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A NOS, com intuito de modernizar os serviços móveis e melhorar a sua experiência, lançou as tecnologias VoLTE e WiFi-Calling:blush:

 

VoLTE (Voice over LTE) é tecnologia que permite realizar chamadas telefónicas com alta qualidade em simultâneo com os dados móveis, não tendo qualquer restrição no que toca à velocidade da sua internet 4G.

O WiFi-Calling (Voice over WiFi) oferece a possibilidade de, através do seu número NOS, fazer e receber chamadas através de qualquer rede WiFi.

 

Estas novas tecnologias permitem realizar uma chamada telefónica através do 4G (LTE) ou WiFi, em complemento da ligação tradicional de voz com o 2G (GSM) ou o 3G (UMTS).

Saiba tudo sobre estas duas tecnologias e como pode usufruir delas:

 

Conheça o VoLTE na NOS

Conheça o WiFi-Calling na NOS

Como ativar o VoLTE

Como ativar o WiFi-Calling

Perguntas mais frequentes

 

 

De que está à espera para testar estas novas tecnologias? :sunglasses:

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco.

@Diogo Nogueira,

Teremos todo o gosto em divulgar assim que surjam novidades. :relaxed:  Pode contar connosco.

Obrigada


Bom dia,

tenho um cartão WTF agregado a fatura do 3P, depois de contactar o chat da WTF informaram que tenho disponivel o VOLte e o WiFi calling, acontece que o mesmo não está activo, tenho as opções no telemóvel ligadas.

O problema parece ser da vossa parte não terem activado o sim para essas funções, através do chat da WTF não me resolvem a situação.

Agradecia que me informassem como poderei fazer para que fique activo o VOLte e o WiFi calling no meu cartão sim.

Obrigado.


Olá @Nuno_Ferreira

Pedimos desculpa pela demora. :sweat:

Diga-nos qual é o seu equipamento, por favor. 

Obrigada 


O meu equipamento é um Xiami Mi 9 Lite.


Olá, já verificou se a funcionalidade está ativa no seu telemóvel? às vezes pode ser isso


Se lessem os comentários não faziam as perguntas, já tem as respostas nos comentários anteriores.


Bom dia,

tenho um cartão WTF agregado a fatura do 3P, depois de contactar o chat da WTF informaram que tenho disponivel o VOLte e o WiFi calling, acontece que o mesmo não está activo, tenho as opções no telemóvel ligadas.

O problema parece ser da vossa parte não terem activado o sim para essas funções, através do chat da WTF não me resolvem a situação.

Agradecia que me informassem como poderei fazer para que fique activo o VOLte e o WiFi calling no meu cartão sim.

Obrigado.


@Nuno_Ferreira verifique se o telemóvel está na lista de equipamentos compatíveis disponibilizada pelos moderadores no primeiro post desta thread e se tem ativo as funcionalidades. Se ainda assim não conseguir usar, instale o skype e ligue para o perfil @wearewtf. É o apoio ao cliente da WTF, gratuito.


Olá @Nuno_Ferreira,
Para analisarmos a situação, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada


Então meus caros Moderadores, quais as novidades relativamente ao VoLTE e WiFi Call?

Continuo a aguardar e nada!


Então meus caros Moderadores, quais as novidades relativamente ao VoLTE e WiFi Call?

Continuo a aguardar e nada!

Fazer o mesmo post em vários tópicos pode ser considerado spam e acabar banido do fórum..

Mas sim eu também queria saber para quando o alargamento a outros tarifários inclusive pré-pagos, visto que já passou tempo suficiente para fazerem os testes..


Meu caro já contou quantos tópicos abre a NOS sobre o mesmo assunto? 
Já contabilizou a quantidade de vezes que se pergunta algo e os Moderadores não respondem à questão?!! 
 

Não faz mal ser banido, cria-se nova conta. O que pretendemos é esclarecimentos claros e objetivos. 


Meu caro já contou quantos tópicos abre a NOS sobre o mesmo assunto? 
Já contabilizou a quantidade de vezes que se pergunta algo e os Moderadores não respondem à questão?!! 

Não faz mal ser banido, cria-se nova conta. O que pretendemos é esclarecimentos claros e objetivos. 

Sim mas a sua pergunta é sobre as 2 tecnologias podia a ter metido apenas neste tópico.

Eu sei que os moderadores às vezes não respondem, e se respondem é com frases bot mas não vale a pena forçar porque não é assim que vai conseguir. Melhor é ir pedindo pelo 16990..


Não é ligando não! A resposta tem de ser dada assim como publicitam os serviços como se fossem a inovação do século. 
Não se preocupe com isso. 


Boa noite @DanielS,

Agradecemos a sua mensagem. 

Sugerimos que consulte tudo sobre a a tecnologia VoLTE aqui

Está a experienciar algum tipo de dificuldade na utilização do serviço?

Ficaremos a aguardar o seu testemunho. 

Obrigado 

 


Boa noite @DanielS,

Agradecemos a sua mensagem. 

Sugerimos que consulte tudo sobre a a tecnologia VoLTE aqui

Está a experienciar algum tipo de dificuldade na utilização do serviço?

Ficaremos a aguardar o seu testemunho. 

Obrigado 

 

A dificuldade começa  em não ter sequer o serviço ativo. Que está a ser ativado progressivamente há meses. 


Olá @DanielS,

Lamentamos o transtorno. 

Para que possamos analisar este tema, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente e contacto onde pretende que o serviço seja ativo, através do perfil @Fórum.

Agradecemos a compreensão


Eu volto a enviar mensagem novamente. Se de facto for ativado resta-me dizer que de facto já funciona. 


Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 


Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?


Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.


Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.

Eu tive de usar isso mas para um fecho diferente, na Yorn Vodafone, já tem VoLTE, e eu já tinha no meu telemóvel a funcionar, só que havia uma interferência nas mensagens que enviavam com atraso quando tinha o VoLTE ativo, então mudei o profile do meu Xiaomi Redmi Note 7 para a Orange Romenia e corrigiu esse problema... 


Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.

Eu tive de usar isso mas para um fecho diferente, na Yorn Vodafone, já tem VoLTE, e eu já tinha no meu telemóvel a funcionar, só que havia uma interferência nas mensagens que enviavam com atraso quando tinha o VoLTE ativo, então mudei o profile do meu Xiaomi Redmi Note 7 para a Orange Romenia e corrigiu esse problema... 

Por acaso já notei esse atraso também, mas é ocasional/raro, e eu pouco uso SMS (e nem tinha associado ao VoLTE). Fico agradecido por essa sugestão, que poderei usar se isso começar a incomodar-me.

No entanto, e voltando ao tópico inicial, gostava que os moderadores (@João H. @Inês B. @Ana P.) efetivamente dissessem alguma coisa quanto a isto. Compreendo que possam não ter informações oficiais a dar além do “Não garantimos o serviço a modelos que não certificamos”, mas agradecia que pudessem fazer algum esforço para que a questão chegasse a quem de direito (ou que nos dessem as informações de contacto necessárias para expor diretamente a situação a quem pode resolvê-la), pois até para utilizadores com algum à vontade a mexer no tipo de ferramentas necessárias para tal, é sempre arriscado, e não quero correr o risco de estragar o meu telemóvel de 1000€ de cada vez que tiver uma atualização do Oxygen OS, ainda por cima apenas porque a NOS não quer certificar modelos que não vende (ou não esclarece que tem de ser a OnePlus a certificar a rede para os utilizadores poderem pressionar a marca com conhecimento de causa).


Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.

Eu tive de usar isso mas para um fecho diferente, na Yorn Vodafone, já tem VoLTE, e eu já tinha no meu telemóvel a funcionar, só que havia uma interferência nas mensagens que enviavam com atraso quando tinha o VoLTE ativo, então mudei o profile do meu Xiaomi Redmi Note 7 para a Orange Romenia e corrigiu esse problema... 

Por acaso já notei esse atraso também, mas é ocasional/raro, e eu pouco uso SMS (e nem tinha associado ao VoLTE). Fico agradecido por essa sugestão, que poderei usar se isso começar a incomodar-me.

No entanto, e voltando ao tópico inicial, gostava que os moderadores (@João H. @Inês B. @Ana P.) efetivamente dissessem alguma coisa quanto a isto. Compreendo que possam não ter informações oficiais a dar além do “Não garantimos o serviço a modelos que não certificamos”, mas agradecia que pudessem fazer algum esforço para que a questão chegasse a quem de direito (ou que nos dessem as informações de contacto necessárias para expor diretamente a situação a quem pode resolvê-la), pois até para utilizadores com algum à vontade a mexer no tipo de ferramentas necessárias para tal, é sempre arriscado, e não quero correr o risco de estragar o meu telemóvel de 1000€ de cada vez que tiver uma atualização do Oxygen OS, ainda por cima apenas porque a NOS não quer certificar modelos que não vende (ou não esclarece que tem de ser a OnePlus a certificar a rede para os utilizadores poderem pressionar a marca com conhecimento de causa).

Pois há muitos telemóveis que suportam essas tecnologias mas lá não estão listados, e muito provavelmente nunca irão estar, assim como na vodafone…. Só atualizarão a lista para dispositivos posteriores penso eu… Pelo que li em vários fóruns esse é um problema recorrente em OnePlus XD


Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.

Eu tive de usar isso mas para um fecho diferente, na Yorn Vodafone, já tem VoLTE, e eu já tinha no meu telemóvel a funcionar, só que havia uma interferência nas mensagens que enviavam com atraso quando tinha o VoLTE ativo, então mudei o profile do meu Xiaomi Redmi Note 7 para a Orange Romenia e corrigiu esse problema... 

Por acaso já notei esse atraso também, mas é ocasional/raro, e eu pouco uso SMS (e nem tinha associado ao VoLTE). Fico agradecido por essa sugestão, que poderei usar se isso começar a incomodar-me.

No entanto, e voltando ao tópico inicial, gostava que os moderadores (@João H. @Inês B. @Ana P.) efetivamente dissessem alguma coisa quanto a isto. Compreendo que possam não ter informações oficiais a dar além do “Não garantimos o serviço a modelos que não certificamos”, mas agradecia que pudessem fazer algum esforço para que a questão chegasse a quem de direito (ou que nos dessem as informações de contacto necessárias para expor diretamente a situação a quem pode resolvê-la), pois até para utilizadores com algum à vontade a mexer no tipo de ferramentas necessárias para tal, é sempre arriscado, e não quero correr o risco de estragar o meu telemóvel de 1000€ de cada vez que tiver uma atualização do Oxygen OS, ainda por cima apenas porque a NOS não quer certificar modelos que não vende (ou não esclarece que tem de ser a OnePlus a certificar a rede para os utilizadores poderem pressionar a marca com conhecimento de causa).

Pois há muitos telemóveis que suportam essas tecnologias mas lá não estão listados, e muito provavelmente nunca irão estar, assim como na vodafone…. Só atualizarão a lista para dispositivos posteriores penso eu…

Pois. Compreenderia isso para o meu antigo LG G7 ou mesmo para o OnePlus 8 Pro do meu pai. Mas o meu OnePlus 9 Pro é posterior à lista, e é essencialmente o mesmo telemóvel que o Oppo Find X3 Pro (que, como é vendido pela NOS, está certificado...), portanto não “aceito” a desculpa, se for essa. Já para não falar do suporte dado aos iPhones desde o 6S (de 2015!), e não a topos de gama equivalentes de outras marcas que suportam perfeitamente essas funções. Ainda que me digam que o problema está do lado dos fabricantes, aí ainda aceito que telemóveis que já não recebem atualizações não venham a ter suporte. Mas, se for o caso, que o digam! Ao menos ainda pressiono a OnePlus a adicionar a operadora à whitelist antes que os modelos cá de casa fiquem sem atualizações. Já o fiz, aliás, mas é sempre diferente ter uma resposta oficial da operadora a dizer que é sobre o fabricante que recai a responsabilidade.


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