Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
March 25, 2021
DestaqueTutorial

Conheça o WiFi-Calling na NOS

Sendo um exclusivo NOS em Portugal, o WiFi-Calling (Voice over WiFi) é a tecnologia que oferece a possibilidade de, do seu número NOS, fazer e receber chamadas através de qualquer rede WiFi nacional.

É simples de usar, sem aplicações, nem logins e com a mesma segurança que as redes móveis proporcionam. 😉

Esta tecnologia, permite realizar uma chamada telefónica através do  WiFi, em complemento da ligação tradicional de voz.

As vantagens de utilizar esta funcionalidade, são:

• Tem melhor qualidade da voz durante a chamada (HD VOICE+ e UHD VOICE);
  • Não apresenta atrasos na comunicação;
  • Realiza chamadas e utiliza dados móveis com melhor velocidade;
  • Reduz o gasto da bateria do telemóvel;
  • Tem melhor cobertura dentro de casa;

Atualmente a tecnologia WiFi-Calling, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

📄 Equipamento compatíveis com tecnologia WiFi-Calling na NOS 📄

Se o seu equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa, na rede, por defeito.

Consulte aqui como verificar e ativar o Wifi-Calling no seu equipamento.

Esclarecemos também algumas das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia VoLTE e Wifi-Calling aqui.

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui. 😎

Estamos sempre disponíveis para ajudar, caso tenha questões. 😊

126 Comentários

Kilobyte
August 15, 2026

Boa tarde.

Por favor, resolvam o problema de não fornecer WiFi-Calling em redes de internet da DIGI Portugal.

Como é do vosso conhecimento, a DIGI opera em Portugal e não na Roménia. 
Verifiquei que deixei de ter este serviço se estivesse ligado a uma rede wireless proveniente da DIGI e liguei para o apoio depois de semanas a testar o que seria.

A chamada de ontem foi surreal: não sabiam o que era o WiFi-Calling. Quem me atendeu parecia que tinha entrado na linha de apoio técnico ontem, a fazer suposições que faziam zero sentido.
Foi ver Roamings, VoLTE, tarifários, função hotspot, contas corrente, moradas e ouviu zero do que eu disse: o problema é a NOS não reconhecer o IP 46.xxx como sendo português, mas é. 

Quase a ateimar que o problema era do meu telemóvel e nunca da NOS quando eu disse que bastava fazer um telemóvel da MEO ou Vodafone de Hotspot e o telemóvel ligava logo o WiFi-Calling. 

Depois chutaram o problema para a DIGI como causa de o serviço não funcionar. 
Se usar um telemóvel com a rede móvel MEO ligado à rede WIFI da DIGI, ele liga-se ao MEO WiFi Calling (porque a MEO não bloqueia o serviço ao IP).
Como a NOS não reconhece como sendo um IP português o serviço não funciona.

No final, como brinde, disse que ia reportar internamente mas que não ia receber qualquer contacto ou acompanhamento porque era um problema “meu”. Entretanto a chamada cai (acho eu), mas estava num sitio com pouca rede onde o serviço WiFi-Calling ia suprir esta dificuldade de rede da NOS.

Adicionem a gama de IPs da DIGI como sendo portugueses ou retirem a limitação ridícula de bloquear IPs que não são portugueses.
Se acham que deixo de ter Internet fixa da DIGI e para ter a da NOS, mais depressa junto o serviço de telemóvel à DIGI 😅

Vejam o printscreen e por favor, tenham em atenção quem colocam no apoio técnico.

Jorge C
Super User
Super User
August 15, 2026

Boa tarde ​@SandroFernandes0,

O Wi-Fi calling está disponível através de ligações a redes de internet fixa/residencial com IP público nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, não é possível realizar comunicações por Wi-Fi.

Obrigado. 

Vaz
Super User
Super User
August 15, 2026

Boa noite

Desculpa ​@Jorge C mas o ​@SandroFernandes0 foi claro ao indicar que o problema deve estar no bloqueio de ips da DIGI que a NOS considera estrangeiros por provavelmente o terem sido incialmente na casa mãe e depois transmitidos à DIGi Portugal como a NOS deve bem saber.

É mais uma ”esquisitice” da NOS nesta tecnologia do Wifi Calling ou VoWiFI que passa também por selecionar de forma muito restritiva os equipamentos que dela podem usufruir mesmo que disso sejam capazes como verifiquei há uns anos quando o meu telemóvel ficava sem rede tendo excecional rede wifi. Tal foi a situação que me fez mudar de rede para ter telemóvel quando importava e nunca tive problemas com outros wifis públicos ou privados pois sempre beneficiava do Vowifi onde tivesse wifi. Há pouco tempo voltei, por outras razões, ao universo NOS móvel por ter muito melhor rede indoor mas a esquisitice da NOS com o meu telemóvel continua apesar de muitos terem sido adicionados - e não duvido que continuará sempre... 

Voltando à questão seria simpático da NOS estar atento às necessidades dos seus clientes e se no estrangeiro já os impede de usar o vowifi - ao contrário doutros concorrentes - pelo menos por cá deveria facilitar-lhes a vida pois a sangria pode tornar-se maior se aos valores de mensalidade e fidelizações juntarem discriminação escusada de redes.  

Kilobyte
August 16, 2026

É isso mesmo ​@Vaz, obrigado pela ajuda a detalhar a situação!

É esse o problema. Os IPs passaram a pertencer à DIGI Portugal e essa informação já foi atualizada desde final de abril de 2026, mas a NOS está a fazer-se de esquecida.

Só não mudo agora porque ainda estou fidelizado 😅, mas se continuar assim já sei o que fazer daqui a um ano.

Jorge C
Super User
Super User
August 16, 2026

Boa tarde  ​@SandroFernandes0 e ​@Vaz,

Entretanto fui confirmar a informação relativa ao AS20879.

O AS20879 tem o nome DIGI-PT, mas o registo administrativo do ASN no RIPE continua associado à DIGI ROMANIA S.A.

É, por isso, possível que exista aqui uma questão na forma como é feita a validação do IP para efeitos de Wi-Fi Calling. O facto de o ASN continuar associado administrativamente à Roménia não significa que os prefixos utilizados pela DIGI em Portugal sejam necessariamente estrangeiros.

A situação merece, por isso, ser validada internamente, nomeadamente relativamente às gamas atualmente utilizadas pela DIGI Portugal.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
August 18, 2026

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas sobre este tema.

Endereçámos esta questão internamente para que seja alvo da melhor apreciação pelas equipas NOS responsáveis.

Logo que tenhamos novidades, partilhamos através desta via.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.