mais antigas (como 3G ou 2G) exclusivamente para chamadas de voz. Essas tecnologias proporcionam uma experiência de chamada mais avançada, com melhor qualidade de voz e a capacidade de continuar usando dados enquanto fala ao telefone, algo que não era possível em redes mais antigas.

Espero que este comentário seja mais do seu agrado 😊

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Em roaming no Reino Unido, a rede a que estou ligado (EE) já não tem rede 3G ativa, pelo que as chamadas caem sempre para 2G. Alguma previsão para a ativação do VOLTE?

 

Boa tarde @ANDRE R,

O VoLTE, ou Voice over LTE, é uma tecnologia que permite chamadas em 4G ou 5G.

Obrigado

Neste caso tá errado o VoNR é que é chamadas via 5G o ícone pode ficar no VoLTE mas é apenas isso que fica em chamada na realidade estas em 4G mas o ícone mostra 5G nomeadamente se tiverem numa B1/B3/B7 nunca estas em 5G😉

 

Boa tarde @Celso Costa,

Foi uma resposta sem pesquisa, apenas para esclarecer a questão do cliente 😊

VoLTE (Voice over LTE) e VoNR (Voice over New Radio) são tecnologias de voz utilizadas em redes móveis de última geração, como o 4G LTE e o 5G, respectivamente. Ambas permitem que as operadoras de telefonia transmitam voz por meio de redes de dados de alta velocidade, em vez de utilizar redes mais antigas dedicadas apenas para chamadas de voz.

Aqui estão as principais diferenças entre VoLTE e VoNR:

  1. Tecnologia subjacente:

    • VoLTE opera em redes 4G LTE. Ele permite que chamadas de voz sejam transmitidas através da rede de dados LTE em pacotes de dados.
    • VoNR é específico para redes 5G. Ele foi desenvolvido para aproveitar as vantagens das redes 5G, oferecendo melhor qualidade de voz, latência reduzida e maior eficiência em comparação com VoLTE.
  2. Qualidade e eficiência:

    • VoNR é projetado para fornecer uma qualidade de voz ainda melhor do que VoLTE, aproveitando as capacidades avançadas das redes 5G, como maior largura de banda, menor latência e melhor confiabilidade.
    • Enquanto o VoLTE já oferece uma experiência de voz bastante satisfatória em comparação com as tecnologias mais antigas, o VoNR promete melhorias adicionais na qualidade e eficiência das chamadas de voz.

O símbolo VoLTE que aparece nos telefones geralmente indica que o dispositivo está conectado a uma rede 4G LTE que suporta chamadas de voz por meio da tecnologia VoLTE. Da mesma forma, quando um telefone 5G exibe o símbolo VoNR, significa que está conectado a uma rede 5G que suporta chamadas de voz usando a tecnologia VoNR.

Esses símbolos indicam a capacidade do dispositivo de realizar chamadas de voz sobre a rede de dados em vez de usar redes mais antigas (como 3G ou 2G) exclusivamente para chamadas de voz. Essas tecnologias proporcionam uma experiência de chamada mais avançada, com melhor qualidade de voz e a capacidade de continuar usando dados enquanto fala ao telefone, algo que não era possível em redes mais antigas.

Espero que este comentário seja mais do seu agrado 😊

Obrigado

No entanto te garanto que o ícone a dizer 5G na NOS não é VoNR apenas mantem podia explicar mas é algo muito técnico para aqui 

Reputação 5
Crachá +1

Com o desligamento da rede 3G na Alemanha as chamadas lá serão todas via 2G em roaming??? Ou já tem VoLTE lá em roaming?

Em relação a isto é que queria saber a resposta eheheh

Reputação 7

Com o desligamento da rede 3G na Alemanha as chamadas lá serão todas via 2G em roaming??? Ou já tem VoLTE lá em roaming?

Em relação a isto é que queria saber a resposta eheheh

 

Boa noite @Celso Costa,

Em relação ao 1º ponto a resposta é negativa, no que diz respeito ao 2º tem 4/5G.

https://www.nos.pt/movel/roaming?country=Alemanha

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.
Atualmente os operadores com que a NOS tem parceria, na Alemanha, disponibilizam 4G e 5G, O2 e Telekom, respectivamente, @Celso Costa. Uma vez que não há VoLTE, a chamada será feita por GSM.

A funcionalidade VoLTE, de momento, ainda não se encontra disponível em Roaming. Estamos a trabalhar para disponibilizar esta em mais países. Assim que tenhamos novidades, partilharemos, @ANDRE R

Obrigado

 

 

Comentário