Skip to main content
Header
Carolina V.
Moderador
June 18, 2018
Destaque

Como configurar MMS no telemóvel

Se prefere enviar mensagens multimédia (MMS) em vez de utilizar uma app de instant messaging, neste tópico explicamos como pode configurar o envio e a receção de MMS no seu telemóvel. Assim, saiba:

O que é o MMS

MMS é a sigla para Multimedia Messaging Service e é uma tecnologia que permite o envio de texto, imagens, fotografias, sons e vídeos entre telemóveis ou entre telemóvel e email. Os equipamentos, compatíveis com esta tecnologia, comprados nas lojas ou agentes autorizados NOS já estão corretamente configurados.

O MMS permite o envio de mensagens com combinações de conteúdos multimédia:

• texto
  • imagens de alta resolução
  • áudio
  • desenho
  • animações
  • caracteres especiais (como acentos, cedilha, emojis, símbolos como ^, €, ~, etc.)

Como configurar MMS no telemóvel

Para enviar e receber MMS no seu telemóvel, confirme que tem o serviço ativo e um equipamento compatível. Em seguida, configure o APN nas definições do seu equipamento:

• Nome: NOS
  • APN: umts
  • Proxy: não definido
  • Porta: não definido
  • Nome de utilizador: não definido
  • Palavra passe: não definido
  • Servidor: não definido
  • MMSC: http://mmsc:10021/mmsc
  • Proxy de MMS: 62.169.66.5
  • Porta MMS: 8799
  • MCC: 268
  • MNC: 03
  • Tipo de autenticação: não definido
  • Tipo APN: default, supl

A configuração do APN é necessária, uma vez que para o envio de MMS tem de haver uma ligação à internet através dos dados móveis.

❗Atenção ❗Após configurar manualmente o APN, guarde as alterações de ponto de acesso e teste o envio de um MMS para o próprio número.

Capacidade, resolução e armazenamento MMS

A capacidade máxima de cada MMS enviado ou recebido está condicionada pela dimensão máxima suportada pelo telemóvel, assim como a resolução dos MMS com fotografias, som ou vídeo varia de acordo com a marca e modelo do telemóvel.

Se o número de caracteres ultrapassar o equivalente a 3 a 5 SMScada SMS tem limite até 160 caracteres – em alguns equipamentos é feita a conversão automática para o formato MMS (que suporta até 300KB de conteúdo), sendo a taxação aplicada também a de um MMS em vez de X SMS.
Este caso também se aplica quando o destinatário da mensagem for um endereço de e-mail em vez de um número de telemóvel.

O MMS pode ser armazenado temporariamente nos sistemas NOS:

• Se o telemóvel for compatível é enviada uma notificação para fazer o download da mensagem. Uma vez entregue esta é apagada da zona de armazenamento temporário;
  • Os conteúdos ficam guardados e disponíveis na biblioteca de MMS para consulta durante um período de 15 dias.

Ficou com dúvidas ou surgiu alguma questão?
Partilhe connosco, estamos sempre aqui para ajudar. 😊

55 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Super User
November 3, 2019

Boa noite.

Não encontro a configuração de MMS para o alcatel 20.08.

Onde posso encontrar a informação?

Obrigafo

Boa noite, não está de posse do manual ?

Kilobyte
November 3, 2019

Sim, tenho o manual.

Mas não tenho a configuração da APN da NOS.

Ana P.
Moderador
November 3, 2019

Olá@pafsantos e@Jose Rodrigues

Para que nos seja possível ajudá-lo com o APN, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou NIF do titular juntamente com o seu número de telemóvel por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
December 1, 2019

a😊

Kilobyte
May 13, 2020

Porque não consigo enviar MMS para outros números? Já tentei enviar para mim e deu, mas para outros números não envia

oTonyStark
Kilobyte
May 13, 2020

Olá, está a tentar enviar com os dados móveis ligados?

Kilobyte
May 13, 2020

Não, só tenho o wi-fi ligado 

oTonyStark
Kilobyte
May 13, 2020

Tente enviar os MMS com os dados móveis ligados.

Gigabyte
October 4, 2020

Quando consulto o meu saldo através do *111# surge a quantidade de SMS/MMS disponíveis. No entanto, nas várias pesquisas que faço a tarifários da NOS, através deste fórum, encontro sempre informação que os MMS são facturados à parte. 

A dúvida é: os MMS estão incluídos ou são cobrados à parte?

Super User
October 5, 2020

Olá, 

Os tarifários da NOS contabilizam os MMS como SMS, ou seja, estão incluídos.

Cumprimentos