Skip to main content
Header
Destaque

Como apresentar e restringir a apresentação do meu número

Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6

09b0b4ef-ac4d-4113-852e-db4ef9f9fb95.png

Apresentação e Restrição do seu número

Quer saber como funciona o serviço de apresentação e restrição do seu número de telemóvel? Com o serviço de Identificação de Chamadas pode fazê-lo facilmente e sem alterar as definições do seu telemóvel. 🆒

Neste artigo explicamos todos os passos que tem de seguir para identificar ou ocultar o seu número. :)

O que é a Identificação de Chamadas? É um serviço que permite configurar a apresentação ou a restrição do seu número de telemóvel no telefone/telemóvel ou smartphone para que liga.

Pode escolher uma das seguintes opções:

• Número identificado - permite que o seu número de telemóvel seja sempre apresentado no visar do telefone da pessoa para quem liga.
  • Número confidencial para todas as chamadas – o seu número de telemóvel não aparece no visor do equipamento da pessoa que quer contactar e aparece como “Número privado”. Pode ativar ou desativar esta restrição diretamente nas definições de chamadas do seu telemóvel.
  • Número confidencial para a próxima chamada – pode ativar a restrição de identificação do seu número para a próxima chamada que realizar, aparecendo “Número privado” no visor da pessoa para quem liga. Pode ativar através de uma sequência efetuada no seu telemóvel.

1b8ab5e4-1eda-459c-bb09-f6b0cbc4945a.png

Saiba como pode alterar a Identificação de Chamadas:
Se nas definições do seu telemóvel tem configurado a apresentação do número, ou seja, faz sempre chamadas com o seu número visível, para configurar o número como confidencial para a próxima chamada: #31# (número de destino) [tecla de chamada]
Se nas definições do seu telemóvel tem configurado o número como confidencial, ou seja, faz sempre chamadas confidenciais, e passa a fazer chamadas com o número identificado: *31# (número de destino)[tecla de chamada]
Consultar a modalidade que está, no momento, ativa: *#31# [tecla de chamada]

Já utilizou este serviço? Qual a sua opinião? Partilhe connosco a sua experiência. 😃

26 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 20, 2023

Boa tarde a todos, 😊

O serviço identificação de chamadas permite configurar a apresentação do seu número no destino, quando faz uma chamada.

Pode consultar neste artigo como o fazer ativar e desativar. 

Obrigado,

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 13, 2024

Esta funcionalidade aplica-se a chamadas efectuadas da REDE MÓVEL e da REDE FIXA?

CP001
  • March 13, 2024

Tem aqui @marcolopes 

https://www.nos.pt/ajuda/outros/voz-fixa/configurar-o-telefone#privacidade

Privacidade

O seu telefone permite fazer chamadas em que o seu número surge como número privado

Para configurar:

1. No seu telefone, prima a tecla verde (atender/ligar) seguida de *32 e o seu número ficará privado em todas as chamadas que fizer.
  2. Volte a premir a tecla verde (atender/ligar) seguida de #32 para colocar novamente o número visível.

Para aderir a estas funcionalidades nos Açores deve ligar 16161.

O serviço está disponível apenas para clientes com fibra ou cabo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 14, 2024

Bom dia, @marcolopes.

Agradecemos a sua mensagem. O @CP001 deu uma boa ajuda a esclarecer.

Esta opção de restrição de ID de chamada apenas está disponível para o serviço de telemóvel, como disponível também no Site NOS. 🙂

Partilhe connosco, caso surjam mais temas. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 14, 2024

Tem aqui @marcolopes 

https://www.nos.pt/ajuda/outros/voz-fixa/configurar-o-telefone#privacidade

Privacidade

O seu telefone permite fazer chamadas em que o seu número surge como número privado

Para configurar:

1. No seu telefone, prima a tecla verde (atender/ligar) seguida de *32 e o seu número ficará privado em todas as chamadas que fizer.
  2. Volte a premir a tecla verde (atender/ligar) seguida de #32 para colocar novamente o número visível.

Para aderir a estas funcionalidades nos Açores deve ligar 16161.

O serviço está disponível apenas para clientes com fibra ou cabo.

Agradeço! Mas não foi isso que eu perguntei…

Essa funcionalidade descreve apenas o PONTO 1 e 2…

Estou interessado no ponto 3 deste tópico

• Número confidencial para a próxima chamada – pode ativar a restrição de identificação do seu número para a próxima chamada que realizar, aparecendo “Número privado” no visor da pessoa para quem liga. Pode ativar através de uma sequência efetuada no seu telemóvel.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 15, 2024

Boa tarde, @marcolopes.

Vamos ajudar! Através do seu equipamento, é possível ativar esta funcionalidade, premindo a tecla Verde (Atender/Ligar) seguida de *32, como sugerido pelo @CP001.

Confirme-nos, por favor, se conseguiu. 😊

Obrigado

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 26, 2024

Boa tarde, @marcolopes.

Vamos ajudar! Através do seu equipamento, é possível ativar esta funcionalidade, premindo a tecla Verde (Atender/Ligar) seguida de *32, como sugerido pelo @CP001.

Confirme-nos, por favor, se conseguiu. 😊

Obrigado

Não… *32 (chamar) DESLIGA o CALLER ID

Este artigo refere-se à possibilidade de usar um prefixo SEGUIDO do número, indicando que apenas ESSA chamada tenha ou não tenha CALLER ID.

O que está descrito NESTE artigo não funciona no telefone fixo.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 27, 2024

Sim, @marcolopes.

O artigo apenas fala de telemóvel. 

“Privacidade

Para configurar:

1. No seu telefone, prima a tecla verde(atender/ligar) seguida de *32 e o seu número ficará privado em todas as chamadas que fizer.
  2. Volte a premir a tecla verde (atender/ligar) seguida de #32 para colocar novamente o número visível.”

aparentemente no telefone fixo não dá para para meter em privado apenas para aquela chamada em específico 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 27, 2024

Boa tarde, @marcolopes.

A funcionalidade que descreve está apenas disponível para o serviço de telemóvel, o que desde já lamentamos.

Partilhe connosco, caso surjam mais temas. Estamos sempre disponíveis.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 27, 2024

Boa noite @marcolopes,

Em resumo existem duas situações.

1. Telemóvel - Para ocultar #31#91XXXXXXX ou *31#91XXXXXXX para mostrar
  2. Telefone Fico - *32 ativa a ocultação até alterar para mostrar pelo #32

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 28, 2024

Bom dia,

@Jorge C agradecemos a partilha com a comunidade. 🤗

Caso surjam mais temas, estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 28, 2024

Bom dia,

@Jorge C agradecemos a partilha com a comunidade. 🤗

Caso surjam mais temas, estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Bom dia @João H.,

Espero que esteja tudo bem consigo, a sua ausência mesmo temporária é notória!

Desta forma ficou mais sucinto e esclarecedor 😊

Obrigado

Como alterar o nome que surge a quem eu ligo? É que não é o meu . É de uma empresa

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • January 20, 2025

Boa tarde ​@Ana Reis Teixeira

Basta que altere o nome associado ao número nos contactos. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 20, 2025

@Ana Reis Teixeira, boa tarde. 

Respondemos à sua questão no tópico que criou. 

Obrigado, 

• Kilobyte
  • December 26, 2025

No dia 20 de dezembro de 2025 (sábado), reportei UM problema, na loja da Forum Almada.
Fui atendido pelo apoio técnico, a queixa era que durante as chamadas, se alguém me contactasse eu não era avisado de nenhuma forma de "chamada em espera", quem me contactava era avisado de linha ocupada e eu não  era avisado posteriormente da tentativa de contacto.
Foi verificado que as configurações telemóvel estavam correctas, informaram-me que na loja não são permitidos alterar alguns parâmetros do sistema que condicionam o cartão, que eu iria ser contactado pelo apoio técnico da NOS e que o problema seria resolvido.
No dia 22 às 14h, fui contactado, reportei a situação, foi-me dito que desligasse e para reiniciar o telemóvel que o problema estava resolvido. Verifiquei que continuava sem ser avisado da "chamada em espera".
Voltei a ligar para o apoio técnico do 16990, às 20h, voltando a ser informado que agora o problema estava resolvido. Mas NÃO estava, continuava tudo na mesma.
Voltei a ligar às 20h45, avisando a técnica que me atendeu que já tinha sido enganado 2 vezes com falsas soluções, ela decidiu passar-me para um patamar onde estavam técnicos, que eu calculei serem mais especializados, para isso teria que enviar uma SMS para  o 12021 com o seguinte texto "CP", o que fiz às 21h08, tendo-me sido dito, que possivelmente dentro de 30/60 minutos teria o problema resolvido.
Como o apoio técnico entretanto encerrou, recebi a seguinte mensagem no telemóvel "Registo de problemas INC 000176227298, até 23/12". Na altura fiquei convencido que era desta que o problema ficaria resolvido.
Às 10h00, do dia 23, liguei para o serviço "especializado" da NOS, reportei o registo do problema, para além de NÃO terem resolvido nada, ainda fiquei com um outro problema mais grave, agora sempre que telefono para alguém o meu número aparece como privado, o que provoca não ser atendido.
No dia 23, voltei ao apoio técnico da loja do Forum Almada, onde verificaram as configurações do equipamento, inclusivamente colocaram o meu cartão num equipamento da loja, onde se verificaram os mesmos erros já reportados, o que mostra que o erro de configuração, não está no meu equipamento, mas na configuração de parâmetros do sistema da NOS, associados ao meu cartão de telemóvel 96XXXXXXX.
Perguntei se o cartão teria problema, foi-me dito, que o problema não está no cartão, mas em alterações que foram feitas erradamente em parâmetros de configuração do meu cartão.
Com os meus cumprimentos
José Neves

• Kilobyte
  • December 26, 2025

Está situação cria inconvenientes gravíssimos, visto que provoca que o meu telefonema em privado NÃO seja atendido.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • December 27, 2025

Boa tarde ​@JAPN, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos os transtornos causados.

A situação que descreve encontra-se já em acompanhamento no assunto com o número 000176350901 e será contactado o quanto antes.

Partilhe com a comunidade se surgir algum outro tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Kilobyte
  • December 29, 2025

Boa tarde,
Fui contactado no dia 27/12 às 10 horas, como os erros reportados continuavam, ficaram de me ligar no dia 29/12 (segunda-feira), o que aconteceu às 13h45. Como a chamada foi feita para o número com problemas, disseram-me para reiniciar, visto que os erros deveriam estar corrigidos, mas que confirmariam ao fim do dia.
Estava tudo na mesma os erros reportados continuavam. Estes erros provocam que quando pretendo contactar alguém, normalmente não sou atendido, porque o número aparece como anónimo ou privado e como é normal estes números não são atendidos. Em conclusão continuo com estes problemas graves, até ter a sorte de alguém na NOS, tenha conhecimentos suficientes para resolver os problemas que alguém da NOS provocou.
Volto a repetir estes erros acontecem em todos os telemóveis onde o meu cartão da NOS for colocado, como já foi experimentado no apoio técnico da loja NOS do Forum Almada.
Cumprimentos
José Neves

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • December 29, 2025

Boa tarde ​@JAPN,

Muito obrigada pelo seu feedback. Lamentamos, uma vez mais, os transtornos causados. 😢

As equipas NOS responsáveis estão a acompanhar este tema e vão voltar a contactá-lo o mais breve possível.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

• Kilobyte
  • December 29, 2025

Boa noite,

Estive à espera da chamada ao fim do dia, na esperança dos problemas serem resolvidos. Decidiram ligar-me para o fixo, aproximadamente às 19 horas, como tenho mais que fazer do que estar em casa à espera que me telefonem, azar nada foi feito. Desligaram e disseram que voltavam a ligar amanhã. Acham que amanhã devo ficar todo o dia em casa?, Ligarão para o fixo ou para o móvel?, Será que estes problemas, que eu continuo a ter, nunca afectou nenhum outro cliente da NOS?. Continuo com a esperança de ver estes problemas resolvidos, que me estão a prejudicar muito.

Cumprimentos

José Neves 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • December 30, 2025

Bom dia ​@JAPN,

Compreendemos o que nos indica. Estamos a acompanhar este tema e será contactado novamente.

Após o contacto, por favor, partilhe connosco se ficou resolvido.

Obrigada

• Kilobyte
  • December 31, 2025

Boa noite,
No dia 30/12/2025, fui contactado pelo apoio técnico da NOS, às 14h15, tendo-me sido dito que da parte deles estava tudo bem configurado e eu argumentei que no meu telemóvel também, visto que se eu colocar o meu cartão SIM em outro telemóvel os problemas que se verificar no meu telemóvel passam a acontecer em outros. Foi-me sugerido que solicitasse uma 2°via do cartão numa loja da NOS, sendo o custo de 7.50€ suportado por um crédito de 10.00€ na minha próxima fatura. Fui à loja NOS do Forum Almada às 15h40, mas na tentativa de evitar este custo aparentemente supérfluo, antes de pedir a 2°via, falei com o apoio técnico da loja, que fez várias tentativas novamente para solucionar estes problemas, entre elas colocou o meu cartão no telemóvel do técnico (iphone), mas os problemas mantiveram-se.
Desistiu e adquiri a 2°via do cartão, tendo-me dito que aguardasse 4 horas, necessárias para o novo cartão ficar activo.
O milagre não aconteceu é 1hora da manhã e continuo na mesma situação, já reiniciei o telemóvel várias vezes e os problemas persistem.
Será que o meu número de cartão, que julgo já ter cerca de 22 anos, não está enquadrado pelo software da NOS?
Dizem-me que está tudo bem !!! mas no dia 20/12, fui à loja reclamar que as "chamadas em espera" não funcionavam, no dia 23/12, para além do problema que tinha ainda fiquei com outro muito pior, visto que todas as chamadas que efectua chegam ao destino como "número privado", "n°anonimo", "n°desconhecido", etc. Hoje dia 31/12 irei ligar para o apoio técnico 218290507, mas começo a duvidar que me resolvam os problemas, talvez a solução destes problemas, estejam em um nível superior.
Com os meus cumprimentos
José Neves

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • December 31, 2025

Bom dia ​@JAPN,

Agradecemos muito o seu feedback e lamentamos, uma vez mais, os transtornos.

Verificamos que esteve em contacto com o apoio hoje e a situação encontra-se já resolvida.

Partilhe connosco se surgir algum outro tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada e desejamos-lhe um bom ano 2026. 😊

• Kilobyte
  • January 1, 2026

Bom dia (01/01/2026),
No dia 31/12/2025, às 10h30 contactei o apoio técnico da NOS, pelo número que me indicaram para o caso dos problemas anteriormente referidos não estarem resolvidos. Após uma  curta intervenção/configuração o meu n°de telemóvel deixou de ser "desconhecido" para quem me atende.
Faltava testar a situação do problema que me levou ao apoio técnico da loja NOS no Fórum Almada, no dia 20/10/2025, este teste implica que eu tenha além do meu, mais 2 telemóveis.
Após testar essa situação, verifiquei que estava na mesma, contínuo portanto sem ser avisado de "chamada em espera".
Contactei novamente o apoio técnico central da NOS, às 11h35, foi-me dito, que o problema seria analisado e que me contactariam posteriormente.
Aguardo portanto que este problema seja finalmente resolvido e que a solução não provoque novamente estragos colaterais.
Agradeço e retribuo os votos de um óptimo Ano de 2026.
Cumprimentos
José Neves