Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
May 11, 2018
Destaque

Como apresentar e restringir a apresentação do meu número

09b0b4ef-ac4d-4113-852e-db4ef9f9fb95.png

Apresentação e Restrição do seu número

Quer saber como funciona o serviço de apresentação e restrição do seu número de telemóvel? Com o serviço de Identificação de Chamadas pode fazê-lo facilmente e sem alterar as definições do seu telemóvel. 🆒

Neste artigo explicamos todos os passos que tem de seguir para identificar ou ocultar o seu número. :)

O que é a Identificação de Chamadas? É um serviço que permite configurar a apresentação ou a restrição do seu número de telemóvel no telefone/telemóvel ou smartphone para que liga.

Pode escolher uma das seguintes opções:

• Número identificado - permite que o seu número de telemóvel seja sempre apresentado no visar do telefone da pessoa para quem liga.
  • Número confidencial para todas as chamadas – o seu número de telemóvel não aparece no visor do equipamento da pessoa que quer contactar e aparece como “Número privado”. Pode ativar ou desativar esta restrição diretamente nas definições de chamadas do seu telemóvel.
  • Número confidencial para a próxima chamada – pode ativar a restrição de identificação do seu número para a próxima chamada que realizar, aparecendo “Número privado” no visor da pessoa para quem liga. Pode ativar através de uma sequência efetuada no seu telemóvel.

1b8ab5e4-1eda-459c-bb09-f6b0cbc4945a.png

Saiba como pode alterar a Identificação de Chamadas:
Se nas definições do seu telemóvel tem configurado a apresentação do número, ou seja, faz sempre chamadas com o seu número visível, para configurar o número como confidencial para a próxima chamada: #31# (número de destino) [tecla de chamada]
Se nas definições do seu telemóvel tem configurado o número como confidencial, ou seja, faz sempre chamadas confidenciais, e passa a fazer chamadas com o número identificado: *31# (número de destino)[tecla de chamada]
Consultar a modalidade que está, no momento, ativa: *#31# [tecla de chamada]

Já utilizou este serviço? Qual a sua opinião? Partilhe connosco a sua experiência. 😃

26 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
March 28, 2024

Bom dia,

@Jorge C agradecemos a partilha com a comunidade. 🤗

Caso surjam mais temas, estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
March 28, 2024

Bom dia,

@Jorge C agradecemos a partilha com a comunidade. 🤗

Caso surjam mais temas, estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Bom dia @João H.,

Espero que esteja tudo bem consigo, a sua ausência mesmo temporária é notória!

Desta forma ficou mais sucinto e esclarecedor 😊

Obrigado

Kilobyte
January 20, 2025

Como alterar o nome que surge a quem eu ligo? É que não é o meu . É de uma empresa

Ana Reis Teixeira
Jorge C
Super User
Super User
January 20, 2025

Boa tarde ​@Ana Reis Teixeira

Basta que altere o nome associado ao número nos contactos. 

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
January 20, 2025

@Ana Reis Teixeira, boa tarde. 

Respondemos à sua questão no tópico que criou. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
December 26, 2025

No dia 20 de dezembro de 2025 (sábado), reportei UM problema, na loja da Forum Almada.
Fui atendido pelo apoio técnico, a queixa era que durante as chamadas, se alguém me contactasse eu não era avisado de nenhuma forma de "chamada em espera", quem me contactava era avisado de linha ocupada e eu não  era avisado posteriormente da tentativa de contacto.
Foi verificado que as configurações telemóvel estavam correctas, informaram-me que na loja não são permitidos alterar alguns parâmetros do sistema que condicionam o cartão, que eu iria ser contactado pelo apoio técnico da NOS e que o problema seria resolvido.
No dia 22 às 14h, fui contactado, reportei a situação, foi-me dito que desligasse e para reiniciar o telemóvel que o problema estava resolvido. Verifiquei que continuava sem ser avisado da "chamada em espera".
Voltei a ligar para o apoio técnico do 16990, às 20h, voltando a ser informado que agora o problema estava resolvido. Mas NÃO estava, continuava tudo na mesma.
Voltei a ligar às 20h45, avisando a técnica que me atendeu que já tinha sido enganado 2 vezes com falsas soluções, ela decidiu passar-me para um patamar onde estavam técnicos, que eu calculei serem mais especializados, para isso teria que enviar uma SMS para  o 12021 com o seguinte texto "CP", o que fiz às 21h08, tendo-me sido dito, que possivelmente dentro de 30/60 minutos teria o problema resolvido.
Como o apoio técnico entretanto encerrou, recebi a seguinte mensagem no telemóvel "Registo de problemas INC 000176227298, até 23/12". Na altura fiquei convencido que era desta que o problema ficaria resolvido.
Às 10h00, do dia 23, liguei para o serviço "especializado" da NOS, reportei o registo do problema, para além de NÃO terem resolvido nada, ainda fiquei com um outro problema mais grave, agora sempre que telefono para alguém o meu número aparece como privado, o que provoca não ser atendido.
No dia 23, voltei ao apoio técnico da loja do Forum Almada, onde verificaram as configurações do equipamento, inclusivamente colocaram o meu cartão num equipamento da loja, onde se verificaram os mesmos erros já reportados, o que mostra que o erro de configuração, não está no meu equipamento, mas na configuração de parâmetros do sistema da NOS, associados ao meu cartão de telemóvel 96XXXXXXX.
Perguntei se o cartão teria problema, foi-me dito, que o problema não está no cartão, mas em alterações que foram feitas erradamente em parâmetros de configuração do meu cartão.
Com os meus cumprimentos
José Neves

Kilobyte
December 26, 2025

Está situação cria inconvenientes gravíssimos, visto que provoca que o meu telefonema em privado NÃO seja atendido.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
December 27, 2025

Boa tarde ​@JAPN, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos os transtornos causados.

A situação que descreve encontra-se já em acompanhamento no assunto com o número 000176350901 e será contactado o quanto antes.

Partilhe com a comunidade se surgir algum outro tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
December 29, 2025

Boa tarde,
Fui contactado no dia 27/12 às 10 horas, como os erros reportados continuavam, ficaram de me ligar no dia 29/12 (segunda-feira), o que aconteceu às 13h45. Como a chamada foi feita para o número com problemas, disseram-me para reiniciar, visto que os erros deveriam estar corrigidos, mas que confirmariam ao fim do dia.
Estava tudo na mesma os erros reportados continuavam. Estes erros provocam que quando pretendo contactar alguém, normalmente não sou atendido, porque o número aparece como anónimo ou privado e como é normal estes números não são atendidos. Em conclusão continuo com estes problemas graves, até ter a sorte de alguém na NOS, tenha conhecimentos suficientes para resolver os problemas que alguém da NOS provocou.
Volto a repetir estes erros acontecem em todos os telemóveis onde o meu cartão da NOS for colocado, como já foi experimentado no apoio técnico da loja NOS do Forum Almada.
Cumprimentos
José Neves

Rafaela F.
Gestor da comunidade
December 29, 2025

Boa tarde ​@JAPN,

Muito obrigada pelo seu feedback. Lamentamos, uma vez mais, os transtornos causados. 😢

As equipas NOS responsáveis estão a acompanhar este tema e vão voltar a contactá-lo o mais breve possível.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.