Skip to main content
Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
47% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

278 Comentários

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 22 comentários
  • 27 de março de 2025

Boa tarde ​@Mário P.

Como está? Lamento mais uma vez estar a chateá-lo com isto, mas seria possível, por favor, dizer se existe alguma novidade no que toca à implementação do RCS no iOS?

Eu voluntario-me e encontro-me à disposição para dar beta testing ou até mesmo ajudar na implementação, se quiserem. Podem entrar em contacto comigo por mensagem privada :)

Relembro que basta indicar os servidores da jibe. Por exemplo, agora na beta do iOS 18.4, a Orange em França adicionou suporte, e indicaram igualmente os servidores da Jibe respetivos:

Gostaria que pudessem olhar para isto, por favor. Sei que têm planos para outras coisas maiores, e eu compreendo perfeitamente, mas isto é apenas 5 minutos, não é trabalho nenhum. No entanto, e caso exista outro impedimento, por favor esclareçam, nem que seja de forma privada.

Agradecia imenso se não desse uma resposta genérica, Mário :)

Obrigado!
Rúben

• Kilobyte
  • 12 comentários
  • 1 de abril de 2025

Caríssimos, venho partilhar a minha opinião e ponto de vista sobre o assunto do RCS nos iPhones.

Estamos todos impacientes para que as operadoras em Portugal adotem o RCS, eu inclusive. No entanto, acho que há múltiplos aspetos sobre este tema que a empresa pode ter de considerar e tomar decisão sobre, e por isso poder estar a demorar ou ate nem vir por algum tempo. Em primeiro lugar e mais importante, a implementação. Um serviço desta magnitude que seja estável e escalável leva o seu tempo a ser implementado, testado e lançado. Tão ou mais importante que isto, a segurança que como acho que ja foi mencionado nesta discussão, a versão da Apple ainda não suporta end-to-end encription. Assim sendo, se a empresa adotasse este serviço neste momento, seria bastante semelhante a usar SMS so mudaria a tecnologia usada para o efeito. Nestes termos temos de ter em conta que para a empresa possa nem fazer sentido estar a envergar por esta rota no momento.

Sobre o argumento de usar a Jibe, acho completamente incorreta esta abordagem. Acho que na posição da NOS eu optaria por reduzir ao máximo dependências em empresas e serviços de terceiros os quais estão fora do controlo da empresa. Para não falar que são um enorme ponto de falha de segurança uma vez que estaríamos a dar as nossas mensagens à Google no caso da Jibe, e acho que todos temos uma noção do que acontece à informação que a Google tem dos seus clientes.

Existe também a questão da monetização do serviço por parte da NOS. É tudo muito bonito mas a empresa tem de fazer o deles e se vão substituir ou adicionar um competidor do SMS provavelmente será necessário ter este ponto em consideração e fazer ajustes sobre isto. Este tipo de coisas de certeza que leva o seu tempo e tem de ser feito de modo a haver um equilíbrio entre o que o consumidor paga, o que a empresa gasta com o serviço e a margem de lucro, sem fazer buracos nas carteiras dos clientes.

RCS será certamente o futuro, cada vez estamos mais ligados à internet (para o bem e para o mal), cada vez há mais acessos a ela e a melhores preços. Porem com algumas limitações que o SMS não tem em termos de comunicação por texto (excluindo rich text). Será também o futuro em termos de segurança que é bem mais robusta do que a do SMS.

Sejamos pacientes e esperemos que as empresas encontrem soluções para este desafio. A primeira a implementar esta tecnologia irá com certeza ganhar alguns clientes. À NOS sugiro transparência sobre o assunto assim que tomarem decisões!

Cumprimentos!

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 22 comentários
  • 1 de abril de 2025
tmdbts escreveu:

Caríssimos, venho partilhar a minha opinião e ponto de vista sobre este assunto.

Estamos todos impacientes para que as operadoras em Portugal adotem o RCS, eu inclusive. No entanto, acho que há múltiplos aspetos sobre este tema que a empresa pode ter de considerar e tomar decisão sobre, e por isso poder estar a demorar ou ate nem vir por algum tempo. Em primeiro lugar e mais importante, a implementação. Um serviço desta magnitude que seja estável e escalável leva o seu tempo a ser implementado, testado e lançado. Tão ou mais importante que isto, a segurança que como acho que ja foi mencionado nesta discussão, a versão da Apple ainda não suporta end-to-end encription. Assim sendo, se a empresa adotasse este serviço neste momento, seria bastante semelhante a usar SMS so mudaria a tecnologia usada para o efeito. Nestes termos temos de ter em conta que para a empresa possa nem fazer sentido estar a envergar por esta rota no momento.

Sobre o argumento de usar a Jibe, acho completamente incorreta esta abordagem. Acho que na posição da NOS eu optaria por reduzir ao máximo dependências em empresas e serviços de terceiros os quais estão fora do controlo da empresa. Para não falar que são um enorme ponto de falha de segurança uma vez que estaríamos a dar as nossas mensagens à Google no caso da Jibe, e acho que todos temos uma noção do que acontece à informação que a Google tem dos seus clientes.

Existe também a questão da monetização do serviço por parte da NOS. É tudo muito bonito mas a empresa tem de fazer o deles e se vão substituir ou adicionar um competidor do SMS provavelmente será necessário ter este ponto em consideração e fazer ajustes sobre isto. Este tipo de coisas de certeza que leva o seu tempo e tem de ser feito de modo a haver um equilíbrio entre o que o consumidor paga, o que a empresa gasta com o serviço e a margem de lucro, sem fazer buracos nas carteiras dos clientes.

RCS será certamente o futuro, cada vez estamos mais ligados à internet (para o bem e para o mal), cada vez há mais acessos a ela e a melhores preços. Porem com algumas limitações que o SMS não tem em termos de comunicação por texto (excluindo rich text). Será também o futuro em termos de segurança que é bem mais robusta do que a do SMS.

Sejamos pacientes e esperemos que as empresas encontrem soluções para este desafio. A primeira a implementar esta tecnologia irá com certeza ganhar alguns clientes. À NOS sugiro transparência sobre o assunto assim que tomarem decisões!

Cumprimentos!

Olá! Agradeço imenso a sua opinião, todas são válidas, mas permita-me discordar nalguns pontos :)

A Apple irá implementar o Universal Profile 3.0 no iOS 19, contudo, isso não depende propriamente das operadoras, já que cabe à Apple fazê-lo. Ou seja, para as operadoras que tenham RCS ativado, as funcionalidades do UP 3.0 ficam disponíveis no imediato assim que a Apple tiver a boa vontade de o lançar.

Quanto à Jibe, e embora eu concorde que devemos reduzir a dependência de empresas americanas devido ao estado atual do mundo, a verdade é que é um standard, está bem implementado, é seguro, e no UP 3.0 é encriptado ponta a ponta. Aliás, se for analisar os bundles das operadoras, praticamente todas as que têm RCS ativado estão a usar a Jibe. Por algum motivo o é 🙃

A verdade é que o argumento da segurança acaba por cair por terra quando do lado do Android é sempre utilizado os servidores da Jibe, as operadoras não têm influência. Portanto de uma forma ou de outra, passa sempre por eles :)

Isto claro, sem contar que implementações específicas por parte das operadoras são dispendiosas. Estar a implementar “à pata” não só acarreta custos avultados e desnecessários à NOS, como obriga a que exista uma constante manutenção do serviço. Ora, delegando essa responsabilidade à Jibe, isso deixa de ser um problema. Quanto à rentabilidade do serviço, a NOS deixaria de ter de suportar tantas SMS, por isso só era vantajoso.

Sou engenheiro de software, e lhe garanto, andar a reinventar a roda não é nada agradável, acredite. Ter de seguir normas, regras e ainda verificar se tudo está em ordem é chato, moroso e desgastante. Se temos uma solução, porquê inventar? Agora também lhe digo, acho que seria interessante termos uma solução de servidores europeus de RCS, comum a toda a UE e a respeitar as normas de privacidade, não acha?

Mais uma vez, a minha opinião não é melhor que a sua nem vice versa, são pontos de vista diferentes e acho que é sempre bom ter este debate :)

Abraço!